Uma visita ao Museu

19 maio 2015 | Postado por casinhadacys

Uma dica muito interessante encontramos pesquisando na internet sobre museus no Brasil e em outros países. Achamos várias sugestões de museus que podemos conhecer através de uma visita virtual. É uma ótima oportunidade para  conhecer um pouco da história da arte e da  cultural. Em vários países é muito comum passeio em museu com crianças. Então,  pode ser uma ótima dica mostrar ao seu filho uma grande viagem virtual para vislumbrar a cultura de vários países e também do Brasil. É uma forma interessante de educar e entreter  nossos filhos. 
Aproveitamos para indicar alguns lugares interessantes que você conhecer em nossa Região. Passeios incríveis nos espaços culturais que temos em Pernambuco.
Confira as sugestões interessantes de museus



Significado de Museu
“O museu é uma instituição com personalidade jurídica própria ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que apresenta as seguintes características:

I – o trabalho permanente com o patrimônio cultural, em suas diversas manifestações;
II – a presença de acervos e exposições colocados a serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;
III – a utilização do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social;
IV – a vocação para a comunicação, a exposição, a documentação, a investigação, a interpretação e a preservação de bens culturais em suas diversas manifestações;
V – a democratização do acesso, uso e produção de bens culturais para a promoção da dignidade da pessoa humana;
VI – a constituição de espaços democráticos e diversificados de relação e mediação cultural, sejam eles físicos ou virtuais.
Sendo assim, são considerados museus, independentemente de sua denominação, as instituições ou processos museológicos que apresentem as características acima indicadas e cumpram as funções museológicas.”
Fonte: museus.gov.br


Museus em Pernambuco


Fundação Joaquim Nabuco
Pertencente à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o Museu do Homem do Nordeste, criado em 1979, é um centro de referência cultural de toda a região. Através de seu acervo, de mais de 3.500 peças, o turista pode conhecer as heranças culturais do índio, do português e do africano, que tanto influenciaram na formação do povo brasileiro. O mais rico museu de antropologia cultural do Brasil conta ainda com materiais de construção dos mocambos dos séculos XVIII e XIX, brinquedos populares e objetos que faziam parte da produção do açúcar e da vida nas casas grandes e senzalas.
Informações: (81) 3073-6340 



Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)
Às margens do rio Capibaribe, um velho sobrado do século passado, onde funcionava a Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães, foi transformado no MAMAM. Foi graças a ele que o Recife entrou na rota das grandes mostras e exposições nacionais e internacionais. Além de seu acervo riquíssimo que inclui pinturas, esculturas, desenhos e cerâmicas, o MAMAM sempre está recebendo exposições de artistas brasileiros e internacionais.
Informações: (81) 3355.6870

Museu do Trem
A estação que teve seu projeto arquitetado por Herculano Ramos, foi inaugurada em 1888 e abriga o museu desde 1972. A visita ao museu nos remete de imediato a época das velhas ferrovias com suas potentes máquinas sob trilhos, grandes locomotivas em sua maioria vindas do exterior através de acordos realizados entre o governo imperial e os ingleses de grandes companhias como Western of Brazil Railway Company.
Informações: (81) 3224 4620

Museu do Estado
O Museu do Estado de Pernambuco, criado em 1929, reúne elementos do passado que se misturam harmonicamente com ambientes modernos e de novas tecnologias. Instalado em um palacete do século 19.

Informações:(81)3184-3170


Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco
Em visita a Pernambuco durante o século 19, o então imperador do Brasil, Dom Pedro II, impressionou-se com a riqueza histórica da ainda província e sugeriu que fosse aberto um espaço para a divulgação desse material. Como resultado foi fundado em 1862 o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, encarregado de manter viva a memória do estado.
Informações: (81) 3222.4952

Museu da Aeronáutica
Maquetes de antigos aviões dão o tom da exposição permanente, contando um pouco da história da aviação no Nordeste durante as décadas de 20 e 30 do século passado. O criador do Correio Aéreo Nacional, Eduardo Gomes, possui uma sala exclusiva dedicada a sua vida.
Informações:  (81)3461.7000

Museu da Imagem e do Som de Pernambuco - MISPE
O Museu da Imagem e do Som de Pernambuco, fundado em 13 de outubro de 1970, tem como principal objetivo documentar e divulgar, pelos modernos meios audiovisuais, a cultura pernambucana. Seu primeiro grande projeto realizado, foi o registro em áudio, de entrevistas com personalidades de várias áreas do Estado. O Mispe funciona hoje, em casarão do século passado, que faz parte do Corredor Cultural da Rua da Aurora.
Informações: (81) 3231.2716

Museu da cidade do Recife
O museu destaca-se por conter em seu acervo documentos iconográficos de extrema importância para preservação da história urbana e social do Recife. A memória cultural da capital pernambucana é representada através de cerca de 150 mil imagens e de peças provenientes de antigas residências e da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Martírios, já demolida; além de guardar um acervo cartográfico com 1.600 mapas do século XVII ao XX, e uma biblioteca especifica sobre a cidade do Recife. 
Informações: (81) 3224.8492

Museu de Ciências Naturais
Curiosidades científicas da fauna e da flora mundial ganham espaço no museu.
Esse museu encontra-se próximo ao Zoológico da cidade, que por si só também merece uma visita.
Informações: 3301.6519

Museu Militar do Forte do Brum
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial está relatada através de armas e fotos. O museu está localizado num dos mais importantes monumentos de Pernambuco, o Forte do Brum, que está perto de completar 400 anos.
Informações: (81) 3224.4620


Sinagoga Kahal Zur Israel
Grande parte da população européia que migrou para o Brasil durante o século 16, período em que Pernambuco viveu sobre forte influência e domínio holandês, era de origem judaica. A presença desse povo se tornou tão maciça no Recife que acabou sendo fundada, na antiga Rua dos Judeus, atual Rua do Bom Jesus, a primeira sinagoga das Américas.
Informações: (81) 3224.2128

Fonte de informações:
fundaj.gov.br
destinopernambuco.com.br


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA