Escola para Mães

30 novembro 2012 | Postado por casinhadacys


Outro dia estava em um shopping passeando com minha filha, quando percebi uma mãe aos berros com seus filhos. Não tenho certeza o número exato se ela tinha 3 ou 4 crianças. O que tenho certeza mesmo é que ela estava muito estressada com o trabalho que eles estavam dando para ela. O pai das crianças não parecia muito empolgado em tentar ajudá-la a conduzir a situação que já estava tão constrangedora tanto para eles, como para os que estavam perto assistindo a tudo. Crianças gritando e correndo em lugares é muito comum, mas até que ponto é natural e “normal” cenas de gritos e demonstração de falta de educação dos pequenos.
Nunca passei por tal experiência, minha filha sempre foi muito educada nos lugares que frequentamos. Até hoje minha filha não deu trabalho nos lugares, e olha que ela sempre vai passear com todos da família (vó, vô, tias e primos).  
Fico pensando como é passar por uma situação assim.  Como proceder quando um filho ou filha começa a “dar trabalho” nos lugares, o que fazer quando a criança fica fazendo cena dramática com choros e gritos ou até dispara para correr nos lugares, colocando o pai ou mãe para fazer uma minimaratona correndo atrás deles.
Tem situações tão embaraçosas que vejo por ai de filhos com os pais e penso logo: será que existe uma forma certa de ser pai e mãe em lugares abertos, ou seja, de como agir com crianças quando estamos nos lugares públicos.
Sempre que posso eu faço post aqui no blog sobre boas maneiras para criança, acredito que ajuda muito a melhorar a convivência entre pais e filhos, nos lugares públicos, quando elas são ensinadas a ter noções de boas maneiras para poder saber como agir na escola, festinhas de amigos, nos passeios com toda família e em casa também.

Criar filhos sempre foi um grande desafio, mas agora parece que o nível de obstáculos aumentou e muito. Algumas famílias são formadas com mais “planejamento”, sou seja, um casal decide ficar juntos e depois pensam em ter ou adotar uma criança. Agora quando não foi pensando...planejado e de repente você é mãe ou pai. Nossa deve ser um grande susto.  Como por ordem em uma situação que envolve outra pessoa, no caso outras pessoas? 
Eu sempre digo que ser mãe ou pai é respirar fundo e ir em frente. É a mesma sensação de ir em uma montanha russa. Você grita, chora e sorrir, muitas vezes você sente todas as sensações ao mesmo tempo e outras vezes em momentos alternados e quando tudo parece que ficou calmo.  Engano!  Começa tudo outra vez. Então, só resta respirar fundo e seguir em frente.    
Sou mãe já faz quase oito anos e se aprendi alguma coisa durante esse tempo é ter paciência. Paciência em aprender todos os dias e a todos os momentos. Paciência para recomeçar quando percebo que não é o certo o que estou fazendo com minha filha. Paciência em acordar, ir dormir, ir ao banheiro  e comer quando for possível. Paciência com um ser humano que precisa ser orientado por mim, da melhor forma possível, o tempo todo. Paciência para não esperar nada em troca por tanto esforço, pois o maior troféu Deus já ofertou para mim: ser MÃE.
Paciência é o caminho que escolhi para mim, mas como ser mãe não tem manual de instrução não sei se o mesmo roteiro de viagem pode funcionar com você. Entretanto, não custa nada tentar e ter paciência.    


Paciência: o intervalo entre a semente e a flor.
(Ana Jácomo)

Naveg@ando pela web descobri que existe escola para mães. Eu não tinha ideia que existia uma escola assim. Imagina só ter algumas orientações de como ser MÃE. Eu mesma sempre tive, ou melhor, tenho tantas dúvidas sobre o assunto. Mesmo tendo um grande companheiro e que é um PAI maravilhoso para minha filha, ainda temos tantas coisas para aprender e melhorar.
  



Confira o vídeo que encontrei sobre escola de mães. Veja como suas dúvidas e preocupações são tão comuns entre mamães de todas as idades e classes sociais. 




Confira também nossa postagem sobre: 
Boas maneiras no teatro


.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA