18 de Abril Dia Nacional do Livro Infantil

18 abril 2013 | Postado por casinhadacys



O que podemos entender como o processo de surgimento da Literatura Infantil é quando a criança começa a ser vista com outro olhar na sociedade. Impulsionando o aparecimento de objetos industrializado como o brinquedo e culturais como o livro. A Literatura Infantil  tem seu crescimento a partir do século XX. Hoje ela representa uma grande contribuição para o mercado de livro brasileiro. 
No dia 18 de abril é o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos escritores   mais expressivo e importante para o público infantil. Como forma de homenagem o então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, estabeleceu a data do aniversário do escritor como sendo o Dia Nacional do Livro Infantil.


Os clássicos criados por Monteiro Lobato fazem parte do universo infantil e até hoje estão no imaginário das crianças e nas belas recordações dos adultos.
Adultos como eu que cresceram com histórias de mundo encantado, seres mágicos, boneca que fala e sabugo de milho dotado de muita sabedoria. O escritor com sua genialidade transmitia,  através das  suas histórias contando uma história dentro de uma história, lições culturais, preservação a natureza (já naquele tempo!), amor, respeito e bondade. Ele mostrava, através de suas histórias,  que mesmo brincando as crianças poderiam aprender sobre coisas  que seriam úteis para o resto da vida.  Monteiro Lobato desenvolveu em  a Aritmética da Emília e  Emília no País da Gramática, tratando de assuntos como regras de Matemática e regras de Português.
A história A Menina do Nariz Arrebitado foi o inicio de uma trajetória de sucesso para o autor e começo do encantamento das crianças por seus contos infantis que fizeram parte da infância de muita gente. Depois  chegou a televisão com as histórias contadas no seriado  Sitio do Picapau Amarelo, o  programa foi sucesso e agradava o público infantil e até os adultos com suas histórias de contos de fada. 

Cresci assistindo o Sitio do Picapau Amarelo e quando lembro da Emília, Pedrinho,  Narizinho do Visconde de Sabugosa, da Dona Benta   uma boa contadora de histórias e que instigava a imaginação das crianças, das delícias da Tia Nastácia, do Tio Barnabé, o Saci, da temida Cuca e de tantos outros personagens que fizeram parte da minha infância, com os livros e o programa de TV, sinto um pontinha de saudade  a sensação de como tudo era tão simples, mas tão divertido.  A minha infância foi mais alegre e mágica por ter como inspiração as extraordinárias histórias do escritor que tinha um jeito peculiar de escrever e fazer a gente que era criança sentir a impressão de que fazia parte da história. Com as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo muitas crianças puderam ter a oportunidade de conhecer contos tradicionais da Literatura mundial como  Peter Pan, Don Quixote, Pinóquio, lendas do Folclore brasileiro e muitos outros. Todos apresentados nas histórias vividas pela turma do Sítio.
 
Portanto, a gente aqui da Casinha da Cys sempre incentiva você que é responsável por criança a mostrar o quanto é divertido, mágico e importante ter o hábito da leitura e poder adquirir o prazer de ter em um livro uma forma de  aprender, sonhar e viajar.



Assim, faça da leitura de bons para seu filho mais uma forma de contribuição para o crescimento e desenvolvimento dele como cidadão do mundo  e como ser humano habitante do Planeta.

  

  
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA