Passeio promovido pela Prefeitura do Recife retrata história do protestantismo na cidade

22 janeiro 2014 | Postado por casinhadacys


A presença da religião protestante no Recife é o que motiva o próximo roteiro promovido pelo projeto de Sensibilização Turística, realizado pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. No sábado 25 de janeiro, as pessoas poderão conhecer o movimento protestante, suas influências no Recife, além de histórias que remontam desde o século XVII até os dias atuais.
O tour começa passando pelo Cemitério dos Ingleses, localizado no bairro de Santo Amaro. O espaço foi criado no ano de 1814, a partir de uma permissão concedida pelos portugueses para os ingleses de demarcarem um território exclusivo onde enterrariam seus mortos. O passeio continua rumo à Avenida Conde da Boa Vista. Os participantes poderão contemplar a Igreja Presbiteriana da Boa Vista, de estilo neogótico, e a primeira Igreja Batista do Recife.
Ainda no bairro da Boa Vista, serão visitadas as igrejas Batista da Capunga e Evangélica Congregacional Pernambucana. Seguindo para a Zona Norte do Recife, será visitada a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Espinheiro. De lá, os participantes serão levados até Casa Amarela para conhecer a Paróquia Luterana do Recife, do ano de 1950.
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que teve início no século XVI por Martinho Lutero (Martin Luther), na Alemanha. Seus ideais propunham uma reforma na doutrina católica romana e, com isso, diversos grupos foram criados, movimento também conhecido como Luteranismo. O movimento foi o originador da Reforma da Igreja Católica e das Igrejas Reformadas ou Calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo).
No Recife, o primeiro contato como protestantismo foi durante a ocupação holandesa, que aqui instalaram a igreja cristã reformada. Com a expulsão dos holandeses, a cidade teria contato novamente com a doutrina no século XIX, por meio dos ingleses que aqui chegaram.
  
Como participar do passeio
Para participar é necessário se inscrever na sexta-feira que antecedem o passeio, 24 de janeiro, pelo telefone (81) 3355-8605, a partir das 8h. A Secretaria de Turismo e Lazer pede que os participantes levem, no dia do passeio, um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.
O projeto de Sensibilização Turística do Recife tem como principal objetivo fazer com que a população conheça melhor a cidade em que vive. O tour é realizado em um ônibus com ar-condicionado, acompanhado por guias de turismo. A saída do transporte é pontualmente às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

__________________
Fonte: recife.pe.gov.br
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA