Os dentes das crianças

10 novembro 2014 | Postado por casinhadacys















Recentemente minha filha foi a Odontopediatra, especialidade que trata de crianças e adolescentes,  e ficamos sabendo que ela tem um probleminha. Faz um tempinho que ela tinha extraído um dente decíduo (dente de leite) na parte superior, mas nada do dente permanente nascer.  A boca das crianças apresenta um total 20 dentes decíduo, que serão substituídos um a um. A arcada permanente é composta de  32 dentes. Na consulta com a dentista da minha filha ficamos sabendo que ela tem perda de espaço anterior, devido ao tamanho do dente permanente para substituir o dente de leite. Muitas vezes são perdidos 2 dentes de leite e nasce apenas um permanente.  A conclusão foi através de exames clínicos e radiográficos. 
Além disso, ela vem apresentando o hábito de ficar “descansando”  a língua entre os dentes, o que vem tornando a aparência do rosto dela estranho quando ela sorrir ou até fica com o rostinho parado, sem falar. A orientação da Odontopediatra é para ela ser acompanhada por um profissional de fonoaudiologia,  para corrigir o problema.
Provavelmente ela vai ter que usar (infelizmente!) aparelho  ortodôntico. Então, teremos que fazer um trabalho com um especialista em  Ortodontia,  uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentárias, por meio do uso de aparelhos ortodônticos.
No momento, a dentista pediu para fazer um trabalho em conjunto com a Fonoaudióloga.  Minha filha tem  Rinite Alérgica e Sinusite. Ela tinha adenoide, mas fez cirurgia com  dois anos e sete meses. Os problemas respiratórios que ela apresenta (e apresentava, no caso da adenoide!) foram determinantes para a situação que ela apresenta agora nos dentes.

Cuidando dos dentinhos desde cedo 

Os pais precisam saber que apesar do bebê não ter dentinhos,  é super importante fazer a higienização da boca do bebê. Ressaltamos também conversar com o Pediatra do bebê sobre a questão da alimentação noturna, pois alguns especialistas advertem sobre fazer a retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira. 

Se a criança  acorda para tomar mamadeira é preciso fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo. Muito complicado eu sei para quem acorda diversas vezes à noite  (como eu acordava!) para dar de mamar, mas tem que fazer o esforço porque é a saúde do seu filho.

Acostumar desde cedo ir ao dentista é fundamental. Leve seu filho para fazer uma visita ao Odontopediatra a partir dos seis meses de vida,  para a prevenção de cáries. É bom levar as crianças ao dentista a cada seis meses e garantir um sorriso.
É bom não esquecer que a cárie é uma doença transmissível. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido  para a criança  pelo contato direto. Assim, não se deve usar o mesmo talher da criança e também não soprar a comida do bebê.

Aparelho ortodôntico em criança
O aparelho ortodôntico pode ser usado tanto para correções estéticas, como também para ajudar nos problemas relacionados à saúde. Os aparelhos são indicados para prevenir problemas como à falta de espaço para o nascimento do dente permanente.



É comum a gente encontrar crianças pequenas com aparelhos para fazer a correção dos dentinhos.  Entretanto, alguns especialistas afirma que apenas no fim da dentição mista que se faz a opção  pelos aparelhos para corrigir posições dentais erradas já instaladas. Enquanto a criança possui apenas dentes de leite não é recomendado o uso do aparelho ortodôntico.
No caso da minha filha a Pediatra que fez o encaminhamento para a Odontopediatra. A Pediatra  já vinha percebendo o probleminha da minha filha já faz um tempo, pelos problemas respiratórios que ela tem,  como ela vem trocando os dentinhos de leite muito cedo (algumas crianças apresentam a troca dos dentes antes do que o previsto!)  a Odontopediatra vem ajudando no processo de transição da dentição.   

Cuidados  com os dentes

Cuidando das gengivas
Fazer a higienização dos dentinhos do bebê é simples, basta você passar  na gengiva  gaze embebecida em água filtrada ou  soro fisiológico, faça a limpeza da gengiva delicadamente. 





Faça isso uma vez ao dia, o leite materno tem anticorpos que não devem ser removidos imediatamente, por isso não é necessário fazer todas  as mamadas do bebê, mas tenha cuidado para o bebê não ir dormir  com a boca suja.

Quando aparecem os dentes
Não existe uma regra para o aparecimento dos dentinhos, mas é mais comum aparecer entre 4 e 7 meses de idade. Por volta dos  6 anos,  surge o primeiro molar permanente. 


É importante  saber que não é preciso cair  nenhum outro dente, pois ele não vai  substituir  outro dente, o que  vai acontecer é o inicio do  processo da dentição mista.

Escova de dente e creme dental
A higienização  bucal deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia, após as refeições. Ensine seu filho a lavar as mãos antes de começar a escovar os dentes.
A pasta de dente  com flúor passa a ser mais indicada a partir dos 5 anos, claro que com orientação do Pediatra ou Odontopediatra. Ele também vai indicar a escova certa para cada idade, como também orientar algumas marcas de creme dental que você poderá usar na criança.
Tenha também cuidado para  manter a escova dos pequenos limpa. Depois da escovação, mostre a criança que é importante lavar a escova em água corrente e em seguida  bater o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água. Não esqueça que é importante  guardar  a escova no armário para  ela não ficar exposta, evitando a contaminação pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.

Dica legal:
Borrife uma substância antimicrobiana, os mais eficazes para desinfecção são os que apresentam a substância digluconato de clorexidina (em concentração de 0,12%), que  são encontrados em algumas fórmulas dos enxaguatórios bucais.

Uso do fio dental
Muitos pais ainda não sabem da importância do fio dental desde cedo para crianças. Quando há contato entre os dentes ou a arcada está totalmente formada, é importante usar o fio dental nos dentinhos dos pequenos.
No começo vai ser um pouco complicado, mas os pais (ou responsáveis pelas crianças) precisam fazer o procedimento até a criança ter condições de realizar a tarefa.  A partir dos 6 anos, quando a criança já apresenta boa coordenação motora, já pode usar o fio dental sozinha.  
Tudo tem que ser feito com muita paciência e usar a criatividade e brincadeiras para tornar o hábito um momento descontraído para os pequenos.


Antissépticos bucais
Quando a criança não tiver ainda idade para usar os enxaguantes bucais, uma dica simples  é ensinar  a criança a fazer um bochecho com água filtrada para eliminar resíduos maiores de comida e ajuda  deixar os dentinhos limpos dos pequenos.


Os  antissépticos bucais  em alguns países  têm sua venda controlada, ao contrário do Brasil, em que os enxaguantes bucais  são vendidos em farmácias e supermercados. 

Os enxaguantes são medicamentos e só podem ser usados  na cavidade bucal (uso tópico),  a criança não deve engolir. A criança não deve usar os mesmos produtos dos adultos, pois são usados produtos químicos diferentes.
O enxaguante bucal da criança é especifico para idade e só poderá ser usado se for orientado pelo especialista. O  Odontopediatra vai indicar o melhor tipo para a criança e a idade correta para fazer uso do produto.  

IMPORTANTE
Procure conversar com o Pediatra do seu filho e faça uma visita regularmente ao Dentista da criança para que ela não tenha problemas, pois em alguns casos se os pais não procuram ajuda cedo fica complicado resolver o problema.
Leve seu filho ao Odontopediatra para quem ele sempre tenha um sorriso saudável e bonito.

Dica legal
Para quem mora em Recife ou cidades próximas, tem uma Odontopediatra que indico a vocês é  a dentista da minha filha. Ela é super atenciosa e cuidadosa com crianças. Sempre atende com toda delicadeza e explica tudo que a gente precisa saber com muita paciência. É uma ótima profissional e minha filha gosta muito dela.

Dra. Teresa Cristina da Cunha (Odontopediatra / Odontologia)
Rua Ribeiro de Brito, 1111 – Sala 210 – Boa Viagem – Recife(PE)
Fones: 3083-2243 / 3326-6396


_______________________________________
Fonte da imagens: Algumas das imagens postadas foram encontradas no Google.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA