Hoje é muito comum a interação das
crianças com a Internet e o mundo da tecnologia. Portanto, é muito importante
aos responsáveis pelas crianças conseguir unir o útil ao agradável, ou seja,
usar a tecnologia disponível em favor do desenvolvimento e evolução das
crianças.
Veja alguns jogos
interessantes para crianças e adolescentes:
Imagine uma olimpíada
de conhecimento em que alunos dos ensinos Fundamental e Médio podem acumular
pontos jogando durante todo ano letivo. Essa é uma iniciativa da Secretaria de
Educação do Estado de Pernambuco. A OjE funciona como uma rede social com games
que desafiam os jogadores em uma aventura de RPG que estimula habilidades
cognitivas e colaborativas. Há desde enigmas inspirados no Enem e wikigames,
que exploram competências interpretativas de leitura, a jogos de realidade alternativa,
que misturam atividades virtuais e presencias.
É
um jogo que auxilia no processo de alfabetização de crianças. Em uma espécie de
tabuleiro virtual, o jogador precisa conduzir o seu carro até o final, vencendo
desafios que brincam com letras, palavras e sílabas.
Para
passar por casa fase, o personagem deve eliminar o mosquito causador da doença
em diversos cenários e com diferentes desafios. Voltado ao público em geral, o
game auxilia na conscientização do combate à dengue, ensinando práticas para
erradicar o inseto inimigo.
Em
um ambiente virtual, o aluno é o prefeito que deve construir sua cidade de
forma sustentável, atendendo às necessidades sociais e desenvolvendo a economia
com preocupação ambiental. Por meio de desafios, são abordados temas como
mobilidade, coleta de lixo, tratamento de esgoto, desmatamento, consumo e
gestão pública de gastos.
O
jogo se inspira na famosa parábola do filósofo Platão, que mostra como o ser
humano pode se libertar da escuridão que o aprisiona por meio da luz da
verdade. Voltado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo
pedagógico do Mito da Caverna foi construído com base nos Parâmetros
Curriculares Nacionais. No site estão disponíveis um Guia do Professor, que
orienta como o jogo pode ser usado como prática educadora, e um sistema para
avaliação e acompanhamento do estudante.
Jogos em inglês
O
“September 12th” (12 de setembro) foi responsável pela criação do termo
“newsgame”, que são jogos eletrônicos baseados em notícias jornalísticas. Na
realidade virtual, as bombas não só matam, mas causam danos colaterais e,
quando os civis choram, os mortos inocentes se transformam em terroristas enquanto
o jogador vai percebendo que não é possível ganhar atirando. Ao transmitir a
mensagem que violência gera violência, o jogo pode ser utilizado por
professores para discutir o terrorismo.
Em
“Way” (Caminho), o usuário começa a aventura sozinho, mas depois percebe que
está jogando simultaneamente com outro jogador, de qualquer parte do mundo.
Durante a jornada, um dependerá do outro para continuar e completar os
desafios, estimulando o senso de colaboração entre dois estranhos.
O
jogo pretende desmentir a visão de que a depressão é simplesmente uma tristeza,
mas um sentimento complexo que representa uma falha de conexão com o mundo
exterior. Por meio de uma experiência metafórica, “Elude” (Iludir) mostra ao
jogador como a ascensão e queda de humor podem ser vivenciados em diferentes
perspectivas.
Esse
jogo revela os desafios enfrentados pela juventude LGBT, estimulando à luta por
seus direitos. Em Closed World (Mundo fechado), o personagem deve desconsiderar
os rumores de que existem demônios na floresta que supostamente poderiam
destruir a aldeia, e superar as dificuldades de uma relação proibida explorando
o que está dentro da floresta.
Em
Climate Challenge (Desafio do Clima), o jogador assume o papel de presidente da
Europa e deve promover políticas públicas adequadas para cumprir a meta de
reduzir as emissões de carbono até 2100. Ao mesmo tempo, ele deve verificar se
há água, energia e alimentação suficiente para a população, controlando seus
gastos.
Dica legal:
Para mais informações sobre o tema acesse o site do Portal Aprendiz.
Fonte para nossa postagem: Portal Aprendiz e imagens do Google para divulgação do conteúdo.
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