Casinha da Cys: Brincadeiras das Crianças Brasileiras

22 outubro 2012

Brincadeiras das Crianças Brasileiras

Foto divulgação



Projeto mapeia brincadeiras infantis de todo Brasil

Fazendo uma busca na internet sobre brincadeiras para crianças para um trabalho de escola da minha filha, encontrei  um projeto muito bacana sobre brincadeiras de crianças brasileiras.  O projeto fez um  mapeamento das  brincadeiras infantis em todo Brasil.
A gente sabe que as crianças de hoje em dia convivem com um mundo tecnológico, bem diferente do que tínhamos quando éramos crianças. Entretanto, o que o projeto descobriu é que em várias partes do Brasil, muitas crianças ainda têm o costuma usar as tradicionais brincadeiras como forma de entretenimento.


Em abril de 2012 o Territórios de Brincar,  apoiado  pela ONG   Instituto Alana, uma organização que desenvolve projetos  para a juventude, percorreu várias regiões brasileiras para pesquisar informações relacionadas a cultura infantil do nosso país. Os pesquisadores vão visitar vários lugares do Brasil até  dezembro de 2013, para  ter informações e assim registrá-las em um livro, exposições,  uma série de TV e  um longa-metragem. Segundo o Território do Brincar, o Projeto é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. 
Dessa forma, eles estão buscando ouvir o Brasil a partir da voz das nossas crianças, que a um só tempo retratam a universalidade da infância e refletem e espelham o povo que somos.
Para chegar até às crianças, os pesquisadores estão visitando escolas em todo o país. Nos encontros com os jovens eles falam sobre o motivo do  projeto aos educadores e crianças e assim começa a troca de informações para o projeto.

Confira o vídeo de estreia do Projeto Território do Brincar





Para quem ficou interessado em ter mais informações sobre o Projeto visite o site e acompanhe o percurso dos pesquisadores:



Fonte para informção sobre nossa postagem:
territoriodobrincar.com.br
alana.org.br
Imagens do site para divulgação da  nossa postagem.


......................

Nenhum comentário:

Postar um comentário