Pernambuco e seus encantos

08 janeiro 2015 | Postado por casinhadacys










Olá, você que visita nossa Casinha da Cys! Como a gente aqui adora viajar porque não existe nada mais divertido do que sair caminhando e cantando (risos), vamos postar algumas dicas de passeios que você pode fazer com toda família pelo interior de Pernambuco. Muita gente fala das praias da Região, realmente belíssimas, mas Pernambuco também tem outros atrativos, uma de suas atrações é a riqueza cultural. Você e sua família podem desfrutar de lugares interessantes, comidas deliciosas e uma diversidade cultural extremamente vibrante e encantadora. Em nossa visita ao interior de Pernambuco descobrimos alguns lugares muito legais. Confira nossa aventura...
O encanto de Gravatá
Uma cidade localizada a 85 km do Recife. Tem um charme todo especial porque lembra cidades europeias com suas casas e chalés lindíssimos. Você vai encontrar uma grande estrutura hoteleira, casas para alugar com qualidade e conforto, restaurantes com boas comidas. A cidade tem um clima diferenciado  na época do inverno tem um clima especial com comidas deliciosas e um saboroso chocolate quente. É um dos destinos mais charmosos de Pernambuco.
Passamos alguns dias no Condomínio Gravatá Country  e foi muito bom poder ficar perto da natureza. O lugar é lindo e alugamos uma casa lá por 12 dias.  
 

Bonito, uma cidade bonita de conhecer
Um lugar que deixa qualquer um admirado com sua beleza. A cidade de Bonito tem piscinas naturais,  cachoeiras e rios com paisagens deslumbrantes. Para quem gosta de aventuras é o lugar propicio para fazer trilhas ecológicas,  o rapel nas cachoeiras é uma diversão de tirar o fôlego.  No lugar encontramos acomodações em charmosos engenhos que hoje servem de hotéis e pousadas com tranquilidade e conforto. Logicamente que algumas atividades não podem ser feitas com crianças, mas você poderá ter fortes emoções com os pequenos em um lugar tão encantador como Bonito. Em Bonito não ficamos hospedados foi só uma passagem pelo lindo local. Entretanto, foi possível perceber como o lugar é lindíssimo.
  

Caruaru, cidade do artesanato e do Forró
Caruaru é a terra do Mestre Vitalino. É um lugar que todo visitante vai ficar deslumbrado com o artesanato tão colorido e diferente. Conhecer o Auto do Moura, considerado pela Unesco o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é uma parada obrigatória para quem quer conhecer a arte do lugar.   Ficamos admirados com o tamanho da cidade e com a famosa Feira de Caruaru, a maior feira livre do mundo, considerada patrimônio imaterial do Brasil pelo IPHAN.
No mês de junho a cidade se transforma na  Capital do Forró, as festas juninas são famosas no Brasil. No período da Semana Santa,  Caruaru também tem agitação dos turistas que visitam Fazenda Nova, próximo a cidade, para assistir o Drama da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
Em Caruaru fomos ao Espaço Cultural Tancredo Neves. Nossa primeira parada foi no Museu da Caroá, o local  foi  construído em 1935 e era uma antiga fábrica. Fomos recebidos por um senhor muito educado que nos passou informações do lugar. No espaço tem mobiliário, maquinário, documentos e fotografias da antiga Fábrica Caroá.
Em seguida fomos ao conhecer o Museu do Barro de Caruaru – Espaço Zé Caboclo.  É um lugar que conta com um  acervo de cerca de 2.300 peças expostas em cinco ambientes. O local abriga salas com obras do  Mestre Vitalino e Família, Coleção de Abelardo Rodrigues. Lá você vai encontrar o Memorial Elba Ramalho, muito admirada na cidade de Caruaru, como também o espaço dedicado ao Rei do Baião, lá tem reunido salas  com  roupas, documentos, fotografias,  discos, troféus, e instrumentos musicais que pertenceram a Luiz Gonzaga.
Fomos recepcionados pelo ator Adélio Lima que interpretou Luiz Gonzaga no filme Gonzaga de Pai para Filho. Adélio é uma simpatia e nos deu uma aula sobre a obra e vida de um dos maiores ícones da música Brasileira que em 2012 faria 100 anos: Luiz Gonzaga.  
Caruaru é uma cidade com muita coisa para se admirar  e comprar. Leve o cartão e dinheiro porque o artesanato e confecções de lá são maravilhosos e um atrativo para os olhos.


Brejo da Madre de Deus, o lugar do ecoturismo
A cidade é famosa por realizar na Semana Santa a Paixão de Cristo, um espetáculo fabuloso no maior Teatro ao ar livre do mundo. O local do espetáculo tem uma área de 70.000 m². Quem for conferir a encenação do mega espetáculo ficará impressionado com a arquitetura das construções que lembram como era a cidade que viveu Jesus Cristo. Em outra oportunidade assistimos a Paixão de Cristo e foi uma grande emoção. Tem uma Pousada que é um encanto com arquitetura que lembra a época que Jesus viveu.  Vale muito conferir tudo é lindo!
A cidade de Brejo da Madre de Deus tem outro atrativo, é uma das apostas do estado de Pernambuco para o turismo ecológico, lá o visitante vai encontrar muitas cachoeiras, locais para praticas de esportes radicais e uma natureza diversificada. Brejo vem se tornando um lugar de grande atração para os amantes do ecoturismo.  



Garanhuns, a cidade das belas flores
Fica mais distante da capital Pernambucana, mas vale muito a pena conferir um lugar tão lindo. Garanhuns  é chamada da Cidade das Flores. O lugar tem belas paisagens e um clima que nem parece uma cidade da Região Nordeste Brasileiro. Para quem vai  visitar a cidade no mês de Julho, vai poder conferir o tradicional  Festival de Inverno de Garanhuns, durante o mês tem várias atrações locais e nacionais que fazem parte da programação do Festival, uma ótima dica para passeio com toda a família
Como é uma cidade com clima frio, o Fondue e chocolate quente é a combinação gastronômica  que não pode faltar.  
Quando for visitar a cidade não deixe de conhecer as sete colinas: Ipiranga, Triunfo, Quilombo, Antas, Magano, Monte Sinai  e Columinho. Visite em Garanhuns a Praça Tavares Correia, lá tem o famoso  Relógio de Flores, o  Centro Cultural, Parque Euclides Dourado, Parque Ruber Van Der Linden, Praça da Bíblia  e o  interessante Castelo de João Capão.  Uma cidade  encantadora com suas flores.


Bezerros, a Terra dos Papangus
Ir para Bezerros foi uma parada estratégica para comprar bolo, muitos falavam dos bolos da cidade e fomos conferir.  É uma cidade típica do interior com casas antigas mais muito bonitas com um conjunto arquitetônico do século 19,  igreja linda e um povo hospitaleiro.  No período do Carnaval, a pequena cidade é mais um polo de animação de Pernambuco. Quem vai a Bezerros nesta época vai poder presenciar um Carnaval típico do interior. A cidade  a cada ano vem apresentando  a magia de um dos mais belos Carnavais de Pernambuco. Tem um Carnaval animado e colorido com os famosos Papangus de Bezerros.
A cidade é  cercada por uma reserva ecológica. A  Reserva Ecológica de Serra Negra fica localizado a 10 Km de Bezerros, que tem o Parque Ecológico, próximo ao Polo Cultural. Lá você vai encontrar paisagens de tirar o fôlego como o Sítio Pedra Solta,  o Mirante da Gruta do Deda e o Mirante de São Francisco. Maravilhoso!



Triunfo um lugar maravilhoso
Uma das cidades mais bonitas de Pernambuco e com um clima agradabilíssimo, no inverno a temperatura da cidade  pode chegar a 8ºC durante a madrugada. Triunfo, a cidade mais alta de Pernambuco,  fica localizada a mais de mil  metros de altitude. A cidade tem uma estrutura diferente com uma arquitetura muito elegante e vibrante, como também muito arborizada.  
Tem um lago muito bonito no centro da cidade, o lago João Barbosa. Conhecemos o Museu do Cangaço, o local tem um acervo de mais de 500 peças, com objetos pessoais de Lampião  e uma pequena biblioteca com mais de 40 livros. Segundo contam na cidade, Lampião costumava ficar em Triunfo para descansar e gostava muito do lugar.
Na cidade tem um prédio lindíssimo:  Cine Teatro Guarany, um prédio tombado pelo patrimônio histórico. No mês de Julho a cidade  tem clima de festa com a tradicional Festa dos Estudantes com várias atividades culturais.  O clima frio no mês de julho é um convite para um chocolate quente e um fondue delicioso. Ficamos em uma Pousada muito agradável.  Tem também o Festival de Cinema de Triunfo.  A cidade também tem um Carnaval muito animado.
Não deixe de conhecer  em Triunfo o  Cristo Redentor,  o Parque Aquático,  a Cacimba de João Neco, Cachoeira do Pinga, Pico do Papagaio,  Mirante do Cruzeiro, Cachoeira do Grito, Furnas da Laje, visitar a Casa de Francisco Brennand.  Agora  um passeio imperdível é fazer a descida no Teleférico. Triunfo é um lugar que a gente fica com vontade de voltar. Linda cidade!


Esperamos que tenha gostado do nosso breve resumo das cidades que passamos nas férias. Cada uma tem seu encanto. Pernambuco é uma Região multicultural e fascinante. Quem puder conhecer não vai se arrepender e para quem é de Pernambuco, valorize mais o Estado, pois ele é muito bonito. 


Um vídeo bem legal do Governo do Estado com alguns lugares
interessantes para você conhecer em Pernambuco.

Pernambuco é só chegar

      

Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia descanso feliz. Guardando as recordações das terras por onde passei. Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.
Chuva e sol, poeira e carvão. Longe de casa sigo o roteiro mais uma estação e a alegria no coração.
Mar e terra, inverno e verão. Mostre o sorriso. Mostre a alegria, mas eu mesmo não e  a saudade no coração.

(Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil)                    


Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Um comentário:

  1. Conheci Pernambuco em 2010. Ficamos maravilhados com tanta diversidade e com o carinho dos pernambucanos.
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA