4ª edição do projeto Recife Antigo de Coração

27 junho 2013 | Postado por casinhadacys


A população poderá assistir aos jogos finais da Copa das Confederações, neste domingo (30), em um telão que será montado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. A exibição marcará a 4ª edição do projeto Recife Antigo de Coração, que garante a abertura do bairro para a prática esportiva, além de promover lazer, entretenimento e atividades lúdicas para pessoas de todas as idades. O primeiro jogo a ser exibido será às 13h e o seguinte às 19h. Brasil, Espanha, Itália e Uruguai são as Seleções finalistas.
O Recife Antigo de Coração é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Além da exibição de jogos, o projeto vai seguir com a sua principal característica que é de proporcionar uma programação para toda a família. A expectativa da Secretaria de Turismo e Lazer é de que pelo menos 5 mil pessoas circulem pelo bairro, entre às 8h e 22h, aproveitando os três polos oferecidos: Infantil, Esportivo e Cultural.
O Marco Zero e as ruas adjacentes será o espaço destinado ao Polo Cultural. Ainda no clima do São João, das 16h às 18h, o próprio Marco Zero irá receber um trio de forró e a quadrilha junina de bonecos gigantes. Na parte da manhã, das 10h até ao meio-dia, acontece à apresentação do grupo musical Conxitas.
O projeto Dançando na Rua, que integrou o Recife Antigo de Coração desde o último mês de maio, também estará de volta, desta vez na Rua Domingos José Martins. Agora em um espaço mais amplo, casais de todas as idades poderão dançar, acompanhando dançarinos profissionais. O Dançando na Rua acontece das 16h às 22h, contando com o som das orquestras do Maestro Lima Neto, Gafieira de Bamba e Maestro Spok.
A Avenida Rio Branco abrigará a Exposição de Carros Antigos, das 12h às 18h. Em paralelo, acontece a exposição de artistas mirins, que produzirão pinturas em camisas de malha disponíveis para comercialização. Além disso, durante todo o dia, artistas locais estarão grafitando em telas. 

A tradicional caminhada cultural tem saída marcada para as 14h, do Marco Zero. O percurso, que é acompanhado por guias de turismo, passa por diversas ruas do bairro e mostra a história da cidade. Às 16h, a Orquestra Vienna, fundada em 2006, irá transitar pelo bairro, levando música para a população.
A Avenida Alfredo Lisboa será parte do Polo Infantil, com programação das 8h às 18h. A recreação será feita com atividades de esportes adaptados, que estimulam o raciocínio lógico, como jogo de xadrez, dama, dominó, entre outros. Também haverá exposição de álbuns de figurinhas antigas, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.  Na Rua Dona Maria Cesar, das 16h às 17h, acontecerá a apresentação teatral do clássico O Mágico de Oz.
Durante todo o dia, a Ong Atrelando vai levar para o bairro uma atividade chamada “Brincando com a oralidade”. A apresentação será composta por músicas regionais como baião e xote. O objetivo do grupo é brincar com a oralidade através de trava-línguas, parlendas, adivinhas e contos tradicionais. Haverá espaço, ainda, para oficinas educativas com material reciclável. Essas atividades serão distribuídas em cinco oficinas nos horários das 9h às 12h e das 15h às 17h. Resíduos como latas, tampas, plásticos, lacres, lonas, PET e muitos outros, serão utilizados nesta brincadeira. 

Trechos das avenidas Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda abrirão espaço para o Polo Esportivo. Assim como aconteceu em todas as edições anteriores, haverá aluguel de patins e bicicleta, das 8h às 18h. O Basquete de Rua, sucesso nas edições anteriores, também estará acontecendo no mesmo horário, com o apoio da Federação Pernambucana de Basketbal. Os adeptos ao skate poderão usufruir da rampa que estará montada das 8h às 18h, na avenida Alfredo Lisboa.

A rua Dona Maria Cesar, das 10h às 18h, contará com área para a prática de Badminton. O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola é utilizada uma peteca. Das 14h às 18h, acontecerá a patinação artística, onde patinadores profissionais integrantes do grupo de Cuscuz do Patins irão realizar demonstrações. Além disso, monitores também irão auxiliar as pessoas que quiserem aprender a andar de patins.

Algumas ruas estarão bloqueadas para o acesso de veículos, com o objetivo de proporcionar mais segurança para as pessoas que estarão curtindo o Recife Antigo de Coração. Os motoristas não poderão trafegar pelas: Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, Rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins e Praça do Arsenal da Marinha. O acesso ao bairro continua acontecendo pela Ponte Giratória, Buarque de Macedo e a do Limoeiro, além da Avenida Cais de Apolo e Cais de Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, sendo oferecido estacionamento para portadores de necessidades especiais.

A Prefeitura do Recife disponibilizará o seu estacionamento, com 620 vagas, para garantir maior comodidade aos cidadãos. Quatro vans irão realizar o translado das pessoas rumo à área de lazer, de forma gratuita. O serviço irá funcionar das 8h às 23h. A expectativa é que as pessoas esperem pela van cerca de 10 a 15 minutos.

OUTRAS ATIVIDADES
Em paralelo ao Recife Antigo de Coração, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer continuará acontecendo normalmente, das 7h às 16h. Da mesma forma, a Feirinha do Bom Jesus, das 14h às 22h, e a Feira do Prodarte, na Avenida Barbosa Lima, também das 14h às 22h.




Nossos passeios durante o Recife Antigo de Coração...




_____________________
Fonte para nossa postagem: recife.pe.gov.br
Imagens: Arquivo Casinha da Cys



0 Comentários | Compartilhe este post |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA