História de família para contar para crianças

02 abril 2014 | Postado por casinhadacys




Uma pesquisa publicada pelo Jornal NY Times afirma que crianças que sabem a história de sua família, desenvolvem uma capacidade maior de superar desafios.
Minha filha vive perguntando sobre os parentes que fazem parte da nossa família.  Como moramos longe da família, muitos estão em cidades e países diferentes, fica ainda mais complicado para ela manter um contato com primos, tios e bisavó.  Felizmente ela tem os avôs por perto, mas o contato com outros parentes é muito complicado por conta da distância.  Portanto, tentamos mantê-la informada sobre as pessoas que fizeram e fazem parte da nossa família.
No artigo do Jornal, faz referência a métrica  intitulada de escala "Você Sabe"? desenvolvida por dois psicólogos Marshal Duke e Robyn Fivush. Os psicólogos desenvolveram um estudo e pediram às crianças que respondessem a um questionário com vinte questões como: “Você sabe a história do seu nascimento?” e "Você sabe onde seus avós cresceram?” as perguntas eram feitas para os pequenos que participaram da pesquisa.

Assim, para os psicólogos, de acordo com o artigo do Jornal, quanto mais às crianças sabiam sobre a história da sua família, mais forte era seu senso de controle sobre suas vidas, mais elevada era sua autoestima e mais elas achavam que suas famílias funcionavam de uma forma bem sucedida.
A escala criada chamada de “Você Sabe?” é um ótimo indicador para se ter uma ideia da saúde emocional e resiliência, ou seja, a capacidade que o ser humano tem, inclusive as crianças, em como  lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão em qualquer situação. 
Eu sempre faço comentários da importância da família e dos laços familiares no desenvolvimento das crianças aqui no blog. Não é difícil perceber o quanto é relevante para uma criança ter o contanto com parentes e, sobretudo, saber sobre sua história familiar e sua origem.  Mostrar momentos que foram complicados na família e o êxito dos obstáculos vencidos por pessoas que integram a família pode ser uma maneira de prolongar a família por muitas gerações. Contar a história da família é uma forma de preservá-la e aumentar os laços entre as pessoas que fazem (ou fizeram) parte dela.
Em um momento tão delicado que o mundo vem passando pode ser uma luz que nos encaminhe para restaurar o valor da família como a primeira instituição que fazemos parte e ressaltar que devemos sempre valorizar nossos pais, avôs, irmãos e demais familiares e com isso nossa origem, nossos valores e princípios.  





________________________________
Fonte de inspiração para nossa postagem: O  artigo “The Stories that Bind Us” (“As Histórias que nos Unem”)  escrito por Bruce Feiler, New York Times.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA