Atitudes que vão ajudar seu filho a se tornar uma pessoa mais segura

21 outubro 2014 | Postado por Casinha da Cys


Encontramos um texto bacana para ajudar você a promover ações que possibilitem seu filho a ser uma uma pessoa mais confiante e segura na hora de tomar decisões e fazer suas escolhas.  É importante ensinar desde cedo aos pequeninos a ter autoconfiança. Confira as dicas que encontramos para auxiliar você no dia a dia com seus filhos.   

Elogie na medida
Quando o adulto elogia demais a criança, sem querer pode deixá-la muito vaidosa, o que é prejudicial ao desenvolvimento. Ser autoconfiante não é se achar o tal. Sem contar que a criança passa a se sentir na obrigação de sempre superar as expectativas. Como ela pode aprender a confiar em si mesma desse jeito?  O mais acertado é pegar leve com cobranças de desempenho e aceitar seu filho do jeitinho que ele é.
 Estimule a independência
A superproteção leva à insegurança, que é o contrário da autoconfiança. Na medida do possível, deixe que seu filho resolva os próprios problemas sozinho. Se ele chegar contando que foi injustiçado pela professora, procure saber o que houve e oriente-o a conversar com ela e encontrar uma solução. Nada de correr até a escola para tirar satisfação e defender seu filhote. Faça isso apenas se ele realmente não der conta do recado.

Cuidado com brincadeiras bobas
Chamar a criança de burra quando ela pergunta algo óbvio ou dar risada se ela usa uma palavra errada é um veneno, assim como ridicularizar o filho com a desculpa de estar “brincando”. Um exemplo: no meio de um churrasco, a criança está com dificuldades para comer um espetinho de carne. O pai provoca o filho dizendo que ele é desajeitado e começa a rir. O garoto fica cada vez mais irritado, enquanto os adultos se divertem com a situação. Atitudes assim são cruéis, detonam a autoconfiança de qualquer criança e devem ser evitadas.

Tem que dar limite, sim!
Seu filho só faz o que quer? Isso não significa que ele seja autoconfiante. Pode ser apenas que você não esteja fazendo valer a sua autoridade. Alguns pais gostam de dizer que o filho tem personalidade forte. Mas, quando você vai ver, a criança simplesmente desconhece o que é limite. Criança autoconfiante é aquela que tem boa autoestima, conhece o valor que tem, mas sabe respeitar as regras definidas pelo adulto.



Fonte para nossa postagem: mdemulher.abril.com.br
Imagens: Casinha da Cys

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA