Projeto Recife Sagrado

05 novembro 2014 | Postado por casinhadacys

 Estudantes de Turismo, História e Arquitetura foram treinados para fornecer informações turísticas sobre os principais templos católicos do Recife e cidades vizinhas. Para apresentar a visitantes e recifenses os tesouros guardados por um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, anuncia a estreia do Recife Sagrado. O projeto vai oferecer visitas guiadas a alguns dos mais importantes e emblemáticos templos católicos do Recife.  A princípio, cinco igrejas serão contempladas pelo projeto: Madre de Deus, Capela Dourada,  Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo.

Para apresentar aos visitantes a liturgia e os aspectos históricos desses monumentos de arquitetura e acervo riquíssimos, foram treinados estudantes de Turismo, História e Arquitetura pela Secretaria de Turismo e Lazer. Em cada uma dessas igrejas, que  mantêm viva a fé e a cultura do povo pernambucano, uma dupla de estudantes faz o atendimento dos visitantes durante todo expediente de visitação. Ao todo, 16 estudantes foram treinados para prestar informações. Pelo menos metade deles fala inglês. As duplas já começaram a trabalhar desde a última segunda-feira.
A escolha das igrejas foi criteriosa. Esses templos viram a cidade a crescer. E até nortearam nosso desenvolvimento. As primeiras ruas, casarios, praças e pátios que começaram a malha urbana da maior metrópole nordestina tomaram as igrejas como referência fundamental. No inicio eram construções simples, no século XVI, ainda como núcleo de pescadores, a freguesia de São Frei Pedro Gonçalves (ou povoado dos arrecifes) tinha uma única e modesta capela, que anos depois viraria a Matriz do Corpo Santo. Mas depois da expulsão dos holandeses, a euforia do povo em honra, louvação e agradecimento à restauração de suas terras fez eclodir a tendência das igrejas artisticamente elaboradas.  A prosperidade barroca proporcionou, então, a construção de grandiosos monumentos artísticos em nome da fé. Em forma de talhas, volutas, altares, cantarias e pinturas, ergueu-se  no Recife um dos mais belos conjuntos de construções religiosas do País.
   
Sobre as igrejas selecionadas para o Recife Sagrado:
  
Igreja Madre de Deus
Localizada no Bairro do Recife, é considerada um dos mais belos templos barrocos do Brasil. Preciosas talhas ornam o interior do templo. No acervo, imagens raras, como a do Senhor do Bom Jesus dos Passos, que veio da antiga Matriz do Corpo Santo e há mais de três séculos participa da procissão dos passos, nas celebrações da Semana Santa.
Rua Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Informações: 3224-5587
Visitação: Terça a sexta, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h; Domingo, das 08h30 às 12h. 

Capela Dourada
A Capela da Ordem Terceira de São Francisco, construída entre 1696 e 1724, apresenta um dos mais importantes conjuntos de talhas portuguesas no Brasil. É conhecida por Capela Dourada pelo fato de cada polegada de seu interior estar revestida de ouro. Integra o Conjunto Franciscano do Recife e é a única do circuito que cobra taxa de visitação, já que compõem o Museu Franciscano de Arte Sacra.
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n – Santo Antônio, Recife
Informações: 3224-0530 ou 3224-0994
Visitação: Segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h; Sábado, das 08h às 11h30
  
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife
Datada de 1630, a igreja foi construída por escravos negros, que queriam um templo tão belo quanto os erguidos pela nobreza, com ricos detalhes nos altares, fachada e imagens de santos negros como São Benedito e São Eslebão. A igreja passou por várias reformas no século XVIII até ficar com o aspecto atual.
Rua Estreita do Rosário, s/n – Santo Antônio, Recife
Informações: 3224-3929
Visitação: Segunda a sexta, das 08h30 às 16h
  
Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Edificada entre os séculos XVII e XVIII, no local onde antes existiu o Palácio da Boa Vista, casa de descanso de Maurício de Nassau, apresenta estilo barroco e é uma das mais representativas igrejas do estado com rico acervo de talhas, imagens e pinturas.
Praça do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife
Informações: 3224-3341
Visitação: Segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h;
  
Igreja Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo
Construída em 1710, possui grande conjunto de pinturas dedicadas à vida de Santa Tereza D'Ávila, que cobrem todo o forro e algumas paredes do templo. O autor das imagens foi João de Deus Sepúlveda, também responsável pela obra-prima da pintura barroca pernambucana presente no forro da Igreja de São Pedro dos Clérigos.
Pátio do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife.
Informações: 3224-3356
Visitação: Segunda a Sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h



Fonte de informações:  Secretaria de Turismo e Lazer
Imagens: Arquivo Casinha da Cys 


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA