Caminhos

29 janeiro 2013 | Postado por Casinha da Cys


Como trilhar nos caminhos da nossa vida? Como lidar com a extrema democracia que há em nós para sempre podermos escolher os nossos caminhos? Como é possível, de certa forma, de nos manter sábios nas escolhas da nossa vida?
Os caminhos nos fazem andar por lugares que nunca andamos, que nunca percorremos, que não conhecemos. Depois de alguns anos de vida, percebemos que não importam os planos que façamos na nossa vida, sempre haverá os imprevistos, as ações que fazemos as quais desviam os nossos planos para bem longe de nós. Esses planos, às vezes, não são o que realmente precisamos, mas são e simbolizam os nossos desejos mais remotos. Devemos nos conscientizar sobre o que queremos e o que realmente precisamos.

Desejo é diferente de sonho. É extremamente necessário uma grande interpretação sobre o que julgamos em ser "sonhos". Eles nunca devem ser abandonados, nunca devem ser esquecidos. Os nossos sonhos simbolizam os caminhos que escolhemos trilhar.
Um grande defensor da realização de sonhos é o médico psiquiatra August Cury, autor do livro "Não desista de seus sonhos". É importante realizar os nossos sonhos com a luta, com a batalha. Na verdade, os nossos sonhos refletem os nossos caminhos. E eis a grande importância dos nossos caminhos para o nosso futuro maior, eis a inerência de enxergar os nossos caminhos na imensidão de oportunidades que podemos escolher.
As nossas cabeças ficam num turbilhão de pensamentos quando temos dois caminhos muito atraentes para escolher, não é verdade? A escolha torna-se um grande sacrifício e desafio.


Há o caminho bíblico, que nos oferece uma palavra de renúncias, mas de recompensas. A Bíblia nos mostra um caminho "reto", seguido por milhares de pessoas comprometidas com amor ao próximo. Esse caminho é reto, estreito, seguro, que não pode ser desviado por nenhum ângulo de crime, falta de amor, falta de respeito. O caro leitor pode ser até ateu, mas terá que concordar que a Bíblia construiu toda uma questão de ética e de caminhos que foram responsáveis pela formação da cultura ocidental.
Há o caminho da facilidade, da rapidez. Há o caminho da segurança, da consciência tranquila. Há o caminho do amor e o do ódio. Na verdade, sempre haverá um dualismo muito forte no ser humano que o fará fazer escolhas, que o fará seguir caminhos. Nenhum ser humano segue exatamente os mesmos caminhos de outro ser humano. Somos diferentes porque seguimos caminhos diferentes e, por isso, pensamos diferentes. Quando seguimos os mesmos caminhos acerca de um assunto específico, acabamos em ter a mesma opinião. Em contrapartida, seguir caminhos diferentes nos torna a pensar distintamente. Concluindo, pensamos diferentes porque interpretamos as coisas de uma forma bem controversa.
Perdemos pessoas quando saímos de um caminho para entrarmos em outros, mas, em compensação, conhecemos outras pessoas que acabam nos ajudando a trilhar os novos caminhos escolhidos. No final, ficarão as pessoas que trilham caminhos diferentes, mas que nos amam pelo o que escolhemos, pelo que nos tornamos.
Por fim, um novo caminho sempre deverá nos reestimular a viver para nos sentir ativos, para nos sentir realizadores de sonhos. Caminhar sem medo nos faz sentir caçadores de nós mesmos, atores da nossa própria história. "Caminhar pelos caminhos" nos levam à mudança, a construção de nossos ideais e formas de pensar. Caminhe sem olhar para trás que você notará a formação da sua essência, da sua identidade, do seu "eu". Saiba caminhar, saiba ultrapassar obstáculos, saiba trilhar o caminho da felicidade, que ela será só sua!

"Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura...
Longe se vai sonhando demais
Mas onde se chega assim?
Vou descobrir o que me faz sentir
Eu, Caçador de mim."
(Música: Caçador de mim - Milton Nascimento)






Colaborando com nossa Casinha da Cys. 

Texto elaborado por Marlos Duarte, um jovem de 18 anos, estudante de Medicina.




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA