Semana Nacional de Museus com exposições e ações educativas em Recife

13 maio 2014 | Postado por casinhadacys

Pelo 12º ano consecutivo o Instituto Brasileiro de Museus promove a Semana Nacional de Museus, uma programação que acontece entre os dias 12 e 18 de maio, envolvendo 1.337 instituições de todo o país. Os museus ligados à Prefeitura do Recife não poderiam ficar de fora e integram-se à iniciativa com suas exposições e ações educativas. Em 2014, o tema da Semana - que tem por objetivo dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade - é Museus: coleções criam conexões. 
Confira o que acontece nos museus do Recife na 12ª Semana de Museus

Memorial Luiz Gonzaga
Endereço: Pátio de São Pedro, 35, Bairro de São José
Entrada Franca
Informações: 3355-3155
12 a 16 (segunda a sexta-feira)
9h às 17h





Exposição – O Memorial Luiz Gonzaga expõe acervo sobre Luiz Gonzaga, com fotos, discos, músicas, vídeos, cronologia, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. A visita é guiada por mediadores que conduzem os visitantes pelo espaço expositivo, discorrendo sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga e seu legado artístico.

12 de maio (segunda-feira) 
15h - Exibição do filme O Milagre de Santa Luzia, de Sérgio Roizenblit
13 de maio (terça-feira) - 15h
Exibição do filme O Homem que Engarrafava Nuvens, documentário de Lírio Ferreira.
14 de maio (quarta-feira) -14h40
Exibição do filme Gonzaga – De Pai pra Filho, de Breno Silveira
15 de maio (quinta-feira) - 14h às 17h
Oficina – Do Baião ao Forró: mostra dos gêneros musicais: baião, xote, arrasta pé, xaxado e forró, cantados por Luiz Gonzaga. Será ministrada pelos músicos e educadores do Memorial, Edierck Silva e Marcos Leite
16 de maio (sexta-feira) - 14h às 16h30
Encontros – Colecionadores apresentam seus acervos e debatem o legado de Luiz Gonzaga, refletindo sobre a produção cultural durante o centenário do Rei do Baião. Participam do encontro os colecionadores José Batista Alves, José Maria Almeida Marques, José Nobre, Ademário King, com mediação de Renato Phaelante. 
16 de maio (sexta-feira) - 16h
Lançamento do livro Porque o rei é imortal!, de José Nobre de Medeiros e Antônio Francisco da Costa. O livro contém a biografia, musicografia, curiosidades e iconografia, sobre a vida e a obra do rei do baião.

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, s/n, bairro de São José
Informações: 3355-9541 / 3355-9558
Entrada Franca






De terça-feira (13) até a sexta-feira (16), os visitantes poderão participar da ação educativa O Forte das Cacimbas de Ambrósio Machado, que conta a história da cidade do Recife, a partir do próprio Forte das Cinco Pontas e seu entorno, com as cacimbas no Bairro de São José.

Em cartaz no Museu da Cidade, a mostra Recife em Cantos, que reúne objetos, fotografias, vídeos e documentos do acervo, narrando a história da evolução urbana do Recife entre os séculos XVI e XX. Entre as peças expostas estarão pinhas e azulejos do século XIX, objetos arqueológicos, gravuras do período holandês e litografias do século XIX editadas por F. H. Carls. Além disso, a mostra conta com a contribuição do público, que enviou “selfies” nos locais que considera patrimônio do seu bairro. A entrada é franca e o Museu fica aberto das 9h às 17h.


Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista - Recife – PE
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 18h, domingos, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872
Entrada Franca








13 a 18 de maio (terça a sexta-feira)
A exposição “Cães sem Plumas” conta com curadoria de Moacir dos Anjos, traz obras de 25 artistas visuais brasileiros de em torno de um mesmo tema: o poema “O Cão sem Plumas”, do pernambucano João Cabral de Melo Neto. Nomes de gerações diversas como Eduardo Coutinho, Gil Vicente, Paulo Bruscky e Claudia Andujar integram a exposição.
Também está em cartaz no Mamam a mostra “Entretanto”. Com curadoria de Gentil Porto Filho, faz parte do projeto que expõe o acervo do Mamam através de diferentes recortes e reflexões.

Museu Murillo La Greca

Endereço: R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h






18 de maio - 17h
No domingo será inaugurada no museu a exposição “CORBINIANO – 65 Anos de Arte”. A mostra aborda a história e arte de Corbiniano, um dos mais importantes escultores de Pernambuco, e tem curadoria de Bruna Pedrosa.  A exposição segue até 25 de junho. Durante o período de exibição também serão oferecidas oficinas de arte para alunos da rede pública de ensino, ministradas pela artista e educadora Fátima Manz. 
Telefone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3129
Entrada Franca

Museu de Arte Popular do Recife
Endereço: Pátio de São Pedro, 49, bairro de São José
Informações: 3355-4720 / 3355-3110

No sábado, 17 de maio, o Museu de Arte Popular do Recife será tema de mesa redonda na Caixa Cultural, que fica no Bairro do Recife. A conversa, que terá a participação do artista plástico Rinaldo Silva, do museólogo Anderson Santos e da pesquisadora Maria Alice Amorim, será das 17h às 19h, com o tema “Museu de Arte Popular do Recife: o popular e o contemporâneo – conexões”. 
Informações: 3425-1906.

Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Horário de funcionamento: terças, quartas e sextas, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 12h às 19h; Fechado às segundas.
Entrada: R$ 6,00 (INTEIRA) e R$ 3,00 (ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS)

Telefone: (81) 3355-9500

Quinta no Paço - 15/05 | Bloco Lírico Confete e Serpentina – 18h30
Hora do Frevo – 16/05 – 12h - Banda de Pífanos Zé do Estado

Vivência de 20 minutos com 10 passos de frevo
Terça a Quinta 9h – 12h | 14h – 17h
Sábado e Domingo 15h – 18h
Duração: 20 minutos
Para todas as idades. 

12 a 18 de maio
As exposições de longa duração do museu integram a composição do espaço e contam com curadoria de Bia Lessa. Os visitantes podem conferir um pouco da história do ritmo através de estandartes e flabelos, mostra de fotografias de Pierre Verger e uma grande linha do tempo.

A exposição “São José - Territórios do frevo” é a primeira exposição temporária do Paço e tem curadoria de Hugo Menezes e Carmem Lélis. A mostra segue até agosto e faz homenagem ao Bairro de São José, explorando sua relação com o frevo. 


___________________
Fonte: recife.pe.gov.br
Imagens: Casinha da Cys


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA