Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 abril 2013 | Postado por Casinha da Cys



O Autismo foi descrito pela primeira vez em 1943 e  no ano de 1993 foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde. O Autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID),  conhecido também como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD).   Ele interfere na maneira como os indivíduos se comportam, comunicam e interagem socialmente.


A Lei n. 12.764  instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. É uma forma de assegurar a quem tem Autismo o direito de ter uma vida com mais qualidade de vida.
De acordo com a  ONU, existe no mundo  mais de 70 milhões de pessoas com Autismo.  O número de casos é maior em meninos, com uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo. É estimado que exista 2 milhões de autistas no Brasil.
Infelizmente, ainda não se tem muito esclarecimentos sobre o Autismo. Portanto, é relevante uma data como o  Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), instituído em 2007 pela Resolução nº 62/139 da Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar atenção de toda a sociedade sobre questões relacionadas ao Autismo. Muitas famílias ainda sofrem sem ter ajuda para poder oferecer uma vida mais digna aos portadores de Autismo.

Estamos publicando uma lista de alguns filmes e livros que abordam o Autismo para que você possa entender melhor sobre o assunto. 
Confira as indicações dos filmes e livros... 
  

Filmes sobre Autismo_______________________________________

Autismo - O Musical -  2010  
O filme acompanha os esforços de 11 crianças autistas que se preparam para montar um musical ao vivo em Los Angeles.










Temple Grandin  - 2010
Cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana. 



Um Amigo Inesperado (After Thomas) - 2006
Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio. 








Rain Man -  1988
Rapaz (Tom Cruise) viaja a asilo e descobre que tem um irmão autista (Dustin Hoffman) para quem o pai deixou toda sua fortuna. Resolve então 'raptar' o irmão para tentar forçar um 'acordo' financeiro com os tutores do irmão, porém em sua viagem de volta, passa a conhecer as dificuldades e os 'dons' do irmão e surge um sentimento de amor e carinho. Oscars de melhor filme, ator, direção e roteiro. Inspirando em vários autistas adultos.





Meu Filho Meu Mundo - (Son-Rise, A miracle of Love) -  1979
Raun parecia um saudável bebê mas, com o passar do tempo, vai ficando claro o porquê de seu ar sempre ausente: ele sofre de autismo. Começa então o comovente e difícil trabalho dos pais para penetrar no mundo particular de Raun. História autobiográfica da família que fundou o método Son-rise.



Molly Experimentando a Vida - (Molly) 1999
Molly McKay é uma mulher de 28 anos que é intelectualmente "lenta", pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com o fechamento da instituição, Buck McKay, seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos. Além disto, Buck está atravessando problemas em sua vida profissional. Quando Buck fica sabendo através dos médicos de uma arriscada cirurgia experimental que pode curar Molly, ele dá seu consentimento.



Uma Família Especial - (Magnificent 7) - 1985
Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama baseado na história de Jackie Jackson.






O Balão Preto - (The Black Baloon) -  2008
Quando Thomas e sua família mudam-se para uma nova casa ele tem de começar em uma nova vida, nova escola, tudo que ele quer é que continue a normalidade de sua vida Quando sua mãe fica grávida seu pai Simon o coloca para cuidar de seu irmão mais velho Charlie, que é autista




Adam -  2009
Adam (Hugh Dancy) é um jovem nascido com Síndrome de Asperger que vivem em Manhattan. Seus pais morreram, mas ele tem um amigo Harlan (Frankie Faison), que está sempre lá para Adam. Ele tem dificuldades de comunicar com os outros e gosta de fugir para o seu amor pela exploração do espaço. Quando Beth (Rose Byrne), uma professora da escola, se muda para o apartamento em cima dele, ele começa a construir o relacionamento pessoal com ela que ele tão desesperadamente desejos. 

Um certo olhar -  2006
Quando Alex (Alan Rickman) relutantemente decide dar boleia à jovem e energética Vivienne (Emily Hampshire), mal imagina que o mundo dele irá virar-se do avesso. Durante a viagem, eles sofrem um terrível acidente de automóvel e Vivienne tem morte instantânea. Alex visita a mãe de Vivienne, Linda (Sigourney Weaver), e vem a descobrir que esta é autista.






O menino e o cavalo -  2009
Rupert Isaacson tinha sonhado o melhor para o filho, imaginava as brincadeiras, as conversas, os passeios.  Depois de Rowan nascer, porém, começou a perceber que o seu sonho nunca se iria realizar. O menino não falava, não reagia, refugiava-se no seu mundo, fechado numa concha invisível. Era autista.  O Menino e o Cavalo é a história real, extraordinária, de um pai que vai até aos confins do mundo para curar o filho. É a aventura de uma família única, que arrisca tudo, movida por uma fé inabalável. E que, nas distantes estepes da Mongólia, consegue finalmente o milagre de abrir a concha, e entrar no mundo misterioso de Rowan.



Querido John (Dear John) -  2010
Dirigido por Lasse Hallström e baseado no romance do aclamado autor Nicholas Sparks, Dear John conta a história de John Tyree (Channing Tatum), um jovem soldado que foi para casa durante uma licença e de Savannah Curtis (Amanda Seyfried), a jovem universitária idealista por quem ele se apaixona durante as férias de faculdade. Durante os próximos sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.


Forrest Gump – O contador de historias -  1994 
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.












Documentário - Coragem de mãe: falando sobre o autismo.

(A Mother’s Courage: Talking Back to Autism)
Um documentário de Fridrik Thor Fridriksson, conta a história de Margret, uma mãe que fez tudo em seu poder para ajudar seu filho.  Keli é um garoto de 11 anos de idade que é  autista.








Ocean Heaven -  2010 
A história do amor incansável de um pai pelo seu filho autista, Dafu, que parece distraído, repete o que as pessoas lhe dizem, nada com maestria, mantém tudo em casa em lugares determinados e talvez não esteja totalmente ciente da morte de sua mãe, ocorrida há alguns anos.









 Seleção de Livros sobre o Autismo________________________













Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger. Estratégias praticas para Pais e Profissionais.
Editora: M. Books
Autor: CHRIS WILLIAMS & BARRY WRIGHT 
Ano: 2008 
Versão em inglês: How to Live With Autism and Asperger Syndrome: Practical Strategies for Parents and Professionals.
Editora:  Jessica Kingsley Pub

Autismo Infantil: Fatos e Modelos
Editora: Papirus
Autor: MARION LEBOYER 
Ano: 2002 
 
O Mundo da Criança Com Autismo
Idioma: Português Europeu
Editora: Porto
Autor: BRYNA SIEGEL 
Ano: 2008 
Versão em inglês: The World of the Autistic Child
Editora: Oxford Univ Press Usa

Autismo e Outros Atrasos do Desenvolvimento
Editora: Revinter
Autor: ERNEST CHRISTIAN GAUDERER 
Ano: 1997

Autismo e Inclusão: Psicopedagogia e Práticas Educativas na Escola
Editora: Wak
Autor: EUGÊNIO CUNHA 
Ano: 2009

Dificuldades de Relacionamento Pessoal, Social e Emocional
Editora: Artmed
Autor: MICHAEL FARRELL 
Ano: 2008 

Autismo e Educação: Reflexões e Propostas de Intervenção
Editora: Artmed
Autor: CARLOS ROBERTO BAPTISTA 
Ano: 2002 

Autismo Infantil: Novas Tendências e Perspectivas
Editora: Atheneu
Autor: FRANCISCO BAPTISTA ASSUMPÇÃO JÚNIOR & EVELYN KUCZYNSKI 
Ano: 2007 

Vivências Inclusivas de Alunos com Autismo
Autor: Suplino, Maryse
Editora: Inovacão Distribuidora de Livros Ltda
150 Jogos para a Estimulação Infantil
Editora: Ciranda Cultural
Autor: JORGE BATLLORI 
Ano: 2003 

Autismo Esperança pela Nutrição
Editora: M. Books
Autor: CLAUDIA MARCELINO 
Ano: 2010 

Autismo Infantil
Editora: Memnon
Autor: JOSE SALOMÃO SCHWARTZMAN 
Ano: 2003 
 
Comunicação Alternativa
Editora: Memnon Edições Científicas
Autor: Débora Deliberato; Maria de Jesus Gonçalves; Eliseu Coutinho de Macedo. Ano: 2009

Eu Falo sim
Livro: Eu falo sim
Autor: Silmara Rascalha Casadei e Vera Lucia Mendes Bailão

Não Fala Comigo - A História de um Autista
CAPA em PDF (arquivo no GoogleDocs)
Autor: Rômulo Nétto
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Ano: 2011 


Fonte de informações sobre os livros e filmes: Revista Autismo
Fonte das imagens dos filmes: Google



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA