Cuidados com os medicamentos para crianças

28 julho 2014 | Postado por casinhadacys


Um dos grandes dilemas para os pais, principalmente os de primeira viagem, é quanto à administração de medicamentos para os filhos. Os remédios podem trazer problemas para adultos e imagina só para os pequenos o estrago que pode fazer para eles que  são bem mais suscetíveis a reações adversas a medicamentos. Por isso é tão importante consultar o pediatra da criança quando for dar um remédio, principalmente se ele for usado pela primeira vez. Alguns pais têm o hábito de usar o mesmo medicamento em outra ocasião que a criança adoece, sem levá-la ao médico para saber se pode ser usado novamente o mesmo medicamento. Encontramos um texto interessante sobre os cuidados ao dar um remédio aos pequenos, principalmente se for pela primeira vez. Confira algumas dicas importantes sobre o tema.  
Aspirina
Nunca dê aspirina ou qualquer outro remédio que seja combinado com aspirina, mesmo que seja chamado de infantil (sempre leia as bulas para verificar a fórmula; aspirina aparece com o nome de ácido acetilsalicílico). Aspirinas podem levar à Síndrome de Reye, uma doença rara, porém bastante grave, que atinge o cérebro e o fígado. Além da aspirina, outros remédios conhecidos que contêm ácido acetilsalicílico na fórmula são AAS, Bufferin e Melhoral.

Antirresfriado, antigripal e descongestionante
Diferentes órgãos de saúde nacionais e internacionais alertam os pais para não darem remédios para gripe ou resfriado a seus filhos. Só use descongestionantes e xaropes sob orientação médica, já que, em vez de fazerem bem, eles podem acabar fazendo mal. Entre os efeitos colaterais de remédios errados para crianças estão apatia, falta total de sono, problemas intestinais, bolinhas avermelhadas na pele, aumento do ritmo cardíaco e até convulsões.
Tente soluções caseiras para tentar aliviar os sintomas, como elevar o colchão do bebê para ele respirar melhor, colocar um umidificador/vaporizador no quartinho, além de dar bastante líquido ao longo de todo o dia.

Remédio para diarreia
Medicamentos para conter diarreia não são indicados para crianças de qualquer idade, não só pela toxicidade que podem apresentar, mas também pela possibilidade de piorar gravemente uma infecção bacteriana, podendo levar até a infecções generalizadas. Em casos de diarreia aguda, o mais urgente é manter a hidratação  (o médico pode prescrever algum remédio para conter vômitos se também estiverem presentes) e tratar a febre para evitar maior perda de líquido pelo corpo.

Remédio de adulto
É um perigo dar remédio de adulto para crianças, mesmo que em doses muito menores. Se a embalagem e a bula não indicarem que o medicamento é infantil e deve ser administrado de acordo com o peso e a idade do seu filho, não dê de jeito nenhum.

Medicamento de outra criança ou para outro problema
Remédios receitados para outra criança (mesmo que seja um irmãozinho) ou para tratar outro problema podem não funcionar ou até ser perigosos para o bebê. Por mais caro que seja, se tiver que comprar outro, compre. Só dê para o seu filho aquilo que foi recomendado pelo médico para ele e para o atual problema dele.

Fora da validade
Quando perceber que um remédio perdeu a validade, jogue fora, mesmo que seja um simples analgésico. Depois que passam do prazo de validade, os medicamentos podem não surtir mais o efeito desejado ou até se tornarem perigosos.

Dose a mais analgésico ou antitérmico
Alguns remédios contêm combinações de substâncias para ajudar a aliviar dor ou baixar a febre, então tenha muito cuidado se for dar uma dose a mais de algum medicamento ou um medicamento diferente em horário próximo, achando que não está dando a mesma coisa. Isso é especialmente comum e perigoso no caso de substâncias como o paracetamol (nome genérico do Tylenol), muitas vezes acrescentado à fórmula de outros remédios. Doses elevadas de paracetamol são tóxicas ao fígado e podem levar até à morte, por isso todo cuidado é pouco.

Fórmula, chá ou remédio natural
Embora produzidos a partir de substâncias naturais, esses medicamentos não deixam de ter elementos químicos que interagem com o organismo do bebê. Podem ter inclusive álcool na formulação, e não são controlados pelos órgãos de vigilância da mesma forma que os remédios comuns. Lembre de que até chá de ervas pode conter substâncias prejudiciais ao corpo de uma criança, portanto não deve ser dado a menos que indicado pelo médico.

Pastilhas ou comprimidos mastigáveis
Comprimidos mastigáveis ou remédios em pastilha podem acabar presos na garganta de uma criança, então, se for recomendado que você use algum medicamento neste formato, pergunte ao médico se pode dissolvê-lo antes em um pouco de papinha doce (caso seu filho já coma alimentos sólidos) ou fruta amassadinha.

Pomada, creme ou gel com cânfora
Só podem ser utilizados, ainda assim com todo o cuidado e monitoramento para que não sejam ingeridos ou lambidos, em crianças acima de 2 anos. Remédios com cânfora na fórmula, como Caladryl ou Vick Vaporoub, podem ser tóxicos para o bebê e levar até a morte em caso de serem engolidos por acidente, mesmo em quantidades minúsculas.

Na dúvida sobre a formulação de diferentes remédios, antes de dar para o seu filho, converse primeiro com o médico ou com um farmacêutico.



Fonte para nossa postagem: brasil babycenter
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA