Museu do Homem do Nordeste em Recife

21 janeiro 2014 | Postado por casinhadacys


Um dos lugares interessantes para você levar toda família e conhecer a história do povo Nordestino é o Museu do Homem do Nordeste. No lugar o visitante tem acesso as informações e objetos que mostram como foi à trajetória desse povo tão rico de história com seus costumes e lição de vida.Para você que mora em Pernambuco ou visita nossa cidade confira informações sobre o Museu...
O Museu do Homem do Nordeste, de caráter histórico-antropológico, foi criado pelo sociólogo Gilberto Freyre, em 1979. O Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco é oriundo da fusão de três outros museus: o Museu de Antropologia, do então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, inaugurado em 1958; o Museu de Arte Popular, criado em 1955, pertencente ao Governo do Estado de Pernambuco; e o Museu do Açúcar, originalmente vinculado ao extinto Instituto de Açúcar e do Álcool, cujo acervo foi incorporado à Fundação em 1977. 
Concebido como um museu antropológico, inspirado no culturalismo boasiano, o Muhne tem um acervo, cujas peças guardam registros da memória arquitetônica e da construção civil nos meios rural e urbano, recolhidas pelo sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre; reúne também a coleção de ex-votos, uma das primeiras do Brasil formada não apenas por cabeças e membros do corpo humano, mas também por réplicas de casas, moendas. A essas duas, oriundas do extinto Museu de Antropologia, somam-se as coleções de luminárias populares e de cachaça. Do antigo Museu de Arte Popular, vieram preciosidades da arte regional, como obras raras de Vitalino, Porfírio Faustino, Severino de Tracunhaém, Zé Caboclo e Zé Rodrigues.
Em 1977, com a incorporação do acervo do Museu do Açúcar, os lastros de representação histórica, social e cultural da Região foram ampliados, ajuntando registros da economia açucareira: tecnologia, instrumentos de trabalho no eito da cana, instrumentos de suplício, vida na senzala e no interior das casas grandes nos engenhos e sobrados urbanos. Hoje, o Museu reúne um acervo de aproximadamente 15.000 peças de caráter histórico, etnográfico e antropológico, que conduz à compreensão da formação histórico social da região Nordeste, bem como dos modos de vida e aspectos ligados à cultura dos grupos étnico-sociais que compuseram e compõem a atual região Nordeste do País. Dessa forma, o Museu do Homem do Nordeste constitui-se, hoje, num vasto campo de pesquisa histórico social, étnico cultural e étnico histórico.

Fonte de informações: fundaj.gov.br

Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Av 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE
Recepção do Museu 81-30736340

Visitação Museu e Lojinha: de terça a sexta, das 8:30 às 17; sábado, domingo e feriado, das 13 às 17.
Preços entrada Museu: 4,00 e 2,00(estudantes e maiores de 65 anos)
Gratuidade para menores de 12 anos, professores e estudantes de escolas públicas.
ENTRADA FRANCA PARA TODOS NO 3º. DOMINGO DO MÊS
Agendamento em geral: Coordenadoria de Programas Educativo-Culturais 81- 30736333.
Museu do Homem do Nordeste

















0 Comentários | Compartilhe este post |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA