Recife Antigo de Coração com diversão, cultura e atrações para todas as idades

20 novembro 2013 | Postado por Casinha da Cys


Durante o próximo domingo, 24 de novembro, dia em que acontecerá a 9ª edição do Recife Antigo de Coração. Esse projeto, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, deu vida a um dos bairros mais antigos da cidade. A programação envolve pessoas de todas as idades e proporciona uma nova opção de lazer para toda a família. Os polos Cultural, Esportivo e Infantil, agora, ganham mais força, com a criação de um novo espaço: o polo Musical.
O polo Musical é a novidade que vai tomar conta da Rua da Moeda em todos os domingos com Recife Antigo de Coração. Com a apresentação do cantor Belo Xis e convidados, das 16h às 18h, o local vai ser espaço para uma grande roda de samba, contando ainda com a presença de Wellington do Pandeiro e de Luiza Pérola do Samba. No polo Cultural, Artístico e de Lazer acontece a apresentação do Patusco, já servindo como um esquenta para o Carnaval. O grupo nasceu no período carnavalesco, nas ladeiras de Olinda, cidade vizinha do Recife, e completa 49 anos reunindo foliões. A apresentação será no Marco Zero, das 7h30 às 9h30. Na sequência, às 10h, a cantora e percussionista Gerlane Lops fará um show homenageando o ritmo do frevo.

Também haverá o encontro do grupo Reciclo Bikes, que reúne ciclistas (e amigos de ciclistas), das 8h às 18h, no Marco Zero. Em paralelo, para quem quiser relaxar de maneira diferenciada, haverá uma cadeira de massagem à disposição. No local acontecem ainda: oficina de Bonsai, das 14h às 16h; Coral de Natal “Gotinha de Luz”, das 14h às 15h; apresentação do cantor e compositor Romero Ferro, que interpretará sucessos de Cazuza, das 15h30 às 16h30; Recife do Frevo e do Passo, que é um projeto cultural formado por uma orquestra de frevo e um grupo de passistas. Ainda no Marco Zero, das 8h às 18h, haverá um trabalho de conscientização sobre o câncer de próstata, com discussões sobre como prevenir e formas de tratamento. Além disso, cerca de 20 carros antigos, de diversas marcas e modelos diferentes, estarão na Avenida Rio Branco, das 12h às 18h.
O tradicional Dançando na Rua acontece na Praça do Arsenal, das 16h às 22h, reunindo diferentes tipos de dança. Boleto, swing, tango, samba, merengue e baile serão apresentados para o público, que também é convidado a entrar no ritmo. O espaço será aberto para arrecadação de doações para crianças assistidas pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), ação que faz parte da campanha de Natal do Recife Antigo de Coração.
Os praticantes das mais variadas modalidades esportivas devem ficar ligados, pois não faltarão opções de lazer, das 8h às 18h. A Avenida Marquês de Olinda abrirá espaço para o Handebol, Frescobol e também para o Basquete de Rua. O Futebol Americano acontecerá no Marco Zero, e o Badminton na Rua Dona Maria Cesar. Para aqueles que quiserem alugar bicicletas ou patins, haverá uma tenda específica na Rua do Bom Jesus, das 8h às 18h.
 

Polo Infantil 
Para as crianças, a Prefeitura montou uma programação especial na Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h, com atividades que promovem a interação e desenvolvem a aprendizagem. Em paralelo a isso, estará acontecendo a exposição de álbuns de figurinhas antigas – com os tradicionais álbuns das copas realizadas, Amar é, Perna e Buco, e outros. A dupla de mágicos chamada de Montanha e Crispim irá se apresentar das 14h às 18h, com demonstrações a curta distância. Das 15h às 17h, haverá um espetáculo circense com malabaristas, equilibristas e palhaços. 

Estacionamento e acesso de veículos
A proibição do acesso e estacionamento de veículos nas ruas é essencial para que o projeto aconteça sem prejudicar as pessoas que estarão curtindo o Recife Antigo. Por isso, para garantir maior comodidade da população, a Prefeitura do Recife oferece o livre acesso ao estacionamento no seu edifício-sede, localizado na Avenida Cais do Apolo, das 6h às 23h. Vans irão realizar o translado das pessoas para dentro do bairro de forma gratuita, sempre próximo aos quatro polos desenvolvidos no projeto.
Terão o acesso de veículos bloqueado as avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa, Barbosa Lima e ruas da Guia, da Moeda, do Bom Jesus, Álvares Cabral, Domingos José Martins, Dona Maria César e Barão Rodrigues Mendes. O acesso ao bairro continuará acontecendo pelas pontes Buarque de Macedo e do Limoeiro e avenidas Cais do Apolo e Cais da Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, permitindo estacionamento para portadores de necessidades especiais.
   
Programação do Recife Antigo

Ciclofaixa de Turismo e Lazer: Das 7h às 16h;
Feirinha do Bom Jesus e do PRODARTE: Das 14h às 22h;
Corrida do GAC: Largada às 7h30;

POLO INFANTIL
Exposição de Álbuns de Figurinhas Antigas: Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
Recreação: Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
Mágicos Montanha e Crispim: Avenida Alfredo Lisboa, das 14h às 18h;
Teatro “João e Maria”: Avenida Alfredo Lisboa, das 17h às 18h;
Apresentações circenses: Avenida Alfredo Lisboa, das 15h às 17h;

POLO ESPORTIVO
Handebol: Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;
Futebol Americano: Marco Zero, das 8h às 18h;
Badminton: Rua Dona Maria César - das 8h às 18h;
Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus, das 8h às 18h;
Basquete de Rua: Avenida Marquês de Olinda - das 8h às 18h;
Rampa para skate: Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h.

POLO CULTURAL, ARTISTÍCO E DE LAZER
Patusco: Marco Zero, das 7h30 às 9h30;
Gerlane Lops: Marco Zero, das 10h às 12h;
Cadeira de Massagem: Marco Zero, das 8h às 18h;
Reciclo Bikes: Marco Zero, das 8h às 18h;
Tenda Novembro Azul: Marco Zero, das 8h às 18h;
Exposição de Carros Antigos: Avenida Rio Branco, das 12h às 18h;
Oficina de Bonsai: Marco Zero, das 14h às 16h;
Coral de Natal “Gotinha de Luz”: Marco Zero, das 14h às 15h;
Apresentação de Romero Ferro: Marco Zero, das 15h30 às 16h30;
Recife do Frevo e do Passo: Marco Zero, das 17h às 18h;
Dançando na Rua: Praça do Arsenal, das 16h às 22h.

POLO MUSICAL
Belo Xis e convidados: Rua da Moeda, das 16h às 18h;

Recife Antigo de Coração
Onde: Bairro do Recife.
Quando: Domingo (24), das 6h às 23h.

________________________________
Fonte de informações: Recife.pe.gov.br
Imagens: Arquivo pessoal



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA