Dia Nacional da Cultura Brasileira - 5 de Novembro

05 novembro 2012 | Postado por casinhadacys


No dia 5 de novembro é comemorado o  Dia  Nacional da Cultura Brasileira. A data foi  instituída através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970. No mesmo dia é  celebrado o nascimento de Rui Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849. Rui Barbosa é considerado um dos mais importantes personagens da História do Brasil. Ele foi jornalista, jurista e político.
O Brasil possui bens culturais e naturais que são tombados pelo Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura  (Unesco). Com a criação da Convenção do Patrimônio Mundial a Unesco procura incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Temos ainda uma das maravilhas do mundo contemporâneo, o  Cristo Redentor.

Os bens culturais brasileiros considerados Patrimônio Mundial Cultural são: Plano Piloto de Brasília/DF; Cidade Histórica de Ouro Preto/MG; Centro Histórico de Olinda/PE; Centro Histórico de Salvador/BA; Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RS; Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PI; Centro Histórico da Cidade de Diamantina/MG; Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG; Centro Histórico da Cidade de Goiás/GO; Praça São Francisco - São Cristóvão (SE) e Centro Histórico de São Luís do Maranhão/MA.

O nosso país possui uma grande miscigenação o que influenciou em nossa Cultura que tem raízes indígenas, africanas, europeias e asiáticas. Por recebermos tantas influencias de hábitos e costumes tão distintos, acabamos absorvendo um pouco do costume de cada povo que fizeram parte da nossa colonização. Cada povo que aqui esteve deixou um pouco dos seus hábitos. Os índios nos influenciaram com seus artesanatos e comidas.  No caso dos portugueses, recebemos como influência à língua, roupas, culinária e a religião católica.  Os primeiros negros que aqui estiveram trouxeram a capoeira, danças, o candomblé, muito da nossa representação folclórica recebeu influência dos primeiros negros que habitaram o Brasil.
Nosso país recebeu um grande número de imigrantes e etnias  o que foi enriquecedor para a formação da Cultura Nacional, por isso somos um país plural em manifestações culturais,  com muita criatividade e originalidade.  

Algumas representações da Cultura Brasileira 
Artesanato   

Carnaval  
Artesanato brasileiro 

Comidas Típicas 
Galo da Madrugada
Festival de Parintins  



Apesar da influência que recebemos não ter sido feito pacificamente, pois foi feita através da dominação cultural e da escravização de índios e negros, o que temos hoje como herança da grande mistura de povos que fizeram parte da nossa colonização é uma extraordinária Cultura.  
Com tantas influências de vários povos, nossa Cultura é uma das mais ricas e belas do mundo no artesanato, música, arte, danças, arquitetura, culinária, literatura e nos encantos das festas populares, encontradas em várias partes do Brasil e que fascinam quem vem ao nosso país.  


Faz um tempinho que escrevemos sobre fazer uma visita ao Museu. Postamos sobre conhecer alguns Museus virtualmente e e conhecer um pouco da história da arte e cultural. Confira a postagem: 
Uma Visita ao Museu


.........
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA