Dia Nacional da Vacinação

17 outubro 2012 | Postado por casinhadacys



De acordo com o Portal da Saúde do Governo, o dia nacional da vacinação é comemorado em 17 de outubro. A vacina é uma forma de proteção contra doenças e, apesar de muita gente ainda ter restrições quanto a ser vacinado,  ela é uma forma mais eficaz na prevenção de problemas causados por algum agente transmissor de doenças.
O inglês Edward Jenner foi quem inventou a primeira vacina em 1796. Ele vacinou  um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. Albert Sabin em 1960 criou uma das mais importantes vacinas contra a paralisia. O que vem até hoje ajudando crianças em todo mundo.
No Brasil a vacinação começou a ser realizada  a partir do século XX, período em que não existia saneamento básico nas principais cidades o que comprometeria  para o aumento de epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.

As vacinas vêm sendo uma grande ajuda tanto na prevenção quanto também no combate de muitas doenças que existem no planeta. A vacinação garante a imunidade contra as doenças porque uma vez imunizado a pessoa que entra em contato com  pessoas doentes ou agente transmissor de doença, como é o caso do mosquito transmissor da febre amarela. Só para ressaltar a importância da vacinação, a febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus. A transmissão é feita por meio da picada de um mosquito e é mais frequente em certas regiões do planeta. A vacina contra a doença está disponível em todos os postos de saúde no Brasil inteiro e é totalmente gratuita. Ela pode ser aplicada logo no início da vida e tem duração de cerca de 10 anos. 

O Governo Brasileiro através do Ministério da Saúde vem promovendo  campanhas para conscientizar a população brasileira da importância da vacinação desde os primeiros dias de vida, com isso tenta  manter a saúde pública em uma situação mais digna sem problemas de saúde.  O Brasil tem um calendário de vacinação que abrange vários tipos de doenças e as vacinas são  disponibiliza, gratuitamente, diversos postos de saúdes em todo Brasil.
Não deixe de se informar com seu médico e o pediatra do seu filho sobre a necessidade de vacinar seus filhos e até você mesmo.  

A gente já postou informações sobre Calendário de Vacinação. Entretanto, vamos informar você mais uma vez sobre a vacinação para cada faixa etária.


Confira os links clicando em cada fase:



Fonte para informações:
portalsaude.gov.br
Imagens do Google






................................
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA