Kanelbullar, pão doce feito com canela e cardamomo

11 outubro 2014 | Postado por Casinha da Cys


Kanelbullar  é  um pão doce tradicional na Suécia, país que uma das minhas irmãs mora e que gostamos muito. Ele surgiu na década de 1920, depois da I Guerra Mundial quando o país começou a ter mais disponibilidade de ingredientes para fazer doces.
O Kanelbullar é feito com uma massa fininha, com canela, levedura e para quem gosta é enriquecido com cardamomo. O cardamono  é uma especiaria muito antiga da família do gengibre e produz  um agradável efeito aromático na culinária.
Lá na Suécia no dia 4 de outubro tem o Kanelbullens Dag, o dia nacional dos pãezinhos de canela. É tão comum que você encontra as pessoas comendo o ano todo na Suécia.
A receita que minha irmã, que mora na Suécia ensinou, e que minha filha gosta de fazer é Kanelbullar 

Para a massa:
2 2/3 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 colheres  cheias de chá de fermento biológico seco
4 colheres de sopa rasas (50g) de manteiga
3/4 colher de chá de sal
1/3 xícara de açúcar
Se você encontrar cardamomo acrescente  1/2 colher de chá de cardamomo moído

Para preparar o recheio:
1 colher cheia de chá de canela em pó
4 colheres de sopa rasas (50g) de manteiga temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar

Para cobertura:
Açúcar fininho para polvilhar   (na Suécia é usado o açúcar pérola)
1 ovo (gema)


Como preparar

Passo a passo da receita...
Em uma tigela você coloca o leite morno com a manteiga (a manteiga não pode ser gelada!), em seguida, para conseguir a fermentação, acrescente o açúcar e o fermento. Espere a mistura fermentar por  5 minutos.
Aqueci o leite e a manteiga em uma panelinha até ficar morno, e misturei em uma tigela com o fermento e o açúcar para deixar fermentar por 5 minutos.

Usando o cardamomo.
Se você for fazer com cardamomo é bom colocar pedacinhos pequenos. Então, depois de moer é bom dar uma peneirada no cardamomo.  Acrescenta junto com o sal vai adicionando aos poucos o restante dos ingredientes da receita como tem no passo a passo.

Continuando a receita...
Caso não tenha feito com cardamomo é só seguir a receita sem se preocupar com o cardamomo, ok!

Para quem não fez com o cardamomo, é hora de colocar o sal e adicionar a farinha aos poucos. Lembrando: deixar um pouco da farinha de trigo para ajudar na hora de abrir a massa. Continuar acrescentando na tigela que tinha a manteiga, fermento, leite morno e depois o sal mais farinha de trigo aos poucos e mexendo com uma colher.  Chega a hora de colocar a mão na massa e trabalhar com ela até que fique macia, sem ficar grudando na mão. Sovar bem a massa e depois deixar ela “descansando” por aproximadamente 30 minutos, mas não esqueça de cobrir a massa com plástico filme.  Algumas pessoas até costuma colocar uma toalha de prato limpa cobrindo a massa.  
Depois do tempo de espera para a massa crescer, você vai trabalhar novamente com a massa sovando no  balcão da cozinha. Abrir a massa (como se fosse uma pizza) com um rolo.



Passo seguinte...
Faça a o recheio misturando os ingredientes em um recipiente e espalhe sobre a massa. Em seguida, enrole a massa como se fosse um rocambole e corte em pequenos pedaçinhos. Se ficar aparecendo um pedacinho da massa, faça um jeitinho para colocar para dentro do pãozinho. Pincele com uma mistura de ovo, canela e açúcar.


Agora é só colocar no forno pré aquecido em 200º e deixar assar por aproximadamente 15 a 20 minutos dependendo do seu forno.


Olha só como fica....





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA