Natal de Gravatá com produção teatral "A Festa de Reis"

16 dezembro 2013 | Postado por casinhadacys


A cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, recebe um espetáculo grandioso do renomado artista italiano Valerio Festi. A produção teatral “A Festa de Reis” estreou no dia 13 de dezembro, no Pátio Chucre Mussa Zarzar, com reapresentações nos dias 14 e 15. No primeiro final de semana do evento, mais de 30 mil pessoas assistiram ao espetáculo. As apresentações continuam nos dias 20 e 21, às 19h30min, sempre com entrada gratuita. Composta por artistas brasileiros e italianos, entre acrobatas, bailarinos e atores, o projeto tem como fio condutor a tradição do reisado. O espetáculo, criado pelo artista italiano Valerio Festi, continua a trilogia iniciada no Natal de 2011 quando realizou na cidade o espetáculo “Sonhos da Pastorinha Diana” e, depois, em 2012, deu sequência com a produção “A Luz do Mundo”. Há 35 anos, a empresa cria e produz eventos monumentais em mais de 200 cidades do mundo. 
A linguagem estética do diretor criativo Valerio Festi, que há 35 anos cria eventos culturais monumentais mundo afora, é referência no mercado internacional de arte e entretenimento.
A cidade pernambucana de Gravatá recebe pelo terceiro ano consecutivo uma montagem monumental do Studio Festi – são grandes estruturas com palcos fixos e móveis, máquinas cênicas circulando pelo público, bacias gigantes de água para performances aquáticas e projeções. Situado a 80 km de Recife, o município é muito procurado no inverno, em virtude do seu clima ameno.

Em “A Festa de Reis”, o artista Valerio Festi e a dramaturga Monica Maimone criaram um espetáculo grandioso que narra o nascimento de uma festa que encantou o coração dos nordestinos: O Reisado. Esta manifestação cultural recheada de histórias sacras e profanas, de canto e de dança, de gregas douradas, espelhinhos e fitas, conserva uma essência marcante, atrelada à viagem dos Reis Magos.

O ponto de partida é uma casa de família de colonos portugueses, que se reúne para celebrar o Natal no ano de 1888. Este é um período rico de acontecimentos marcantes na história do Brasil: desde a abolição da escravatura à declaração da independência. Os protagonistas são o pai, a mãe e as crianças, além dos convidados, que contarão histórias sobre a celebração de festas pelo mundo. Aos poucos, nesta atmosfera de contos e lendas, surge a necessidade de levá-la porta a porta e assim nasce o Reisado.
Valerio Festi e sua equipe prepararam um belo espetáculo em 360°, com uma infraestrutura que inclui: um palco fixo e outros diversos móveis, grandes máquinas cênicas que circularão entre o público, bacias com 1,2 mil m³ de água para performances aquáticas e telas para projeções em vídeo. A coreografia vertical é do francês Phillipe Riou, que preparou inovadoras performances acrobáticas de rapel, enquanto a italiana Elisa Barucchieri preparou as aéreas. Em um dos números flutuará sobre um piano.
Dos bailarinos participantes do espetáculo, uma parcela é composta de artistas locais, selecionados através de um casting realizado pelo Studio Festi na cidade - são 15 integrantes do Grupo Reisado Imperial, 32 bailarinos pernambucanos selecionados pela coreógrafa Elisa Barrucchieri, além de oito acrobatas locais. Esse trabalho social tem apoio da ONG G.A.M.R, de Gravatá e vem preparando os artistas através de workshops realizados na cidade.

Esquema de trânsito e segurança reforçados para o Natal de Gravatá
A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo e Guarda Municipal, em parceria com os órgãos competentes, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Detran e Polícia Militar, montaram um esquema especial de trânsito e segurança para os cinco dias de espetáculo do Natal de Gravatá. Um mapa de circulação da área urbana, com as intervenções de trânsito e pontos de parada de ônibus e carros de passeio foi confeccionado e será disponibilizado para os visitantes.


A ação visa atender melhor os turistas de outros estados do Nordeste e da região Agreste, que estão formando os grupos para assistir o espetáculo “A Festa de Reis”.  Na mudança de trânsito, os ônibus, que vierem no sentido Recife/Gravatá vão seguir até próximo o Hotel Canáriu’s fazendo o retorno; entrarão no primeiro acesso (perimetral de Gravatá) ao Pátio de eventos, onde poderão estacionar próximo ao local do espetáculo.
Já os carros de passeio terão estacionamento especial em local estratégico, em
terreno amplo  atrás do Terminal Rodoviário de Gravatá, com capacidade média para 300 carros, onde os turistas terão serviço de traslado para o Pátio de Eventos. No total serão disponibilizados oito vans e será cobrado o valor R$ 4 ida e volta por pessoa.
Para maior ordenamento do trânsito, o DER enviará um efetivo 25 educadores de Trânsito. O Detran entrará com 20 Agentes, que se juntarão aos 50 Guardas Municipais.
A segurança estará com um efetivo de aproximadamente 120 homens da Polícia Militar, 35 do Corpo de Bombeiros com viaturas de incêndio e resgate, além de equipe médica cedida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Gravatá ganha Centro de Atendimento ao Turista durante apresentações do espetáculo ‘A Festa de Reis’

Com o objetivo de levar todas as informações sobre Pernambuco aos visitantes da cidade de Gravatá durante as apresentações do espetáculo ‘A Festa de Reis’, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), instalou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário na Praça Chucre Mussa Zarzar, local onde acontecem as apresentações. O posto de atendimento funcionará nesta sexta-feira (20) e sábado (21), último final de semana do espetáculo. 

 O atendimento no CAT é feito por dois atendentes bilíngües, das 17h às 22h. O estande segue a temática natalina, dando destaque ao tema do espetáculo. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa do Estado, além de mapas do Pernambuco. Guias como os Rotas 232, da Fé, Rural e o Pernambuco de 1 a 8 dias também podem ser adquiridos no local.  
__________________ 
Fonte:setur.pe.gov.br 
Imagens: setur.pe.gov.br
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA