Jogos para crianças e adolescentes

14 fevereiro 2013 | Postado por casinhadacys

Navegando pela web, encontramos no Portal Aprendiz (gostamos muito do site porque sempre tem ótimas informações!) dicas de jogos educativos para estimular o desenvolvimento das crianças.
Hoje é muito comum a interação das crianças com a Internet e o mundo da tecnologia. Portanto, é muito importante aos responsáveis pelas crianças conseguir unir o útil ao agradável, ou seja, usar a tecnologia disponível em favor do desenvolvimento e evolução das crianças.


Veja alguns jogos interessantes para crianças e adolescentes:



Imagine uma olimpíada de conhecimento em que alunos dos ensinos Fundamental e Médio podem acumular pontos jogando durante todo ano letivo. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. A OjE funciona como uma rede social com games que desafiam os jogadores em uma aventura de RPG que estimula habilidades cognitivas e colaborativas. Há desde enigmas inspirados no Enem e wikigames, que exploram competências interpretativas de leitura, a jogos de realidade alternativa, que misturam atividades virtuais e presencias.

É um jogo que auxilia no processo de alfabetização de crianças. Em uma espécie de tabuleiro virtual, o jogador precisa conduzir o seu carro até o final, vencendo desafios que brincam com letras, palavras e sílabas.




Para passar por casa fase, o personagem deve eliminar o mosquito causador da doença em diversos cenários e com diferentes desafios. Voltado ao público em geral, o game auxilia na conscientização do combate à dengue, ensinando práticas para erradicar o inseto inimigo.





Em um ambiente virtual, o aluno é o prefeito que deve construir sua cidade de forma sustentável, atendendo às necessidades sociais e desenvolvendo a economia com preocupação ambiental. Por meio de desafios, são abordados temas como mobilidade, coleta de lixo, tratamento de esgoto, desmatamento, consumo e gestão pública de gastos.



O jogo se inspira na famosa parábola do filósofo Platão, que mostra como o ser humano pode se libertar da escuridão que o aprisiona por meio da luz da verdade. Voltado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo pedagógico do Mito da Caverna foi construído com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. No site estão disponíveis um Guia do Professor, que orienta como o jogo pode ser usado como prática educadora, e um sistema para avaliação e acompanhamento do estudante.


Jogos em inglês


O “September 12th” (12 de setembro) foi responsável pela criação do termo “newsgame”, que são jogos eletrônicos baseados em notícias jornalísticas. Na realidade virtual, as bombas não só matam, mas causam danos colaterais e, quando os civis choram, os mortos inocentes se transformam em terroristas enquanto o jogador vai percebendo que não é possível ganhar atirando. Ao transmitir a mensagem que violência gera violência, o jogo pode ser utilizado por professores para discutir o terrorismo.

Em “Way” (Caminho), o usuário começa a aventura sozinho, mas depois percebe que está jogando simultaneamente com outro jogador, de qualquer parte do mundo. Durante a jornada, um dependerá do outro para continuar e completar os desafios, estimulando o senso de colaboração entre dois estranhos.


O jogo pretende desmentir a visão de que a depressão é simplesmente uma tristeza, mas um sentimento complexo que representa uma falha de conexão com o mundo exterior. Por meio de uma experiência metafórica, “Elude” (Iludir) mostra ao jogador como a ascensão e queda de humor podem ser vivenciados em diferentes perspectivas.




Esse jogo revela os desafios enfrentados pela juventude LGBT, estimulando à luta por seus direitos. Em Closed World (Mundo fechado), o personagem deve desconsiderar os rumores de que existem demônios na floresta que supostamente poderiam destruir a aldeia, e superar as dificuldades de uma relação proibida explorando o que está dentro da floresta.




Em Climate Challenge (Desafio do Clima), o jogador assume o papel de presidente da Europa e deve promover políticas públicas adequadas para cumprir a meta de reduzir as emissões de carbono até 2100. Ao mesmo tempo, ele deve verificar se há água, energia e alimentação suficiente para a população, controlando seus gastos.


Dica legal:
Para mais informações sobre o tema acesse o site do Portal Aprendiz.



Fonte para nossa postagem: Portal Aprendiz e imagens do Google para divulgação do conteúdo.




.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA