Aniversário do Memorial Luiz Gonzaga e celebração ao Rei do Baião

30 julho 2014 | Postado por casinhadacys



O Recife relembra a história de Luiz Gonzaga no próximo sábado dia 2 de agosto. O artista pernambucano faleceu nesta data há 25 anos. Neste dia também será celebrado o aniversário de seis anos do Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife responsável por preservar e difundir o legado do Rei do Baião. Para comemorar a ocasião, o espaço preparou uma rica programação aberta ao público que inclui oficina, exposição, mostra de filmes e apresentações de poetas e forrozeiros. A programação acontece em duas etapas. A primeira será no próprio Memorial e é composta por atividades educativas e exibição de filmes sobre Luiz Gonzaga. Para os que querem aprender um pouco mais sobre os gêneros que compõem a obra de Gonzaga, a oficina de apreciação musical será realizada na quinta-feira (31), às 14h30. A atividade, que tem 15 vagas, é gratuita, e as inscrições podem ser feitas através do número 3355-3155.  Já nos momentos de mediação musical, que acontece até sexta-feira (1º), sempre às 9h e às 12h, o visitante poderá conhecer o local e a história do Rei do Baião, com o acompanhamento de músicos. 

O Cine Gonzaga traz obras audiovisuais que retratam a vida e a influência de Luiz Gonzaga na nossa cultura, a sanfona e o baião. As sessões são realizadas às 10h e às 14h30. Serão exibidos os filmes “O milagre de Santa Luzia”, de Sérgio Roizenblit, “O Homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira, e “De pai para filho”, de Breno Silveira. 

No sábado (2), a segunda etapa da comemoração tem início às 10h, na área externa do Mercado da Madalena. O público poderá conferir apresentações musicais, exposição e recital poético. Também serão lançados o livro “Porque o Rei é imortal”, de José Nobre e Antônio Francisco Costa, o cordel “Luiz: Luar do Sertão”, de Chico Pedrosa, e CD de forró pé de serra de artistas que integram a Sociedade de Forrozeiros Pé de Serra e Ai, que homenageia o Rei do Baião.
A Exposição Memorial Luiz Gonzaga apresenta uma síntese da vida e obra de Luiz Gonzaga através de painéis com fotos, quadros, biografia e a exibição de vídeos através de um telão. Para animar a festa, shows de grandes artistas da nossa terra, como Terezinha do Acordeon, Benil, Nádia Maia, Rogério Rangel, Patrícia Liv Moraes, e Walkiria Mendes.

Aniversário do Memorial Luiz Gonzaga e celebração ao Rei do Baião
De 30 de julho a 1º de agosto no Memorial Luiz Gonzaga
Endereço: Pátio de São Pedro, Casa 35, Bairro de São José, Recife - PE.
Horário de funcionamento: das 9h às 17h
Telefone: 3355.3154 / 3155
Entrada gratuita
 
Dia 2 de agosto na área externa do Mercado da Madalena
Rua Real da Torre, 270.
  
Programação

Quarta-feira (30)
9h -Mediação musical 
10h - Cine Gonzaga: O milagre de Santa Luzia, de Sérgio Roizenblit
12h - Mediação Musical
14h - Cine Gonzaga: O milagre de Santa Luzia, de Sérgio Roizenblit

Quinta-feira (31)
9h - Mediação musical
10h - Cine Gonzaga: O Homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira
12h - Mediação Musical
14h - Oficina de apreciação musical

Sexta-feira (1º)
9h - Mediação musical
10h - Cine Gonzaga: De pai para filho, de Breno Silveira
12h - Mediação Musical
14h - Cine Gonzaga: De pai para filho, de Breno Silveira.

Sábado (2), no Mercado da Madalena
10h - Abertura da Exposição Memorial Luiz Gonzaga e audição de músicas de Gonzaga
11h - Sessão de autógrafos de livros e discos
12h20 - Recital da BemDita – Susana Morais, Mariane Bigio e convidados (recitação de letras de Gonzaga)
14h - Apresentação de forrozeiros
15h - Chico Pedrosa recita cordel biográfico sobre Luiz Gonzaga
15h30 - Apresentação de forrozeiros

____________________
Fonte: recife.pe.gov.br
Imagens:  Andréa Rêgo Barros/PCR
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA