Olha!Recife anuncia roteiros para o fim de semana

11 setembro 2014 | Postado por Casinha da Cys

O Bairro de Apipucos, as praças do Centro e as influências portuguesas na paisagem recifense estão entre os temas dos passeios promovido pela  Prefeitura do Recife. A inscrição deve ser realizada  nesta sexta-feira (12) para os passeios do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. São quatro possibilidades de conhecer melhor a história da cidade, de forma gratuita e com acompanhamento de guias de turismo: a pé, de bicicleta, de ônibus e de catamarã.  O tour a pé vai resgatar a história do bairro de Apipucos. Para chegar até o bairro, os interessados vão pegar um ônibus, que sai da Praça do Arsenal às 9h deste domingo (14). O roteiro vai contemplar construções que representam importantes movimentos arquitetônicos presentes nas paisagens recifenses, como a Faculdade Marista, a Vila Anunciada e a Fundação Joaquim Nabuco. O bairro resgata séculos passados e foi morada de personalidades como Gilberto Freyre, Assis Chateaubriand e Murillo La Greca.  Ainda no domingo (14), o Olha! Recife pedalando vai passear por praças do Centro do Recife. Estão no roteiro a Praça do Marco Zero, Praça da República, Maciel Pinheiro, Chora Menino e Praça do Derby. O tour tem início às 9h e o ponto de encontro é a Praça do Arsenal.

Já no sábado (13), o passeio de ônibus, que sai às 14h da Praça do Arsenal, vai resgatar as influências portuguesas que existem na cidade. O Obelisco da Restauração, projetado pelo arquiteto português Maia Gomes a partir de um esboço de Francisco Brennand, será um dos cartões-postais visitados nesse tour. O monumento foi esculpido em Portugal, pesa 20 toneladas, tem 10 metros de altura e foi implantado acima de uma rosa dos ventos. A obra é dedicada aos heróis da Insurreição Pernambucana e fica no Cais da Alfândega.
Em seguida, o passeio segue para a Rua do Imperador, onde será visitado o Gabinete Português de Leitura, que conta com acervo de livros raros e obras de arte como vitrais e estátuas. Ainda no roteiro está o Clube Português, no Derby, e o secular edifício do Hospital Português.
O passeio de catamarã será na manhã do sábado (13), com saída marcada para as 10h30 do Catamaran Tours, na Avenida Sul. O roteiro estendido seguirá até o bairro de Casa Forte.

Como participar
Para participar de qualquer modalidade de passeio é preciso inscrever-se a partir das 8h de amanhã (12), no site www.olharecife.com.br. Os passeios são gratuitos e contam com guias de turismo, mas é necessário que os inscritos entreguem um quilo de alimento não perecível para doação a instituições de caridade. 

Olha! Recife no Rio
Tema: Recife e seus bairros (até Casa Forte)
Quando: Sábado (13), às 10h30.
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours.

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Influência portuguesa
Quando: Sábado (13), às 14h.
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo.

Olha! Recife Pedalando
Tema: Praças do Centro
Quando: Domingo (14), às 9h.
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo.

Olha! Recife a Pé
Tema: Caminhada Apipucos
Quando: Domingo (14), às 9h.
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo.



Fonte: Prefeitura do Recife
Imagem: Arquivo Casinha da Cys




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA