Você sabe o que é Bruxismo?

13 agosto 2015 | Postado por casinhadacys



Se seu filho  faz um barulhinho nos dentes, ou seja, ele faz um ranger nos dentes, ele pode ter Bruxismo, uma desordem funcional. O  nome tem origem do grego brycheinm, que significa ranger dos dentes. Existe o Bruxismo noturno e o Bruxismo diurno. No que ocorre durante o dia,  é uma atividade semi voluntária da mandíbula, a criança apertar os dentes por hábito ou uma espécie de tique. No caso do bruxismo do sono é uma ação  inconsciente enquanto a criança encontra-se dormindo.
Apesar de muito comum, os pais demoram a entender que o ranger dos dentes é uma consequência de um problema de saúde.  A criança que tem bruxismo aperta os dentes sem querer aplicando muita força sobre a musculatura mastigatória.
O bruxismo tende a ser considerado como um estado de hiperatividade muscular da criança. Geralmente a criança que tem bruxismo apresenta o ranger nos dentes diante aos estímulos vividos durante o dia.   
O bruxismo afeta crianças e pode ocorrer também em adultos. Apesar de não ter  uma causa definida,  o bruxismo ocorre em 15% das crianças, mas ele tem ligação com  fatores genéticos, problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, como também tem relação aos fatores do cotidiano: ansiedade, tensão e estresse.   Ele  pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, afetando  a integridade dos dentes e até causar problemas de saúde bucal, como problemas ósseos.  
Um sintoma comum do bruxismo é a dor na mandíbula e nos músculos da face,  dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido. Normalmente quem tem bruxismo tem  alterações do sono.
O diagnóstico com precisão é feito por um médico para fazer avaliação clínica e até exames, como o exame que identifica o grau do distúrbio e maneira adequada para conduzir o tratamento. O bruxismo apesar de não ter cura, alguns medicamentos ansiolíticos (drogas, sintéticas ou não, usadas para diminuir a ansiedade e a tensão) surtem efeitos para amenizar e controlar o distúrbio.
O melhor a fazer é levar seu filho ao pediatra e falar sobre o hábito de ranger os dentes que ele apresenta, apenas com uma ajuda de um especialista você vai saber se é o problema que seu filho tem é mesmo bruxismo.


Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Um comentário:

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA