Uma das grandes preocupações dos pais ou responsáveis por crianças é a segurança, dentro de casa ou quando vamos sair com elas é importante não descuidar dos pequenos. Encontramos algumas dicas para ajudar você que é responsável por criança saber e procurar fazer quando estiver supervisionando um pequeno.
As crianças menores de três anos precisam de supervisão constante:
As crianças menores de três anos precisam de supervisão constante:
- Nunca suponha que as capacidades motoras de uma criança permanecerão as mesmas todos os dias. Num dia o bebê não tem possibilidade de se virar e cair do trocador de fraldas; já no próximo dia a criança consegue fazer um movimento maior e acaba caindo no chão.
- Preste muita atenção em crianças aprendendo a andar quando estão perto de água. Locais com água, vasos sanitários e pias fundas, são de grande interesse para crianças pequenas e constituem um potencial perigo de afogamento.
Troca de fraldas
Use uma superfície para troca de fraldas que esteja pelo menos 90 centímetros acima do chão para evitar tensão nas costas e a transmissão de doenças infecciosas.
- Não utilize o chão como superfície para trocar fraldas.
- Mantenha separadas as áreas de troca de fraldas, preparação de alimentos e de lazer.
- Mantenha sempre uma mão sobre o bebê.
- Não use correias de segurança; elas não são higiênicas nem seguras.
- Nunca deixe o bebê sem vigilância, nem mesmo por um instante.
- Sempre que possível, utilize um trocador com proteção lateral; esta oferece alguma proteção adicional contra quedas de bebês.
Aparelhos e brinquedos
Pense em segurança ao comprar e usar móveis e aparelhos para crianças menores de três anos de idade. Ferimentos envolvendo berços, andadores e cadeirinhas altas são relativamente comuns, embora podem ser evitadas. De maneira geral, selecione aparelhos e brinquedos apropriados para a idade da criança.
Andadores
Não use andadores que as crianças possam mover pelo ambiente. Muitas crianças tropeçam e caem, puxam objetos para cima delas ou caem na escada com eles.
- Não use andadores fixos (o tipo que permite que as crianças fiquem em pé e girem), salvo em oportunidades breves e não frequentes, para posicionamento vertical de crianças que não conseguem se levantar por si mesmas. Caso sejam utilizados, a criança deve permanecer neste aparelho não mais do que 15 minutos de cada vez e não mais do que uma ou duas vezes por dia. Estes dispositivos não ajudam a ensinar as crianças a ficar de pé e andar mais cedo e, na realidade, podem retardar o desenvolvimento motor.
- Não use andadores fixos (o tipo que permite que as crianças fiquem de pé e girem). Estes não ajudam as crianças a andar mais cedo e, na realidade, podem retardar o desenvolvimento motor.
- É correto utilizar andador receitado por médico para crianças portadoras de deficiência.
Providencie muito espaço livre no piso para as crianças que engatinham e as que estão aprendendo a andar. Estes pisos devem ser limpos, isentos de lascas e trincas, e não excessivamente polidos.
- Evite usar sapatos utilizados em ambientes externos para andar nas áreas onde os bebês engatinham.
- Separe as áreas de bebês e crianças que estão aprendendo a andar das áreas gerais de lazer para crianças mais velhas. Isto encoraja as crianças menores a fazer explorações sem o perigo das crianças maiores fazê-las cair.
- Providencie uma área acarpetada de fácil lavagem para atividades tranquilas e para os bebês começarem a experimentar brincadeiras ativas.
- Fixe todas as mobílias pesadas, como estantes ou móveis modulares, para evitar que caiam sobre crianças que se pendurem neles.
Inspecione todos os dias o playground, particularmente o chão, quanto a perigos. Estas crianças pequenas passam muito mais tempo no chão do que as crianças maiores.
Observe atentamente as crianças que estão aprendendo a andar e as crianças maiores quando elas estiverem juntas ao ar livre. Ensine as crianças maiores a prestar atenção nas crianças pequenas para ajudar a mantê-las em segurança.
Providências para a área de dormir
- Coloque os berços longe de janelas abertas, persianas e cordas de cortinas.
- Não use berços empilháveis ou beliches.
- Para impedir que as doenças sejam transmitidas, organize as caminhas e berços de modo que fiquem distantes uns dos outros aproximadamente 1 metro ou então coloque partições da altura dos ombros entre as crianças.
- Organize o equipamento de dormir de modo que, em caso de emergência você tenha acesso rápido a cada criança.
Fonte: globalhealthychildcare.dreamhosters.com
Dicas que encontramos na internet para manter a criança em segurança
![]() |
Imagens: Google |
![]() |
Imagens: Google |
![]() |
Imagens: Google |
Nenhum comentário:
Postar um comentário