Casa da Cultura de Pernambuco

11 outubro 2015 | Postado por casinhadacys

Um passeio interessante para quem mora ou visita Recife é conhecer a Casa da Cultura, um centro de arte popular que abriga  um dos mais importantes polos de artesanato da Região dentro do centenário prédio que anteriormente funcionava como presídio. O estilo do prédio é Francês e lá é possível ainda conferir como funcionava uma cela antigamente, hoje elas funcionam como lojas artesanais,  a única livraria especializada em livros de Pernambuco, Cybercafé, sala de pesquisa e cursos diversos, Teatro, Concha Acústica e Anfiteatro externo, além do Museu do Frevo e ainda várias entidades culturais como o Balé Popular do Recife, a Associação dos Lojistas da Casa da Cultura, Federação de Teatro de Pernambuco, Associação de Capoeira, entre outras, têm suas sedes instaladas na Casa.
Durante o ano diversas ações culturais também são realizadas na Casa da Cultura, tendo como inspiração a cultura pernambucana. O visitante vai entrar no clima que faz para da época do ano com a decoração do local que acompanha os festejos que fazem parte dos ciclos quaresmal, junino e folclórico, como também os shows e apresentações artísticas. 
História da Casa da Cultura de Pernambuco
Fonte: fundarpe.pe.gov.br
  
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura de Pernambuco é o maior polo de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de teatro, música e dança promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado através da Fundarpe.
Inaugurada no dia 25 de abril de 1855, a antiga Casa de Detenção do Recife é uma das maiores edificações do século XIX, localizada próximo a duas expressivas obras desse século: a Estação Ferroviária do Recife e a Ponte 6 de Março (mais conhecida como a Ponte Velha). O projeto original é de autoria do engenheiro e urbanista José Mamede Alves Ferreira, responsável por outras obras importantes na cidade, como o Hospital Pedro II e o Ginásio Pernambucano. A construção de Mamede segue o modelo “panopticon”, obedecendo aos padrões tradicionais de segurança das penitenciárias da época.
Após funcionar 118 anos como presídio, em 1973 o então governador Eraldo Gueiros Leite determinou o fechamento da Casa de Detenção do Recife. No mesmo ano, um plano de restauração do edifício foi elaborado e a partir de 1976 o prédio passou a ser conhecido como Casa da Cultura de Pernambuco. Essa mudança de penitenciária para centro cultural havia sido idealizada e planejada cerca de dez anos antes, pelo artista plástico Francisco Brennand, na época em era o chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Convidados por Brennand, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bardi e o arquiteto Jorge Martins Júnior foram os responsáveis pela elaboração do projeto renovação e adequação do edifício. A Casa da Cultura abriga dois painéis do pintor pernambucano Cícero Dias, que representam a Revoluções Pernambucanas de 1817 e 1824.


Casa da Cultura de Pernambuco 
Rua Floriano Peixoto, s/nº - Santo Antonio - Recife – PE
Contato: 81 3224.0557 | 3224.4017 | 3224.9963 | 8813.3390

Horário de funcionamento
Aberto de segunda a Sexta, das 9h às 19h. Sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 9h às 14h.












Fonte de informações para nossa postagem:
fundarpe.pe.gov.br
casadaculturape.com.br
Imagens: Casinha da Cys
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA