Dicas de livros de receitas para criança

11 dezembro 2014 | Postado por casinhadacys

Minha filha gosta muito de fazer arte na cozinha. Desde novinha a gente faz umas receitas bem legais. Faço também comidinhas simples com ela, até para ajudar no desenvolvimento dela. Ela vai adquirindo mais habilidade, além de ser uma boa diversão colocar a mão na massa. Ela já faz panquecas, bolo, salgadinhos, pastel, brigadeiros, waffle (ai no caso ela come mais do que faz!) e aprendeu também a fazer cupcake. Pesquisando na web encontrei vários livros de culinária para crianças e adolescentes. 


Livro: Panelinha – Receitas que Funcionam. Ed. Senac São Paulo.







Um Tico-tico no Fubá. Autora Gisela Tomanik Berland. Editora  Companhia Editora Nacional. Nesse livro tem receitinhas que foram tiradas do fundo do baú  e apresenta referências históricas.



Manual de Receitas da Magali. Editora Globo. A garotada vai poder conferir as receitas das  guloseimas preferidas da Magali. Tem também histórias e muitas brincadeiras.






Brinque-Book com as Crianças na Cozinha, de Gilda de Aquino e Estela Schauffert. Editora Brinque-Book. Ideias que não precisam de fogão.



Saborosa Viagem pelo Brasil, de Frei Betto e Maria Stella Christo.  Editora Mercuryo. Amigos passeiam pelas culinárias brasileiras.





Juju na Cozinha do Carlota. Autoria de Carla Pernambuco e Pinky Wainer. Editora Caramelo. O livro apresenta  receitas de adulto, mas com jeito de criança.




O Pequeno Mestre-Cuca. Editora PubliFolha. Você vai encontrar um glossário para a garotada poder entender melhor as receitas.
 



Receitas de Herói (Editora Melhoramentos, R$ 59). Petit gateau vira Gruta Jafar e misto-quente se torna um Big Toast Galático!



Culinária para Crianças. Editora Manole. No livro tem um cardápio escolhido por crianças.





Cozinhar é Divertido. Autora  Annabel Karmel. Publicado pela PubliFolha. Com receitas muito fáceis de fazer e tem fotos lindas.
100 Receitas para Crianças Inteligentes. Autora Christine Bailey. Publicado pela PubliFolha.  O livro tem belas fotos e as receitas são simples de fazer. 




Receitas de Princesa. Editora Melhoramentos. A Bela Adormecida, Ariel e Branca de Neve  apresentam as receitas para a criançada.





Dia de Festa, histórias e receitas para comemorar. Autora: Gisela Tomanik, com ilustrações de  Luciana Schiller. Editora: Nacional. Um livro com histórias gastronômicas interligadas  as  festividades e comemorações que fazem parte das nosso cotidiano, como  páscoa, casamento, aniversário, dentre outras comemorações. Para crianças a partir dos 3 anos.


O Livro de Receitas do Menino Maluquinho. Editora  Melhoramentos. No livro o menino maluquinho dá dicas  para a garotada fazer na cozinha.






Meu primeiro grande livro de culinária, da Revista Recreio. O livro tem as receitas com fáceis explicações e tem também sugestões para todos os gostos:  receitas de vovó,  comidinhas da mamãe,  doces, bolos, sanduíches, lanches e muitas outras delícias.


10 Salgados que nos sabemos fazer (quase) sozinhos  e 10 Doces que nós sabemos fazer (quase) sozinhos.  


Autoria de  Mónica Bello e Rita Bebiano. Editora: Arteplural.  São dois livros de culinária bem  divertidos  e  com  receitas saborosas e fáceis de fazer.

Doçuras de longe, sabores de monte. Autora: Corinne Albaut, com ilustrações de Aurelie Guillerey. Editora: Nacional (coleção Dona Benta Comer Bem). No livro os pequenos chefes podem fazer uma viagem até países e regiões da Europa com suas histórias e receitas gastronômicas. Uma viagem de sabores, informações e curiosidades  sobre a tradição  europeia na gastronomia.


Fogãozinho. Autorida de Maria Stella Libanio Christo e Frei Betto. Editora Mercuryo Jovem. Receitas com frutas e história do Brasil. As receitas trazidas pela autora são fáceis e dispensam faca e fogão.
 


Um tico-tico no fubá,  sabores da nossa história.  Autora: Gisela Tomanik, com ilustrações de  Camila de Godoy Teixeira e Rodolfo Zalla. Editora: Nacional - coleção Dona Benta Comer Bem.  O livro apresenta para cada capítulo um breve texto sobre a história do Brasil e mostra a indicação de tipos de pratos e seus  ingredientes . O livro apresenta uma classificação por idade  (3 a 6 anos, 6 a 10 anos e mais de 10 anos).


Livro de Receitas do Pooh. Autor: André Boccato . Editora DCL. A turminha do ursinho Pooh mostra para a criançada receitas de   salgados, doces e bebidas que toda criança vai gostar de fazer com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados.  Para fazer as receitas os pequenos podem participar de uma brincadeira que envolve texturas, formas, cores, cheiros e sabores.
 

Dona Benta para Crianças. Editora Globo e Cia. Ed. Nacional.  Tem um cardápio com receitas  saudáveis, além de ter as dicas  da vovó do Sítio do Picapau.





Gostamos muito de assistir programas que tem receitas. Evidente que nem tudo posso fazer com ela, até porque seria complicado para uma menina de 8 anos. Respeitando todos os limites de segurança na cozinha, sem dúvida é uma atividade bem legal para fazer com crianças: cozinhar. Cozinhar é uma atividade muito divertida que ajuda a desenvolver e aperfeiçoar muitas habilidades e potencialidades dos pequenos mestres cucas, como trabalhar em equipe, ter organização, ensinar o valor dos alimentos para nossa saúde. Assim, a gente até pode transmitir dicas de como é bom ter uma alimentação saudável. Além de ser uma atividade que toda família pode participar.

Imagens: Google 


.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA