Fogos de artifícios: uma brincadeira perigosa para criança

21 junho 2013 | Postado por casinhadacys


No mês de junho é muito comum , em várias partes do país, tanto adultos como crianças fazer uso dos fogos de artifícios para comemorar os festejos juninos. Entretanto, o uso de fogos de artifício é uma brincadeira perigosa para adultos e principalmente para crianças. Como estamos em época de Jogos do Brasil, por conta da Copa das Confederações, temos um aumento do uso dos fogos em todo país.
Adolescentes e crianças comprando fogos que não são permitidos para menos indiscriminadamente e fazendo uso dos fogos, muitas vezes até com o consentimento dos responsáveis por eles, representa um perigo para os jovens que muitas vezes não   tomam os cuidados necessários e podendo causar danos a saúde das crianças. Os acidentes com fogos de artifícios nesta época do ano é frequente nas pequenas e grandes cidades brasileiras, como consequências de e lesões irreversíveis.

Encontramos no portal da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde algumas informações sobre o tema. Confira!

Fogos de artifício causam, geralmente, queimaduras de segundo  grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento  médico. Além disso, eles podem explodir nas mãos, mutilando o  manipulador. Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas emergências dos hospitais
chegam a dobrar. Mais de 80% das vítimas são crianças. Os motivos para esta alarmante incidência são a imprudência no uso  de materiais inflamáveis e explosivos (fogos de artifício, balões) e  brincadeiras perto das chamas das fogueiras.  

Classificação dos Fogos de Artifício:
Classe A (Infantil) - podem ser vendidos para menores e sua  queima é livre (recomendável assistência de adultos);
Classe B (Juvenil) - podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (também sob a assistência de adultos);
Classe C (Adulto) - venda proibida a menores de 18 anos;
Classe D (Profissionais) - venda proibida a menores de 18 anos em qualquer hipótese. Só pode ser queimado com licença prévia  da autoridade competente.

Cuidados:
Compre os fogos de artifício somente em lojas credenciadas pelo Corpo de Bombeiros. Evite a aquisição junto a camelôs;
Não solte fogos perto de hospitais, sob copas de árvores ou perto de fiações elétricas;
Não entregue fogos de artifício a crianças, pessoas alcoolizadas ou pessoas inabilitadas para o uso;
Prefira soltar os fogos de artifício em locais abertos, de preferência em áreas amplas e sem vegetação por perto;
Siga as instruções de uso do fabricante impressas nas caixas dos fogos de artifício;
Nunca aponte para pessoas e verifique se não existem materiais combustíveis nas proximidades;

Acidentes
Queimaduras;
Amputação dos dedos e até mesmo da mão;
A explosão de uma bombinha próximo dos olhos poderá causar cegueira;
Perda auditiva provocada por ruído.
  
Socorro às vítimas de acidentes com fogos de artifício:
 Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável. Não aplicar creme dental, sabão, borra de café, manteiga ou azeite;
Se ocorreram queimaduras graves (em face, 2º e 3ºgraus ou em grandes extensões do corpo) acione o Corpo de Bombeiros, pelo fone 193, mantenha a calma e conforte a vítima até a chegada do socorro.

Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo e pomadas. Procure o serviço de saúde mais próximo, para atendimento médico adequado. Para saber se existe alguma unidade de saúde de referência no atendimento de queimados na sua cidade, entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu estado ou município.

_____________________________________________
Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA