3ª Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude

02 março 2013 | Postado por casinhadacys


Com homenagem ao grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos, como  também para  divulgar a produção local, começa no domingo 3 de março a terceira edição da Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude

O projeto é promovido pelo Sesc Santo Amaro de Recife, são 11  espetáculos teatrais voltados para o público infantil compõem a mostra.
O evento  em 2013 foi ampliado e a programação segue em todo mês de março, segue até o dia 24 de março,  com espetáculos teatrais para crianças e adultos. É um evento para toda família aproveitar porque tem diversão garantida para todas as idades. 
  
3ª Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude
Sesc Santo Amaro
Rua do Pombal, s/nº, Santo Amaro
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Informações e agendamentos para escolas públicas: (81) 3216-1728
  
Veja a Programação do Evento

03/03 – 16h
Babau ou a vida desembestada do homem que tentou engabelar a morte
Mão Molenga Teatro de Bonecos.
Sinopse - Babau é um espetáculo que ilustra o processo de criação dos mamulengueiros de Pernambuco. Mostra como esses artistas desenvolvem suas práticas e técnicas, a importância e a graça da arte do mamulengo e a difícil realidade na qual os mestres populares estão inseridos.
O universo do espetáculo é baseado na vida e obra de bonequeiros reconhecidamente virtuosos, misturando informações obtidas em conversas com mestres Zé Lopes e Zé Divina.
O elo entre vários mamulengueiros é Babau, um boneco que passa de geração em geração pelas mãos dos mestres. Ele é o personagem que sempre consegue enganar a morte, numa situação inversa a de seus manipuladores e criadores, muitos dos quais morrem esquecidos e miseráveis.
O espetáculo contará com os recursos de  áudio descrição e tradução em Libras
Faixa etária indicativa: 8 anos
   
07/03 – 10h
Seu Rei Mandou - Cia Meias Palavras
Sinopse - Inspirado pela tradição oral, o espetáculo narra, com música ao vivo, humor e poesia, a trajetória de tirania, bravura, esperteza e bonanças de três reis através das histórias: A Lavadeira Real, O Rato que roeu a Roupa do Rei de Roma e O Rei chinês Reinaldo Reis. Todas recontadas e criadas pelo escritor, ator, palhaço, bonequeiro e contador de histórias Luciano Pontes, pesquisador desse ofício desde 2005, acompanhado pela flauta e tambor do músico Gustavo Vilar.

09/03 – 16h
Pindorama, Caravela e Malungo - Grupo Quadro de Cena
Sinopse - Pindorama, Caravela e Malungo é história pra criança acordar e ficar bem acordada para ver e ouvir sobre uma expedição às águas profundas da formação do povo brasileiro. História cheia de bichos, de coisas de mar, de índio, de negro e de branco, de heróis, de bonecos, de verdade verdadeira e de mentira que virou verdade, que se aninham ao universo infanto-juvenil para lembrar da poesia da origem do Brasil.
O espetáculo contará com os recursos de  áudio descrição e tradução em Libras.
Faixa etária indicativa: Livre
  
10/03 – 16h
Fio mágico - Mão Molenga Teatro de Bonecos
Sinopse – A peça é uma parábola sobre o tempo e a importância de se viver e aprender com cada experiência vivida. Conta a história de um menino impaciente, que recebe o dom de adiantar o tempo manipulando o fio de sua própria vida. Esta montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2007.
Faixa etária indicativa: 6 anos
  
12/03 – 15h
Era uma vez - Mão Molenga Teatro de Bonecos
Sinopse - Um grupo de bonecos resolve encenar uma adaptação do tradicional conto de fadas "Rapunzel". Acontece que a bruxa, orgulhosa da sua beleza, decide inverter os papéis. Tenta de todas as formas ser a princesa da história e provoca um rebuliço geral na Companhia de Bonecos. A verdadeira princesa, indignada, decide defender seu posto. Trava-se uma disputa bem humorada pelo papel de princesa. Entre mágicas, números musicais, aparições fantasmagóricas e brincadeiras a história toma rumos inesperados.
Público alvo - Crianças a partir dos quatro anos de idade.
Faixa etária indicativa: Livre

14/03 – 10h
Baú Encantado: conta daí que eu conto de cá
Sinopse - O “Baú Encantado: conta daí que eu conto de cá”: pretende apresentar a história de dois idosos que nunca largaram o “faz de conta” e para tanto quando se encontram transformam-se em duas crianças: Aninho e Didinha (processo que resgata a infância dos próprios atores). Toda história será contada com muita ludicidade: o texto das Sete Saias da Lua será o texto norteador; em paralelo serão contadas histórias de autores pernambucanos e a última intervenção será das crianças que também contarão estórias.
Participação da plateia na construção das estórias.
Faixa etária indicativa: Livre

16/03 – 16h
As Levianinhas em Pocket show para crianças - Cia Animé 
SINOPSE: Além do repertório infantil, a banda de palhaças apresenta algumas canções que agradam a todas as idades, a exemplo de “Biquini de bolinhas amarelinho”. Com histórico de sucesso com seu pocket show para adultos, agora a Companhia apresenta seu novo espetáculo: As Levianinhas em Pocket show para crianças. É a vez da criançada se divertir! O Espetáculo foi premiado no Janeiro de Grandes Espetáculos como Melhor Espetáculo em 2012.
O espetáculo contará com os recursos de  áudio descrição e tradução em Libras.
Faixa etária indicativa: Livre

19/03 – 16h
A Cartola Encantada - Mão Molenga Teatro de Bonecos
Sinopse - A peça começa com o Sapinho que decide realizar um show de mágicas com sua cartola encantada. Apesar de todos os seus esforços, algo sai errado e ao invés de coelhos, o que sai da cartola é um rato vilão que vem sabotar o show. Personagens como a macaca Heleninha, flores, abelhas e uma cobra dançarina conduzem a história.
Faixa etária - Crianças a partir dos quatro anos de idade.
Faixa etária indicativa: Livre

21/03 – 10h
Passaredo - Grupo Proscênio (Sesc Surubim)
Sinopse - Utilizando o universo, do diálogo entre o humano e aves, Passaredo mostra de uma forma lúdica, a relação que existe entre estes dois núcleos, e conta numa ‘história de gente e pássaro’ as mais lindas (ou não) relações que estas pessoas, que somos nós, estabelecem com esta natureza. Além da poesia e vida de Luiz Gonzaga, o espetáculo se apropria de elementos trágicos para contar a saga fictícia de um pequeno “herói”, que por causa da sua amada, aventura-se no sertão em busca do seu amor.
Faixa etária indicativa: 10 anos

23/03 – 16h
Le Petit - Grandezas do Ser - Cia Circo Godot de Teatro
Sinopse - Livremente inspirado na mais famosa personagem de Antoine de Saint-Exupéry, Le Petit Grandezas do Ser apresenta um universo fabular em que a corrida contra o relógio, a fidelidade a um amigo doente e o medo da solidão são os princípios dramatúrgicos para ações que fundam uma narrativa lúdica e poética, a qual, abolindo por completo o uso da palavra, como um filme mudo, propõe uma diversidade de imagens, sonoridades e situações.

17/03 e 24/03 – 16h
Algodão Doce - Mão Molenga Teatro de Bonecos
Sinopse - A peça marca os 25 anos de trabalho da companhia pernambucana Mão Molenga Teatro de Bonecos. É um espetáculo infanto-juvenil de teatro-dança e de formas animadas, onde atores-manipuladores, bailarinos, bonecos e objetos ilustram o processo de construção da chamada Civilização de Açúcar. As situações dramáticas e as criações coreográficas baseiam-se nesse rico imaginário. Sua concepção foi criada a partir de dados históricos, das narrativas populares e de elementos presentes em manifestações espetaculares genuinamente nordestinas como o Mamulengo e o Cavalo-Marinho.
O espetáculo contará com os recursos de  áudio descrição e tradução em Libras.
Faixa etária indicativa: 8 anos



.




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA