Boas maneiras no Teatro

23 janeiro 2014 | Postado por casinhadacys


Fomos ao Teatro assistir  um espetáculo infantil. O espetáculo foi lindo e emocionante, mas o motivo da minha postagem hoje não é para falar sobre o que assistimos no Teatro, mas sim algo que me chama muito atenção ao frequentar esses eventos. Já faz alguns anos que estou frequentando teatro para crianças, pois minha filha adora e a gente tem mesmo que incentivar nossos filhos a gostar de uma expressão da cultura tão interessante como é o mundo do Teatro. Entretanto, o que me deixa tão “chocada” é a educação dos pais e/ou responsáveis que levam seus filhos ao Teatro. Quando escrevo responsáveis faço referência aos tios e avôs porque as babás não entram na minha discussão sobre o motivo do meu comentário. 
Não sei se é assim em todos os lugares no Brasil, mas sei que em outros países não é comum tanta falta de educação e respeito. Não respeitam filas, apesar de ser algo que ninguém aguente ficar muito tempo esperando parado em pé, mas é necessário para  ter uma ordem para seguir um roteiro determinando de alguma coisa (a gente aprende assim na escola!). É constrangedor observar os responsáveis por crianças empurrando outros pais com crianças pequenas para entrar no local, uma atitude muito comum em teatros e cinemas.

A sujeira que é deixada nos locais é tão grande que fica até difícil de entender que as crianças estavam acompanhadas de adultos, parece mesmo que estavam sozinhas sem orientação de um responsável para dizer que lixo é para ser colocado no lixo.
As famosas máquinas para filmar e tirar fotos, tudo bem que a gente adora fazer um registro de todos os momentos dos nossos filhos, mas gente precisa mesmo ficar incomodando os outros? Aquele braço levantado achando que é a penúltima bolacha do pacote...que é o rei do planeta, não tem como aguentar.

Quanto ao barulho que se faz durante a apresentação é muito desagradável, você pode prestar atenção que não é só das crianças, muitas vezes são os pais atendendo celular e conversando entre eles.  Agora para fechar com chave de brilhante tem os responsáveis das crianças que deixa os pequenos ficar na frente do palco. Tentam subir no palco do teatro. Gente vai subir lá  para fazer o que? Por mais fofinhos e lindos que os pequenos sejam eles não fazem parte da apresentação. Em alguns poucos casos (raríssimo acontecer!) em eventos eles convidam crianças para subir ao palco de algum show em  peças teatrais,  circos e shows de música, mas sem permissão da produção eu não entendo o motivo de deixar seu filho ir até lá, só vai criar um grande tumulto e provocar a ira dos que estão sentados tentando assistir o final da apresentação.
Pode parecer uma situação sem a menor consequência futura para seus filhos, mas já parou para pensar na lição que fica para eles de uma simples ida a um evento. Situações como:

  • Jogar lixo em ambientes públicos é muito feio;
  • Não fazer silêncio quando for necessário prejudica a todos;
  • Obedecer ao limite do seu espaço em filas, como também em não invadir o espaço que não é permitido, no caso aqui o palco do evento;
  • Respeitar as regras dos locais, quando não for permitido tirar fotos não é para tirar mesmo. Se for permitido é para ser feito sem incomodar os outros.  Ressaltando também para não usar o celular que é muito sem noção.
Algumas atitudes tão simples podem sim trazer melhorias para todos nós, mas principalmente para seus filhos. Dando bons exemplos de comportamento, civilidade e bom senso você vai criar filhos melhores para um planeta melhor,  um mundo melhor e assim a vida vai ser melhor para todos. Não custa nada tentar!

Beijos para vocês...

 Cys

2 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

2 comentários:

  1. Adorei seus post. Me segue de volta?
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Roberta, obrigada pela visita.
    A gente já passou no seu blog e também na sua Fan Page. Lindo seu blog!

    ResponderExcluir

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA