Doenças de adultos que iniciam na Gestação

06 abril 2016 | Postado por casinhadacys

Encontramos um texto muito interessante sobre doenças que têm inicio durante o período da gestação, problemas relacionados a saúde do adulto que começaram a se desenvolver na gravidez da mãe, por isso é tão importante para uma gravida ter uma gestação com acompanhamento médico para ajudar a ter um bebê saudável. Confira as informações que encontramos no site da Pastoral da Criança. 
Doenças Cardíacas
Bebês com baixo peso ao nascer apresentam maior risco de desenvolver doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos do coração na idade adulta.
A nutrição da mãe molda a placenta e a placenta molda o coração do bebê. Quanto maior o tamanho (área) da placenta, melhor será para o coração do bebê. A desnutrição dentro do útero apressa a maturação do bebê, contribuindo para um nascimento antes do tempo. - Nestes casos, o coração do bebê possui menor quantidade de células e isto pode afetar a capacidade de regeneração do órgão na idade adulta.

Colesterol
O alto colesterol sanguíneo pode ser resultado do pobre crescimento do fígado do bebê no útero materno. Com a medida do tamanho do fígado ao nascer pode-se prever o colesterol sanguíneo que o bebê terá quando completar 60 anos.
Diabetes tipo II: No Diabetes tipo 2, conhecido como diabetes do adulto, o organismo produz insulina mas ela não faz o efeito que se espera e com isso aumenta o nível de açúcar no sangue. Isto é chamado na medicina de "resistência à insulina".
Antes do nascimento, a insulina comanda o crescimento do bebê. A sensibilidade à insulina é estabelecida no útero: pessoas que foram pequenas ao nascer tem mais resistência à insulina que as pessoas que nasceram com bom peso, ou seja, quem nasceu com baixo peso tem mais chance de ser um adulto com diabetes.
Isto acontece para preservar o cérebro do bebê durante a gestação: se os músculos, por exemplo, tornam-se resistentes a insulina e não conseguem utilizar bem o açúcar, sobra mais deste alimento para o cérebro.
Quanto mais desnutrida é uma criança aos 2 anos, maior a chance de diabetes na idade adulta.

Obesidade
O bebê que passa fome na barriga da mãe adapta-se para poder sobreviver a essa condição de falta de nutrientes. Por conta disso, após o nascimento,quando essas crianças tem acesso à alimentação, a tendência do organismo é armazenar, provocando o excesso de peso ainda na infância. Uma criança que ganhou pouco peso na infância e estava desnutrida aos 2 anos tem maior risco de se tornar obesa mais tarde.
  
Hipertensão arterial
Placentas pequenas têm vasos sanguíneos mais estreitos. Por isso é preciso uma maior pressão para manter o fluxo adequado de nutrientes e oxigênio para o bebê. Depois do nascimento estes bebês, que costumam nascer com baixo peso, continuam a ter maiores pressões sanguíneas.
Pessoas que nasceram com baixo peso apresentam duas vezes mais chance de ter hipertensão arterial quando idosas. Pode ocorrer um efeito rebote (ter baixo peso até 2 anos e quando adulto ser obeso ou ter diabete)
Uma criança que ganhou pouco peso na infância e estava desnutrida aos 2 anos tem maior risco de se tornar obesa mais tarde.

Doenças renais
Pessoas nascidas com baixo peso têm três vezes menos células nos rins (néfrons) comparados aos bebês que nasceram grandes.
Com isso, cada célula do rim tem que trabalhar mais. Isto faz com que as células cansem e morram, fazendo que sobre mais trabalho para as outras células do rim, que cansam e também morrem. Com isso, o rim passa a não dar conta de sua função e a pressão sobe (hipertensão arterial). Esta pressão alta prejudica ainda mais os rins.
  
Osteoporose
Bebês pequenos têm menos cálcio nos ossos (menor massa óssea).Também tem menos músculos devido a alteração em dois hormônios: cortisol e hormônio do crescimento. Estes problemas levam a uma menor reserva de massa óssea e a uma perda mais rápida no processo de envelhecimento, com isto, acontece à osteoporose.
As doenças maternas também podem ocasionar nascimentos prematuros e aumentar a incidência de abortos espontâneos.
  
Doenças de adultos que iniciam nos dois primeiros anos de vida
Diabetes, hipertensão e Obesidade: Estudo que acompanhou crianças do nascimento aos 14 anos comprovou que crianças que mamaram no peito tinham, aos 14 anos, menos: Hipertensão arterial, Diabetes, Obesidade. Efeito dose-resposta: quanto mais aleitamento materno menos as pessoas vão ter essas doenças.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA