Exposição itinerante do Museu de Oceanografia no Shopping RioMar

15 setembro 2014 | Postado por casinhadacys

Uma dica bacana para toda família conferir é a exposição promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco do  Museu de Oceanografia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE no Piso L3 do Shopping RioMar em Recife, está exposição fica até o próximo dia 21. É a primeira vez que seis salas da exposição saem ao mesmo tempo do museu para uma única exposição itinerante. A exposição estará dividida em seis espaços interdependentes, abordando temáticas como os grandes nomes da Oceanografia, o caminho do lixo no ambiente marinho, as eras geológicas, a oceanografia experimental e a robótica voltada para o ambiente aquático. No acervo que ficará em exposição no Shopping, os visitantes poderão encontrar réplicas de embarcações históricas, equipamentos oceanográficos atuais e históricos, animais marinhos (em formol), fósseis, conchas, lixo marinho, equipamentos de mergulho e pesca, entre outros objetos.
Além do acervo tradicional, a exposição no Shopping RioMar contará com simuladores, jogos físicos e eletrônicos, que procuram estimular a curiosidade de crianças, jovens e adultos sobre os mistérios dos oceanos.
Na exposição também há experimentos de robótica, incluindo um ROV (sigla em inglês para veículo submarino operado remotamente) que foi desenvolvido pelos alunos que participam do projeto, que pode ser controlado pelos visitantes através do celular e faz leituras da qualidade da água e transmite, em tempo real, as imagens subaquáticas através de uma câmera de vídeo.

Sobre o Museu
Criado em 2010 com o apoio do CNPq e da Facepe, o Museu de Oceanografia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, foi concebido com o objetivo de apresentar o ambiente marinho de maneira diferenciada, trazendo os mistérios desse ambiente até o sertão. No acervo, são mais de 500 peças, entre fósseis, peixes, invertebrados marinhos, conchas, lixo marinho, produtos de origem marinha e réplicas de navios que fizeram historia na oceanografia, entre outros.  Além disso, numa outra parte do acervo, criada com base no modelo de Museu da Criança, reproduções em tamanho natural e objetos de aprendizagem digitais exibem a ordem: “é proibido não tocar”. São jogos com diferentes níveis de interatividade e simuladores, que tentam fazer com que crianças, jovens e adultos desvendem e entendam os mistérios dos oceanos e das criaturas que lá habitam.

Exposição itinerante do Museu de Oceanografia
Local: piso L3 do RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife.
Período: Até o dia 21 de setembro 
Entrada gratuita.

Confira algumas imagens da 
Exposição









0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA