Dia Nacional do Livro - 29 de Outubro

29 outubro 2012 | Postado por casinhadacys


Quem acompanha nosso Blog já percebeu que adoramos Literatura. Sempre que possível indicamos livros legais para a garotada e também eventos que envolvem leitura e literatura.

No Brasil comemoramos no dia 29 de outubro o Dia Nacional do Livro.  A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Biblioteca Nacional. Só para lembrar vocês, o  Dia Nacional do Livro Infantil é no dia  18 de abril, por sinal é o mesmo dia em que Monteiro Lobato nasceu, a data foi escolhida para homenagear o autor que nasceu em 1882.  Monteiro Lobato escreveu certa vez que “um país se faz com homens e livros.” 



A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Biblioteca Nacional é  uma das dez maiores bibliotecas do mundo.





De acordo com o site Brasil Escola, O livro que teve  sua primeira publicação em nosso país foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga.
Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Pica-pau Amarelo, em 1925 fundou a Companhia Editora Nacional.  Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas.  

Infelizmente, em nosso país muitas crianças ainda não têm o hábito da leitura,  é  importante motivar a criança a ler. Ziraldo, um dos maiores autores infantil, fala que “o  importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler”.  Apesar de todos os benefícios que estão associados à leitura, em muitos casos, falta incentivo dos responsáveis das crianças para que mostre a elas o quanto é importante ler.  Para Jean Piaget, o período da infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
Nossas crianças precisam aprender a fazer da leitura uma atividade rotineira, como é jogar vídeo game ou assistir TV. Em países desenvolvidos as crianças são motivadas a ler desde muito pequenos, com isso torna da leitura um hábito que levam para toda vida.
O mundo dos livros pode nos levar a viagens fantásticas, é uma forma de adquirir conhecimento e ajuda também no desenvolvimento da criança.  “A leitura nutre a inteligência”, de acordo com Sêneca.
Então, incentive suas crianças no mundo da leitura.  “Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”, escreveu Henry David Thoreau. O livro também é uma grande diversão!


Você sabe de onde vem o livro?
É a mesma dúvida da Kika. Vamos descobrir juntos:





Dica Legal
Encontramos um site com indicações de livros para você baixar livros grátis.
Confira no site abaixo: 


20 livros de literatura infantil para download gratuito



A borboleta azul
Autora: Lenira Almeida Heck
A Bruxa e o Caldeirão
Autor: José Leon Machado
O peixinho e o gato
Autora: Lenira Almeida Heck
No reino das letras felizes
Autora: Lenira Almeida Heck
O galo Tião e a dinda Raposa
Autora: Lenira Almeida Heck
Histórias da Avózinha
Autor: Alberto Figueiredo Pimentel
Chuva e Sol
Autora: Adelina Lopes Vieira
O galo Tião e a vaca Malhada
Autora: Lenira Almeida Heck
Dom Quixote
Autora: Adelina Lopes Vieira
Pai, posso dar um soco nele?
Autor: José Cláudio da Silva
Histórias que acabam aqui
Autora: Maria Teresa Lobato Fernandes Pereira Lopes
Conto ou não conto?
Autor: Abel Sidney
O ramo verde
Autora: Adelina Lopes Vieira
Meiguice
Autora: Adelina Lopes Vieira
O mistério do anel de pérola
Autora: Lenira Almeida Heck
O ratinho Rói-Rói
Autora: Lenira Almeida Heck
Eu que vi, eu que vi
Autor: Devison Amorim do Nascimento
O leão Praxedes
Autor: Tarcisio Lage
Amanda e os Nanorobôs
Autor: Eliú Quintiliano
O pacto maldito e outras histórias de morte
Autor: José Cláudio da Silva


Observação: Segundo o site Universia, os livros estão sob domínio público ou possuem a devida licença do autor para serem disponibilizados gratuitamente.



Se você quer transformar o mundo, 
experimente primeiro promover o seu
 aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações
 no seu próprio interior. Estas atitudes se 
refletirão em mudanças positivas no seu 
ambiente familiar. Deste ponto em diante,
 as mudanças se expandirão em proporções
 cada vez maiores Tudo o que fazemos
 produz efeito, causa algum impacto.
(Dalai Lama)  


Fonte para informações do nosso texto:
brasilescola.com
Imagens da internet
YouTube
Universia


................
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA