Como é o Dia de Finados para Crianças

02 novembro 2013 | Postado por Casinha da Cys




No  dia 2 de Novembro é o Dia de  Finados. É destinado a lembrar das pessoas que faleceram. É um momento de muita saudade para quem tem alguém que faleceu. Muitos estudiosos relatam que desde à Pré História, apesar de significados e manifestações distintas entre as Culturas de cada país,  o culto aos mortos faz parte das tradições de quase todas as religiões.
Em muitos países,  como é o  caso do Brasil, a data foi instituída no calendário civil.  Cada país tem seu modo de prestar homenagens aos que não fazem mais parte do mundo que vivemos, cada Cultura tem costumes e tradições diferentes de manifestar homenagens para os falecidos.
 
Oferendas com arroz e algas é a forma como o Japão celebrar o dia dos mortos, acreditam que podem alimentar as almas dos mortos. Para os Budista, os mortos são celebrados com procissão, desfiles de máscaras, música e imagem do Buda.  A tradição dos Mexicanos para celebrar o dia de finados é com festa, momento em que se zomba da morte. É típico na região fazer um altar em casa com muitas flores, oferenda, fotografias das pessoas falecidas e fazer caveiras com papel machê. Para os Mexicanos, as almas, no Dia de Finados, podem visitar seus parentes, por isso eles fazem as homenagens.
Cada  Cultura tem um jeito próprio de prestar homenagem aos seus falecidos,  cada religião tem sua interpretação de como é depois da morte. Provavelmente  o que não muda, independentemente da religião ou Cultura do país, é a saudade e falta que uma pessoa que faleceu provoca em que continua aqui. O importante é o respeito que devemos ter pela crença do outro e sua forma de manifestar sua homenagem a quem faleceu.

Pesquisando sobre o tema encontramos alguns desenhos para criança que fazem referência ao tema. Desenhos que sutilmente ou até de forma mais clara abordam o tema morte.
Em O Rei Leão, um dos desenhos da Disney mais emocionantes, trata temas muito complexos como: autodescoberta, o ciclo da vida, responsabilidade, respeito, destino e morte. O momento em que o pai de Simba morre é muito forte e emocionante (imagina o que passa na cabeçinha de uma criança assistindo!). No desenho Bambi, não é mostrado o momento da morte da mãe do Bambi, mas depois de ser perseguida por caçadores ela morre. É um momento delicado e triste no desenho.  Em outros clássicos da Disney, temos algumas referências sobre morte como é o caso da Branca de Neve e Cinderela que ambas são órfãs de pai e mãe. No caso da Ariel e da Bela, do desenho A Bela e a Fera, ela são órfãs de mãe.  Assim, encontramos referências sobre o tema até mesmos em desenhos animados para  crianças, como também na Literatura infantil.

Em Toy Story 3 tem a cena em que os brinquedos enfrentam  a morte na incineradora. Um dos melhores filmes que assisti até hoje para criança foi UP – Altas Aventuras, no filme também tem a temática da morte como ponto importante. Ellie e Carl formam um casal  apaixonados, mas Ellie morre, deixando Carl sozinho e muito triste. 

Para falar sobre morte com criança, e até mesmo explicar o motivo do feriado que temos no Brasil, muitos adultos não sabem como abordar o tema. É comum observar que muitos pais não têm o hábito de falar sobre o assunto com seus filhos.  O que muitos responsáveis por crianças não entendem é que a criança constrói o conceito de morte paralelamente com o  desenvolvimento cognitivo.
Sugiro para você, por experiência própria, que uma boa dica é  tratar do assunto de forma honesta e clara com a criança,  mostrar para ele que é um fechamento natural do ciclo de vida de um ser humano. Não quero dizer que é simples falar sobre o assunto, mas precisa ser discutido com os pequenos para que a dor não seja maior do que o vazio da falta de conhecimento, atenção e respostas para as prováveis perguntas que as crianças podem ter sobre o assunto.  


Fizemos outra postagem abordando esse tema em outro post aqui na Casinha.  Confira acessando: Falando de Morte com Criança


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA