Alimentos que ajudam no desenvolvimento das crianças

07 abril 2014 | Postado por casinhadacys

Muitos pais vivem em uma luta diária em fazer a criança comer corretamente alimentos que sejam nutritivos e que ajudem no desenvolvimento dos seus filhos. Entretanto, a concorrência com toda facilidade das comidas industrializadas aliada ao tempo escasso que temos hoje em poder fazer ou até controlar a alimentação dos nosso filhos vem prejudicando muitas crianças.
O resultado que podemos observar é criança com peso acima do normal ou abaixo do normal, crianças com colesterol descontrolados e tantos outros problemas gerados pela alimentação inadequada.
Estávamos fazendo nossas pesquisas pela internet sobre alimentação saudável para crianças, para ajudar na alimentação das crianças daqui de casa, quando encontramos um texto publicado na Revista Crescer muito interessante e resolvemos compartilhar com você. Temos certeza  que vai ajudar você pai, mãe ou responsável por criança a ter mais noção do que é melhor para servir aos pequenos e ajudar a garotada a ter uma alimentação com mais qualidade.

LEITE MATERNO
Além de ser rico em nutrientes, entre eles, o DHA que é fundamental para o desenvolvimento cerebral e para a visão das crianças, é fonte de anticorpos, que desenvolvem o sistema imunológico infantil. Estudos mostram que a amamentação exclusiva reduz o risco de obesidade e mantém o colesterol controlado na fase adulta.

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS
Estes são produtos industrializados. O primeiro trata da adição de microrganismos vivos em um alimento, como o leite fermentado, que, quando ingerido, leva-os para o colo do intestino, favorecendo seu funcionamento. Os prebióticos servem de alimentos para bactérias, que fazem bem ao nosso organismo. São formulados com ingredientes de alguns vegetais. Ambos melhoram a absorção do cálcio, evitam constipação e diarreia. Para saber quais são esses produtos, consulte as embalagens de iogurtes e leites fermentados.

PEIXES
Esses alimentos são ricos em ômega 3 e DHA, nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina. Tanto crianças quanto adultos devem comer peixe pelo menos três vezes por semana. Prefira os de água fria, como sardinha, atum e salmão. O baixo consumo estaria associado a doenças comportamentais.

GRÃOS INTEGRAIS E TALOS
Ambos contêm muita fibra alimentar. Os grãos, apesar de não serem considerados alimentos por não terem uma função nutricional, evitam a constipação intestinal. Vale adicionar farinha de linhaça ou de aveia para preparar alguns pratos e comprar pão integral. Já os talos das verduras, como os de alface e brócolis, ajudam a saciar a fome. O ideal é que seu filho coma um prato de salada antes das refeições principais. Veja se ele come a quantia certa de fibras para a idade dele: some 10 g mais a idade da criança. Por exemplo: 10 g + 5 anos: 15 g. Uma goiaba tem 10 g de fibras, e 1 xícara (chá) de cenoura crua picada tem 6.

SOJA
Novas pesquisas mostram que o consumo de soja na infância reduz as probabilidades de aparecimento de câncer de mama. A produção em excesso do estrogênio estaria vinculada a 60% desses tipos de câncer. Uma substância chamada isoflavona, presente na soja, compete com esse excesso de estrogênio na entrada das células. O hormônio que não consegue entrar é liberado pela urina e, assim, o câncer é evitado. Basta comer uma fatia de queijo (tofu), 1 copo de leite de soja ou 2 colheres de soja por dia.

AZEITE DE OLIVA
No molho de tomate ou na salada, o azeite tem o poder de reduzir o LDL, o colesterol ruim. Mas não o aqueça demais: em altas temperaturas ele perde alguns nutrientes. Você pode usá-lo, por exemplo, para finalizar alguns pratos.

TOMATE
O licopeno é o pigmento que dá a cor avermelhada à fruta. Quanto mais vermelho for o tomate, maior é a quantia da substância. Além do benefício contra doenças cardiovasculares, reduziria a incidência de câncer de próstata na fase adulta. Basta comer meio tomate todos os dias. Descobriu–se que, quando cozido, a substância é mais bem absorvida no organismo. Quem resiste a um molho bem-feito?

CEBOLA E ALHO
Os antioxidantes desses alimentos agem neutralizando os radicais livres em excesso, formados a partir de células de nosso corpo. Já em grande quantidade poderiam causar doenças, como câncer, e até envelhecimento precoce.

FRUTAS VERMELHAS E CÍTRICAS
Trate de comprar amoras e mexericas mais vezes na semana. As cítricas reduzem o risco de câncer, e as vermelhas ajudam a diminuir o LDL, o colesterol ruim. Sirva três porções por dia a seu filho. Quando aquecidas, perdem parte das funções nutricionais e funcionais.

OVO

A colina, um micronutriente presente no ovo, favorece a atividade cerebral e auxilia a concentração. A gema do ovo também é rica em DHA. Você pode dar, no máximo, três unidades por semana porque a gema tem muito colesterol. Vale substituir ovos por peixes, como a sardinha e a pescada, que também têm colina.


________________
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA