Manual com informações sobre segurança para crianças

23 fevereiro 2014 | Postado por casinhadacys


A gente sempre posta aqui no blog informações sobre segurança das  crianças e adolescentes. Por mais que tomemos cuidados com nossos filhos, basta um segundo de distração para acontecer algum acidente, principalmente com crianças menores.
Portanto, vale sempre lembrar a importância de ter uma conduta para prevenir acontecimentos indesejados com crianças. Encontramos um manual muito interessante que você pode vai encontrar dicas e informações sobre segurança, acidentes e prevenção, como também  dicas em diferentes situações, tais como: segurança em casa, na escola, nos momentos de lazer, entre outros.


De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes que mais ocorrem com crianças são os de trânsito, seguidos de afogamento, quedas, queimaduras e intoxicações. Dentre eles o mais comum dentro de casa é relacionado a intoxicações das crianças. 

Para acessar o Manual de Segurança para Crianças acesse o link AQUI

Dicas sobre segurança das crianças

Fraturas: resultados mais comuns em acidentes domésticos
A prevenção começa logo após nascimento. Se o recém-nascido for de carro da maternidade para casa, precisa ser acomodado em um bebê conforto ou cadeirinha especial no banco de trás, ao lado de um dos vidros traseiros laterais, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Até sete anos e meio de idade a criança só deve andar de carro na cadeirinha.



Hora do banho
Na hora do banho, em banheira ou balde, atente para a quantidade e a temperatura da água (37ºC) e não deixe a criança pequena sozinha nem por um instante, porque em segundos ela pode se afogar. O ideal é que o nível da água fique abaixo do pescoço. 





Hora de dormir
No berço, a própria roupa de cama e os brinquedos podem apresentar riscos de sufocamento e asfixia. Por isso, especialistas recomendam não deixar nenhum destes objetos no berço. Até mesmo o travesseiro não é recomendado. Quando a criança está no chão, os móveis, os tapetes e objetos decorativos que estiverem em volta devem ser seguros para ela, com o uso de protetores nas quinas e retirada de vidros, por exemplo, do alcance da criança. O andador não é indicado porque pode provocar quedas. 

Cuidados na cozinha e área de serviço
Todos os cômodos da casa apresentam riscos, mas a cozinha e a área de serviços possuem o maior potencial para acidentes. Ali podem acontecer queimaduras, então mantenha a criança longe de fogão aceso, do ferro de passar ligado, dos cabos de panelas e alimentos quentes. Facas devem estar em gavetas com trava. Esconda fósforos e isqueiros e proteja as tomadas elétricas com tampas apropriadas. Mantenha os produtos de limpeza, medicamentos e outros produtos químicos trancados em armários para evitar envenenamentos e intoxicações. 
 
Atenção com os alimentos
Cuidado também com alimentos que podem provocar engasgamento, como balas, chicletes, amendoins, uvas, entre outros com consistência mais rígida e que são vendidos ou consumidos em porções pequenas.





Organizando a casa
Também os irmãos, primos e amigos da criança devem ser alertados sobre o perigo de espalhar brinquedos e objetos próximos dela. Para as que já andam de bicicleta, o recomendado é o uso de capacete e evitar o passeio por ruas movimentadas. 





Dica importante para toda família saber
Em casos de acidentes com materiais de limpeza, medicamentos e outros produtos tóxicos, chame o SAMU-192 ou ligue para o Centro de Informação Toxicológica: 0800.780.200


____________________________
Fonte para nossa postagem:
Ministério da Saúde
Ergotríade


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA