Lançando em Recife um projeto de Turismo Protetor em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

08 agosto 2013 | Postado por casinhadacys

 Crédito: Deborah Ghelman
Pensando em intensificar ainda mais as atividades de combate à exploração sexual, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) lançaram o projeto Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual, que tem o objetivo de propor ações e atividades de sensibilização em torno da problemática e nortear profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo. O principal foco desta ação é que todos trabalhem na mobilização, proteção, prevenção e repressão da exploração sexual no turismo. 

Com o intuito de colaborar ainda mais com o combate ao crime de exploração sexual de crianças e adolescentes e no aumento das denúncias, durante o evento de lançamento do Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual, também foi apresentada uma cartilha desenvolvida pela Setur/Empetur e Centro de Prevenção às Dependências (CPD), que oferece um conteúdo voltado à conscientização dos profissionais e estudantes ligados ao turismo.
Além da cartilha, o projeto percorrerá 30 municípios das 14 regiões turísticas de Pernambuco, mais o Distrito de Fernando de Noronha, levando palestras de sensibilização e campanhas com foco no trade turístico, instituições de ensino que possuem os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia; entidades públicas e privadas ligadas à atividade turística e à sociedade em geral para a prevenção da violência sexual. Um vídeo e o Código de Conduta Ética de Proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo do Estado também serão trabalhados durante as visitas. 

Disque 100
Segundo informações do Disque 100, serviço de proteção a crianças e adolescentes com foco na violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos, desde 2011 as denúncias relacionadas a este tipo de crime passaram por uma crescente. Em Pernambuco, no ano de 2011, 638 casos foram registrados. Já em 2012, o número subiu para 1.110, num crescimento de 73,98%. Nos três primeiros meses de 2013, o Disque 100 registrou 256 denúncias contra crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Código de Conduta Ética
Em março de 2011, Pernambuco lançou o Código de Conduta Ética de Proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo do Estado, sendo o terceiro Estado brasileiro a adotar esta iniciativa. O código tem como objetivo servir de instrumento de sensibilização, educação e orientação junto à cadeia produtiva do turismo para que estes atuem como agentes de proteção das crianças e adolescentes.  Ele será utilizado como fonte de instrução também nas palestras do projeto Turismo Protetor.

____________________ 
Fonte:setur.pe.gov.br




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA