Postura da criança na volta às aulas

29 julho 2013 | Postado por casinhadacys

Com a volta às aulas os pais precisam prestar atenção em como os filhos estão utilizando as mochilas da escola, o que vem sendo colocado dentro das bolsas pelas crianças e adolescentes, em alguns casos não é só o material da escola, o que já muita coisa para levar.  
O peso demasiado carregado de um lado só, também é prejudicial, algumas crianças levam objetos que não fazem parte das atividades da escola.
Outro ponto importante que necessita ser observado é a postura das crianças. A maneira como a criança ou adolescente anda ou senta é para ser analisado pelos pais para não prejudicar no futuro quando for adulto. Alguns jovens já apresentam alguns problemas por consequência de não terem sido orientados, ou não levar a sério o que os pais falavam quando andavam ou sentavam de forma incorreta.
Uma das mochilas mais usadas pelas crianças é a com rodinhas. No entanto, os pais precisam prestar atenção se a altura do puxador  da mochila é adequada e o peso que vem sendo colocado dentro das mochilas não ultrapassa o limite correto, pois assim vai ser necessário um esforço maior da criança quando for puxar o carrinho. O que pode acarretar lesões tão sérias como se estivesse usando mochila com grande peso nas costas.
O Brasil, infelizmente, é um país em que existe criança que encontra escolas sem a menor condição de uso para ser chamada de escola.  Nas escolas privadas, podemos encontrar cadeiras ou carteiras, como em algumas regiões são conhecidas, ergonômicas. Ainda é um número muito baixo de escolas particulares que já estão adequadas aos novos estudantes brasileiros, pois já apresentam uma altura maior do que vista em anos anteriores. É muito mais fácil ter disposição para aprender em um ambiente com boas condições físicas também. Então, fique de olho em seus filhos.

Algumas dicas para ajudar na postura das crianças

Postura em sala de aula
Pais e professores precisam prestar atenção em fatores que promovem posturas inadequadas, como alterações visuais, auditivas e psicológicas. Nas alterações visual e auditiva o aluno assume posturas para compensar esses problemas, desta forma, ele acaba se posicionando de forma errada na cadeira, o que facilita o aparecimento da escoliose (desvio lateral da coluna). Crianças muito tímidas, geralmente, assumem posturas chamadas de fechamento, o que pode gerar a hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal). Portanto, fique atento, pois a maneira correta de permanecer nas cadeiras é sentar sobre o osso isquio (debaixo do glúteo), manter as costas retas e próximas ao encosto e ter os pés apoiados no chão.

Lição de casa
O estudo em casa também requer cuidados. É preciso evitar que a criança passe muito tempo utilizando o computador para não ocorrerem complicações posturais. A posição correta ao utilizá-lo é semelhante a que deve ser adotada em sala de aula: sentar sobre o osso isquio (debaixo do glúteo), ter os materiais próximos, encostar a coluna na cadeira, ter os pés apoiados em uma superfície em forma de cunha no chão e manter os membros superiores sobre algum dispositivo na cadeira. É necessário que a tela do computador esteja em uma altura compatível aos olhos.

Mochila
O excesso de peso das mochilas compromete o equilíbrio postural e, se a criança ainda adotar uma postura errada, mais problemas podem aparecer. O mínimo de peso deve ser carregado por crianças para não alterar o processo de desenvolvimento musculoesquelético.  Incentive levar os livros e cadernos que serão utilizados apenas no dia e verifique se o peso está equilibrado, sem sobrecargas em apenas um lado, o que também é prejudicial. Na hora de escolher a mochila, procure modelos adequados ao tamanho da criança e com formas simétricas, ou seja, que possuem duas alças e encosto maleável, permitindo que o peso seja transportado de maneira equilibrada. 

Fique de olho
As alterações nas estruturas ósseas, ligamentares e musculares ocorrem de forma silenciosa, por isso, a dica é observar:  Algumas crianças podem relatar desconforto na coluna, porém, é importante também ficar atento  em relação ao seu alinhamento corporal. Algumas sugestões são: deixar a criança sem camisa para verificar se há alterações, como um ombro mais alto do que outro, e checar qual é a maneira adotada ao sentar.

Pés no chão
Em momentos apropriados é interessante incentivar a criança a andar descalça sobre areia ou grama. Este é um meio de estimular a propriocepção do pé, capacidade em identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço, que auxilia no desenvolvimento adequado da criança, em relação à postura.
  
____________________
Fonte de informação: zerohora


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA