Dicas de segurança no parquinho - Playground mais seguro

30 junho 2014 | Postado por Casinha da Cys



Um dos lugares que os pequenos mais gostam de ficar é nos espaços que têm brinquedos. Em vários lugares é possível encontrar um parquinho: na escolinha, no condomínio que moramos, em restaurantes, casas de festas  e muitos outros lugares destinados ao público infantil. A criança precisa brincar, mas para isso é necessário ter segurança nos locais utilizados para a garotada brincar.  Os pais precisam ficar atentos se o local oferece uma estrutura com segurança para evitar problemas para os pequenos. Agora no período de férias essa atenção tem que ser redobrada por parte dos pais ou de quem vai ficar com a garotada nos parquinhos.  Veja alguns pontos importantes para segurança do seu filho...
Dicas importantes

  • Se o brinquedo é bem conservado;
  • A capacidade ideal de criança para brincar no brinquedo; 
  • O peso e/ou altura necessária para usar o brinquedo;
  • A faixa etária sugerida no brinquedo para ser utilizada pelas crianças; 
  • Não permitir que adultos utilizem os brinquedos. 
Estas são algumas das precauções importantes que os responsáveis pelas crianças precisam ter para a brincadeira ser divertida e segura para todos.    

Confira a publicação da Revista Crescer sobre o tema...
Atualmente, todos os parques infantis já são regulamentados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas a proposta do deputado é que as normas, que não são obrigatórias, sejam transformadas em lei. Caso seja sancionada, passa a valer apenas para os playgrounds instalados em estabelecimentos de educação infantil e de ensino fundamental, públicos ou privados. Para os demais, as normas de segurança continuariam a valer com base na ABNT. 
A proposta também prevê que, caso sejam necessárias, reformas ou substituições de brinquedos devem ser feitas ainda antes do início do período letivo. Já a manutenção preventiva deve ser realizada nas férias de julho. O estabelecimento que não cumprir as regras terá sofrerá multa de R$ 50,00 por aluno matriculado.
Enquanto o projeto não é sancionado (e as normas não são obrigatórias), o ideal é não descuidar. Checar os equipamentos antes de deixar as crianças se divertirem no parquinho é fundamental. “Independentemente do material (ferro, plástico ou madeira), o ideal é adquirir somente brinquedos com certificado e que atendem as regras de segurança”, diz Fabio Namiki, coordenador da Comissão de Estudos de Segurança em Brinquedos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Cuidado com os acidentes 
As quedas, principal causa de hospitalização por acidente de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, são o maior perigo do parquinho. Além de comuns, podem levar a consequências graves, como traumatismos cranianos. Mas, já que cair faz parte da brincadeira e é praticamente inevitável, uma das regras ditadas pela ABNT diz respeito ao piso do parquinho. Para absorver os impactos, deve ser macio, ou seja, de grama, areia ou emborrachado. A altura também é outro item a ser checado: o risco de lesão é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo superior a 1,5m, segundo estudos da ONG Criança Segura. Outros acidentes podem ser causados pela falta de manutenção, com objetos enferrujados, e também por defeitos de fabricação. 

Ainda que o playground da escola do seu filho seja fabricado com materiais modernos e receba fiscalização periodicamente, saiba que nada substitui a supervisão dos adultos.  

Veja o resumo das regras da ABNT
  • O playground deve ser separado em áreas conforme a faixa etária das crianças; 
  • A área de circulação ao redor do parquinho deve ter, no mínimo, 1,5 metro; 
  • As roscas de parafusos salientes devem ter acabamentos de proteção; 
  • Os cantos dos brinquedos têm de ser arredondados; 
  • Parquinhos de madeira devem ter acabamento liso, livre de lascas ou farpas; 
  • Para desencorajar as crianças a correr dentro da área do trajeto dos balanços, é necessário instalar barreiras de segurança em torno dos brinquedos.

________________________
Fonte de informações: revistacrescer.globo.com



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA