Centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

13 dezembro 2012 | Postado por casinhadacys


Homenagem da Casinha da Cys ao Rei  do Baião

Muitas homenagens veem sendo feitas para o Rei do Baião. Caso estivesse vivo,  Luiz Gonzaga  faria 100 anos.  Ele é considerado  um dos principais nomes da música brasileira.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 1912, no município de Exu, Pernambuco. Ele é autor de clássicos da música brasileira como: Assum preto,  Xote das meninas e provavelmente a mais famosa de todas as músicas cantadas por ele:  Asa branca.
Ele é um dos maiores representantes da cultura nordestina. Abordava temas sobre o sertanejo e a cultura da região Nordeste do Brasil.  Luiz Gonzaga apresentou para o restante do país  (e para o mundo!) gêneros musicais que encantaram como o  baião, xaxado, xote e o forró.  Ele influenciou muitos cantores em várias partes do Brasil com seu jeito peculiar e plural de cantar o povo brasileiro.


Em nossas pesquisas pela web encontramos duas publicações de livros para o público infantil. Boas dicas para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga.
   
O Rei do Baião, do Nordeste para o mundoAutores: Arievaldo Viana e Jô Oliveira. 
Editora Planeta Jovem. Biografia em cordel de Luiz Gonzaga, com destaque para suas travessuras de infância e paixões da adolescência. 


            
O voo da Asa Branca Autor e ilustrador: Rogério Soud. Editora: Prumo. 
O livro foi idealizado em comemoração ao centenário de nascimento do cantor e compositor pernambucano  Luiz Gonzaga. O livro remete a versos da toada nordestina, composta há mais de 60 anos e gravada, em 1947, em parceria com Humberto Teixeira. O texto de apresentação do livro é de Rolando Boldrin.
______________________________________________________________________________

Confira também informações sobre o filme
Gonzaga, de Pai pra Filho, 
foi lançado recentemente. 
Clicando AQUI.








_______________________________________________________________________________
Espaços de Cultura em homenagem a Luiz Gonzaga

Para ter mais informações sobre Luiz Gonzaga, algumas cidades prestam homenagem ao grande ícone da Cultura Nordestina com Museus sobre a vida e obra do Rei do Baião.
Confira alguns dos locais:




O Memorial Luiz Gonzaga
O Memorial Luiz Gonzaga(MLG) é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, cujo principal objetivo é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro.

Pátio de São Pedro, Casa 35
Bairro de São José
Recife – Pernambuco
Fones: (81) 3232.2965 e 3232.2955


Museu Fonográfico Luiz Gonzaga
Museu Fonográfico Luiz Gonzaga fica localizado a 120 km de João Pessoa abriga acervo com mais de cinco mil discos (considerado um dos mais completos), impressos como livros e jornais, fotos e gravações raras em áudio e vídeo.
Rua Costa e Silva, 1304 - Bairro do Cruzeiro. 
Tel.:   (83) 9804-4055 /   (83) 9101-6735. 


Museu do Forró  Luiz Gonzaga
Localizado no centro de Caruaru, a 130 km de Recife, este museu não só homenageia um dos ritmos musicais mais populares de todo o Brasil como também reserva um espaço ao Rei do Baião. O  destaque são as três salas que abrigam um acervo com objetos pessoais, figurinos, fotos, discos, cartas românticas e a sanfona utilizada pela última vez por Luiz Gonzaga.

Endereço: Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Cauraru (PE).
Telefone:   (81) 3721-2545.
Horários de visitação: Terça a sábado, das 8h às 17h. Domingo, das 9h às 13h.

Parque Aza Branca - Museu do Gonzagão
Exu, cidade pernambucana a 630 km de Recife, abriga este parque onde é possível visitar o mausoléu onde Luiz Gonzaga está sepultado, um museu dedicado ao artista, cujo acervo original é considerado o maior, a casa com móveis originais onde moraram os pais do artista, no interior de uma antiga fazenda localizada nessa área de 15  mil m².

Endereço: Rodovia Asa Branca, quilômetro 38, Exu (PE).
Telefone:   (87) 3879-1295.
Horários: Todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

  
Cais do Sertão Luiz Gonzaga
É um complexo cultural de 7500 m² será uma homenagem à cultura nordestina e abrigará jardins sertanejos, exposições interativas e salas de espetáculos. Confira informações clicando AQUI.

  



.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA