Dia Mundial da Prematuridade

17 novembro 2012 | Postado por casinhadacys

Divulgação
                                                                                                                          
No dia 17 de Novembro comemora-se em todo o mundo o Dia Mundial da Prematuridade, vários eventos serão realizados em todo o mundo com o  objetivo de sensibilizar a população para a prematuridade.



Todos os anos e cerca de 15 milhões de  crianças nascem muito cedo,  500.000 somente na Europa, números referentes a  2012.  Portanto, os bebês prematuros representam o maior grupo de paciente criança. Apesar deste número elevado e os riscos envolvidos, o público só é notado de prevenção do parto pré-termo e os problemas e riscos envolvidos no desenvolvimento de um bebê prematuro.
Fonte: efcni.org

Confira mais informações sobre tema e também do evento no Brasil: no site da Prematuridade e o site da  EFCNI

O Bebê Prematuro
Segundo a OMS, o parto é considerado prematuro quando ocorre antes da 37ª semana de gestação. Os cuidados com o bebê dependem do tempo de prematuridade. Quando o nascimento acontece entre 34 e 37 semanas, o maior risco é a dificuldade na respiração. No entanto, quando o prematuro nasce antes de 34 semanas, seus órgãos ainda não estão completamente desenvolvidos e é necessária uma atenção ainda maior.

Além disso, o bebê prematuro fica mais vulnerável a complicações que podem dificultar seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental ter o acompanhamento do pediatra. Leite materno e muito carinho também são essenciais para garantir uma vida saudável para a criança.
Fonte: brasil.gov.br

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que, a cada ano, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros no mundo. Segundo o relatório, o Brasil aparece na 10ª posição em números absolutos, com 279,3 mil partos de prematuros por ano. Quando se leva em consideração a taxa de nascimentos prematuros para cada 100 nascimentos, o país tem 9,2% de prematuros.
Segundo o levantamento da OMS, a taxa de nascimentos prematuros do Brasil é igual a da Alemanha e inferior a dos Estados Unidos, que está na faixa de 12% de bebês nascidos antes da hora. O levantamento contou com diversas fontes e não apenas com dados oficiais, como agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organizações não Governamentais (ONGs).
 Os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde mostram que o percentual de nascidos vivos prematuros em 2010 foi de 7,1%, o que corresponde a 204.299 nascidos vivos de mães com menos de 37 semanas de gestação.
Ainda de acordo com o relatório da OMS, nos países mais desenvolvidos, o crescimento no número de nascimentos prematuros está ligado ao número de gestantes mais velhas e ao aumento no uso de medicamentos para a fertilidade, que consequentemente resulta em gravidezes múltiplas.
Além disso, induções médicas desnecessárias e cesarianas antes do tempo têm também aumentado o número de nascimentos prematuros. Em muitos países de baixa renda, as principais causas de nascimentos prematuros incluem infecções, malária, HIV, e altas taxas de adolescentes grávidas.
Fonte: portal.saude.gov.br


Dica Legal
Encontramos algumas cartilhas com informações muito importantes sobre Bebês Prematuros. Confira clicando abaixo no nome da cartilha

A Cartilha do do  Prematuro - Cuidados com o Bebê Prematuro: orientações para família foi  desenvolvido por Luciana Mara Monti Fonseca, enfermeira e pesquisadora da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) para  orientar mães e familiares de prematuros sobre os cuidados necessários após a alta hospitalar.


O Instituto Abrace é uma Organização Não Governamental, destinada a dar amparo e conforto aos pais de crianças internadas em UTI.



.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA