Dia da Caridade - 19 de Julho

19 julho 2013 | Postado por casinhadacys

Solidariedade é o amor em movimento

Com tantas coisas acontecendo no mundo por falta de solidariedade.  Eu fico me perguntando se  a gente que é responsável por crianças não deveria ensiná-las desde cedo o quanto é importante ser solidário.
É tão comum, infelizmente, presenciar crianças com atitudes egoístas, individualistas e desrespeitosas com crianças e adultos. É estranho saber que algo tão importante para toda sociedade passa despercebido por muitos pais.  
                A felicidade de grandes homens consiste em levar
 amor e solidariedade a quem necessita. 
(Walyson Garrett)


Na escola, nos encontros sociais e nas brincadeiras com amiguinhos vizinhas dos condomínios residenciais observar atitudes assim das crianças é muito comum. É tão constrangedor e preocupante  saber que os pais não investem em mostrar aos filhos o quanto é necessário ser solidário com o próximo dando bons exemplos e partilhando informações sobre o tema.
Com ações tão simples que podem mudar a vida de quem recebe a ação,  os responsáveis pela educação das crianças poderiam fazer a diferença ensinado conceitos básicos de atitudes solidária. É um comportamento que vai ser benéfico tanto para quem realiza a ação quanto para quem recebe.
“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso
 o mérito não está na ação e sim no hábito.”
 (Aristóteles)

Saber dividir e doar alguma coisa para alguém é tão difícil de ser observar atualmente. Então, seria interessante dar bons exemplos para os filhos, mostrando a eles como é legal ter atitudes proativas de solidariedade. Em muitos casos a criança precisa ser motivada a realizar uma ação de solidária. Provavelmente se uma criança perceber como é importante  ser solidário ela vai ser mais consciente e começará a praticar ações desde cedo que podem ajudar o próximo, consequentemente ela quando crescer continuará praticando atos de solidariedade. 
Os pais ou responsáveis pela garotada podem começar incentivando os pequenos a fazer doações de brinquedos, roupas, livros, revistas e alimentos. Para muita gente vai fazer uma grande diferença receber ajuda.  Comece estimulando seu filho desde pequeno, para que ele possa ser um multiplicador de boas ações. Não custa nada tentar!

Olha que vídeo interessante que achamos no YouTube
    
"Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa  que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade."
Cora Coralina


Alguns passos que estimulam a solidariedade  
 Para que o seu filho se torne um cidadão do bem, daqueles que auxiliam alguém a atravessar a rua, doam, emprestam, ele precisa ser motivado desde a infância.

Ensine a compartilhar
As crianças estão discutindo por um brinquedo? Simplesmente tire o delas e diga que você só o devolverá quando elas entenderem que devem brincar juntas ou aprender a emprestar.

Encoraje as iniciativas solidárias
Caso a escola esteja promovendo alguma ação solidária, estimule seu filho a participar. Os  pais  devem se informar sobre o projeto e verificar como podem colaborar efetivamente. Acima de tudo, mostre que devemos fazer o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca. 

 Não trabalhe pela criança
A sua não colaboração pode acontecer numa situação simples, como não ajudá-lo a arrumar a bagunça dos brinquedos. É importante que o pequeno entenda que cooperar com a mãe e o pai para manter a casa em ordem é ser solidário. Ensine que cada um deve dar o melhor de si para o outro e que quando a gente se ajuda todo mundo sai ganhando.

Evite comparações
Se você tem um filho solidário e o outro não, respeite o jeito de agir de cada um e trabalhe para mudar o cenário. Observe com atenção o cotidiano da criança menos solidária e, ao perceber qualquer atitude generosa dela, elogie e a faça entender que aquilo é solidariedade. Mostre o quanto à outra parte ficou feliz e o bem estar que ela própria acabou sentindo. Incentive a agir mais assim. 

Desenhos para criança

Em Busca do Vale Encantado
Em 1988  Steven Spielberg e George Lucas iniciaram a produção de um desenho animado direcionado à s crianças, mas que também pudesse agradar aos adultos. O desenho se chama Em Busca do Vale Encantado,  uma saga pré-histórica onde pequenos dinossauros abordam valores como tolerância, compreensão e respeito entre as diferentes espécies, sempre trazendo importantes mensagens de valorização da paz. Neste desenho, os valores familiares de solidariedade, dignidade e respeito aos mais velhos.   

Toy Story 4
O último filme da saga Toy Story  trata sobre a amizade verdadeira e a solidariedade. Woody, Booz, Jessie e os demais brinquedos da turma não estão dispostos a deixar ninguém para trás, mesmo que isso implique enfrentar perigos e fazer sacrifícios, renunciando ao individualismo.

_________________________________________
Fonte como base para nossa postagem: planetasustentavel.abril.com.br

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA