Bloco Malagasy promover a cultura afro-brasileira em várias cidades brasileiras

01 julho 2014 | Postado por Casinha da Cys

                                                                                                                                                         Crédito: Divulgação


O Bloco Malagasy chega de Madagascar para promover a cultura afro-brasileira. O grupo é formado por jovens e  vem  tocando percussão para compartilhar raízes, sons e visões. No dia 4 de julho o grupo de batucada Bloco Malagasy dará início à sua turnê brasileira. Dez jovens deste célebre grupo feminino de percussão afro-brasileira de Madagascar irão apresentar-se pelo Brasil, aproveitando o período em que se realiza a Copa do Mundo para mostrar o que há de mais rico na cultura malgaxe e promover suas raízes comuns com o povo brasileiro. O grupo é formado por mulheres jovens provenientes dos bairros mais desfavorecidos do sul de Madagascar, onde a ONG Bel Avenir, à qual pertence o grupo, realiza um intenso trabalho social e educativo com crianças e jovens através de seu Centro de Arte e Música.

Após triunfar em seu país e realizar quatro turnês internacionais de grande sucesso na Espanha (2011), no Camboja (2013 e 2014) e na Tailândia (2014), o Bloco Malagasy passará por quatro capitais brasileiras: Recife (4 a 10 de julho), Rio de Janeiro (10 a 19 de julho), Salvador (20 a 29 de julho) e São Paulo (30 de julho a 3 de agosto). A trupe manterá ainda encontro com algumas comunidades quilombolas brasileiras, especialmente na região do Rio de Janeiro, onde o Bloco Malagasy será recebido pelos quilombos de São João de Meriti e de Quissamã.

Além disso, o grupo compartilhará experiências musicais em encontros com outros grupos artísticos como a escola do Olodum e a banda composta somente por mulheres Ilú Obá, e ainda os grupos Nova Saga, Purificaê (da ONG Vida Brasil), Espiral do Reggae, Maracatus Nação e a Fundação Joaquim Nabuco.
Para mais informações sobre o Grupo Malagasy acesse AQUI

Programação do Grupo Malagasy em Recife 

4 de julho
• 17h - Animação na Fifa Fan Fest do Recife durante o jogo Brasil x Colômbia, no Cais da Alfândega

5 de Julho
• 11h45 - Show no Instituto Cervantes do Recife. A apresentação será seguida da conferência “O uso da arte e da música na educação”. 
Avenida Agamenon Magalhães, 4.535, Derby.
•15h - Visita aos Maracatus Nação Raizes de Pai Adão, Estrela Brilhante e Mari Valda.
• 19h - Intercâmbio artístico e cultural com o grupo feminino de percussão Baque Mulher, na comunidade do Bode, no bairro do Pina. A atividade é promovida pela Secretaria da Mulher do Recife

6 de Julho
• 15h – Visita à Cidade Alta de Olinda.
• 15h - Desfile nas ruas do Recife Antigo e performance no Marco Zero com a participacao de Maracatus Naçao.

7 de Julho 
• 9h – Visita ao Centro do Recife.
14h - Visita a Maracatus Naçao.
• 19h – Show no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, seguido da palestra “Expressões da cultura afro-brasileira e projetos educacionais: uma experiência em Madagascar” Rua Henrique Dias, 609, Derby.

Encontro com estudantes do projeto LABdidatica (Laboratório Acervos e Materiais Didáticos)  da Fundação Joaquim Nabuco. O projeto atua na pesquisa, criação e difusão de recursos para o desenvolvimento dos estudos afro-brasileiros.

8 de Julho
• Passeio pelo Litoral Sul de Pernambuco

9 de Julho
• 19h30 – Show na Aliança Francesa do Derby
Após o espetáculo, as integrantes do Bloco Malagasy farão uma apresentação de seu projeto e da Ilha de Madagascar. A apresentação será acompanhada de uma exibição de fotos de Madagascar.
Rua Amaro Bezerra, 466, Derby.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA