Cuidados com a Dengue

24 outubro 2012 | Postado por casinhadacys

Recentemente assisti na TV uma reportagem sobre a Dengue.  Então revolvi escrever sobre o assunto. Muita gente acredita que a Dengue, por ter diminuído os casos em algumas regiões do Brasil, não é mais tão preocupante.  De acordo com dados do Ministério da Saúde, no  primeiro semestre de 2012 (janeiro a junho), foram registrados 431.194 casos de dengue em todo o País.

Em 2011 minha filha teve Dengue e foi um transtorno em nossas vidas. A família toda sofreu com ela doente, pois ela passou 15 dias doente e ficou muito debilitada.  Foi um momento muito complicado porque ela poderia até ter a Dengue Hemorrágica, o caso mais avançado da doença. Apesar de  morarmos em um lugar, aparentemente sem focos da doença, ela foi infectada por esse mosquito tão perigoso, principalmente para crianças pequenas.




 A dengue deixou de ser uma doença de pobre ou rico, ela afeta qualquer pessoa e de qualquer idade e em qualquer lugar.
Portanto, resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto para poder alertar você que tem criança  em casa e até mesmo para os adultos.  O combater a dengue deve ser feito por toda comunidade. Quando minha filha ficou doente, a escola que ela estuda fez um trabalho com os alunos para poder divulgar informações sobre o assunto.
A Dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea. É uma doença febril aguda, que pode evoluir  rapidamente de forma mais  leve para uma mais grave.


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP),  no caso das crianças  o cuidado tem que ser redobrado por se apresentar, na maioria dos casos,  como: “ uma síndrome febril com sinais e sintomas inespecíficos (apatia, sonolência, recusa alimentar, irritabilidade, sintomas gastrointestinais, exantema), que podem ser confundidos com outros quadros infecciosos febris típicos da faixa etária pediátrica (infecção urinária, gripe, malária, doenças exantemáticas virais, dentre outras).  O início da doença pode não ser reconhecido e os sinais de gravidade podem ser identificados como as primeiras manifestações clínicas.”


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica para uma criança que apresenta doença febril aguda:
  • Definir se é caso suspeito de dengue;
  • Aferir a pressão arterial (duas posições);
  • Realizar prova do laço;
  • Incentivar a oferta de líquidos;  
  • Enfatizar sobre os sinais de alarme;
  • Orientar sobre os sintomáticos permitidos;  
  • Notificar à Vigilância epidemiológica.   


Um vídeo legal para mostrar aos pequenos cidadãos brasileiros:



                                                                             
                                              
   Foto divulgação
Para quem quer mais informações sobre a dengue,  navegando pela net encontramos alguns sites com informações muito importantes  para auxiliar  você  a combater  a proliferação do mosquito que pode causar  a dengue na sua casa, no seu  bairro e na sua  cidade. Precisamos   eliminar de vez com esse mosquito transmissor de uma doença que pode ser fatal tanto para crianças, como também para os adultos.






.
Proteja a sua Família e a Vizinhança



Confira nossas dicas de sites com informações sobre a Dengue:   

Entenda a Dengue


Combatendo a Dengue


Cartilha da Dengue (folheto com prevenção)




Fontes para  coleta de informações da nossa postagem: 
fiocruz.br
dengue.org.br
sbp.com.br
combatedengue.com.br
portal.saude.gov.br
dengue.gov.cv




.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA