Preparando o aniversário das crianças

20 maio 2015 | Postado por casinhadacys


O Planejamento é o primeiro passo para realizar uma festa. Procure dicas com profissionais e com pessoas que você conheça e já fizeram festas do mesmo tipo que você pensa em fazer. O ideal é começar com alguns meses de antecedência para ter mais tempo de procurar orçamentos de profissionais que trabalham com festa infantil e também para ter mais condições de procurar por serviços e profissionais com mais tempo. Peça ajuda para alguém da família ou amiga que você pode contar, vai ser bom ter alguém para dividir as tarefas e também para ajudar na escolha do que é necessário para fazer na festa. 
Escolhendo o tema da festa
Chegar a um consenso sobre o tema muitas vezes não é tarefa fácil. Agradar a todos nem sempre vai ser possível. Se a criança já for maior ela vai querer opinar e escolher um personagem que mais gosta ou algum tema que ela curta.  Então, é bom entrar em um acordo. No caso de mãe de menina é mais complicado, tem mãe que  vai querer fazer com tema que acredita ser o mais “bonitinho”. Caso seja uma criança pequena você pode fazer opção por temas mais suaves e neutros para combinar com a idade. Os temas de festa com personagens de desenhos ou séries de TV que são recente é bem mais complicado de encontrar material para decoração, principalmente se for uma cidade pequena. 

Escolher a data e hora da festa 
Muitas vezes não é possível fazer no mesmo dia que a criança nasceu, mas caso não consiga marcar para o mesmo dia não fique triste porque é muito comum acontecer. O jeito é marcar uma data próxima. Quanto ao horário da festa, se for em Casa de Festa normalmente eles já tem um horário determinado (não esquecer que tem horário para acabar e alguns cobram taxas por ultrapassar o horário).
Os aniversários durante a semana em Casas de Festa são mais baratos,  pode ser uma boa alternativa para quem não pode gastar muito e deseja fazer uma festa em um buffet infantil.  Em alguns lugares que realizam festa infantil no final de semana na parte da manhã pode ser mais acessível o preço.
O horário da festa também serve para se ter uma ideia do que vai ser servido na festa. O que você vai servir em uma festa próximo ao horário do almoço é diferente do que se tem para servir no final da tarde ou na parte da noite.
Se for marcar um horário para festa das crianças menores que tenha hábito de dormir em determinada hora do dia é bom prestar atenção, pois os amiguinhos também podem ter o mesmo costume. Melhor escolher um horário apropriado para idade da criança. 

Fazendo a lista de convidados 
Uma parte que muitas vezes é complicada porque pode gerar algumas “desavenças” nas famílias é a escolha dos convidados para festa. É muita gente querendo dar palpite sobre quem chamar para festa. Tem caso de avôs querendo convidar um parente ou uma vizinha, em muitos casos os pais do aniversariante  nem conhecem tais pessoas. Então, tome cuidado para não se deixar levar pela opinião das pessoas, cada convidado paga em um bufê (não esqueça!). Quando é  em casa  é mais tranquilo  e a agente acaba fazendo um improviso, agora se contratar Bufê eles cobram por pessoa.
Um ponto importante que pode influenciar na lista dos convidados é o orçamento da festa.  Faça uma lista com nomes da família e parentes e depois dos amigos, em seguida com calma você vai cortando algumas pessoas ou incluindo outras no lugar. Quando for entregar os convites não faça isso com muita antecedência, tão pouco em cima da data da festa. O mais indicado é começar a entregar com 20 dias de antecedência.

Estimativa da comida e bebida da festa
É importante saber a quantidade de comida se for você que vai fazer tudo, ou seja, se não vai contratar servido de bufê. Leve em conta o número de todos os  convidados: crianças e adultos. Caso seja contratado um bufê eles já têm ideia da quantidade comida e bebida para ser servida e oferecem um cardápio onde há uma algumas opções de salgados, doces e refeições para ser servida aos convidados. Festa em casa fica bem mais em conta o orçamento, agora o trabalho não fica em conta não. Você vai ter quer bater muita perna por ai para conseguir fazer tudo.
Quando for fazer uma festa sem contratar um bufê, não esqueça que o horário da festa é importante para saber se você vai querer servir um prato para os convidados, no caso um almoço ou jantar.   O bom de fazer em casa é colocar todo mundo para trabalhar. Quando os parentes colaboram fica tudo mais fácil. Delegue atividades para todos de forma organizada e também observando o que cada um gosta de fazer: decoração da festa, fazer compras, preparar a comida, distribuir convites, fazer lembrancinhas e outras coisas que sempre aparecem para serem feitas de última hora.  

Dica para ter uma base para o cálculo da comida e bebida
No caso da bebida alcoólica em casa de festa você tem que comprar para ser servida na festa. Particularmente não gosto de servir bebida alcoólica, entendo que festa infantil não deveria ser servida bebida alcoólica, mas fica ao seu critério servir ou não.
Por adulto:
 12 salgados;
 6 doces;
 5 copos pequenos de refrigerante.

Por criança:
5 salgados;
8 doces;
4 copos pequenos de refrigerante.


Festa animada com recreadores, brincadeira e brinquedos
Com certeza é  o que vai fazer a festa ficar mais divertida para crianças e até para os adultos quando tem brincadeiras. Quando for contratar um profissional é importante ter referência do trabalho dele.  Já fui em festa que fiquei com pena do recreador de tão desanimado. Alguns não demonstram qualquer habilidade com crianças.
Se for uma festa de criança pequena é bom observar o fato se ela tem medo de palhaços ou pessoas com fantasias, pois alguns recreadores usam fantasias com o tema da festa, podendo assustar crianças muito pequenas. Dessa forma, pode não ser uma boa dica para não deixar a festa estressante para crianças menores. O correto é trabalhar o medo da criança, mas pode ser feito com calma e em outro momento, para não atrapalhar um momento que tem de ser só de alegria. As brincadeiras devem ser realizadas para todas as idades. É comum as crianças menores não serem incluídas nas brincadeiras.
Em casas de festa já existem brinquedos, mas se for em outro lugar como no salão do prédio, observe o tamanho do espaço se tem capacidade para um teatro de fantoches, show infantil e brinquedos, como a piscina de bolinhas e cama elástica. Observe bem o espaço para não ficar muita coisa e assim não ter espaço para a diversão da garotada.

Lembrancinhas da festa

É um momento importante na festa a distribuição das lembrancinhas que cada ano vem surgindo ideias muito boas. Portanto, é bom caprichar na escolha. Hoje em dia é comum entregar para as mamães um mimo também, elas são diferentes das oferecidas as crianças. Quem tem criatividade pode até tentar fazer as lembrancinhas, fica até mais interessante como forma de agradecimento aos convidados por terem participado da festa.
Um detalhe importante é fazer um número suficiente que atenda a demanda dos presentes na festa, como também guardar algumas para convidados que não foram à festa e que depois enviam presentes ao aniversariante. É uma gentileza mandar a lembrancinha para quem mandou o presente, mesmo não tendo ido ao aniversário. Normalmente a lembrancinha tem o apenas bombom, mas hoje muitas mamães estão usando outros “recheios” mais educativos, cheirosos e divertidos. 
Pode se usar como lembrancinha:  kit de sabonetes e perfumes com toalhinha em uma bolsinha; lápis e bloquinho para pintar; livrinhos de história, mini travesseiros com tema da festa. Para as mamães as eco bags são bem interessantes e sandálias.


Algumas dicas de animação e brincadeiras que podem ser realizadas na festa
Contador de histórias; mágicos; maquiagem; caricaturista; oficina de artes e pintura; discoteca infantil;  pintura artística e tatuagens temporárias; escultura em balões; brinquedos  como: pula-pula, escorrega, jogos eletrônicos; malabaristas; Videokê e teatrinho de fantoches.

Foto e filmagem
Se você tem um orçamento mais folgado pode contratar pessoas para fazer estes serviços, mas se tiver alguém na família ou amigo disposto a fazer todo o trabalho de tirar fotos e filmar o aniversário pode ser uma boa dica para economizar. Assim, você não deixa de ter o registro de um momento especial.

Roupa da criança 
Muitas mamães gostam da ideia de fantasiar seus filhos com o tema da festa. É uma dica legal, mas observe se a criança não tem alergia ao material usado na confecção da fantasia, como também se a roupa é confortável (principalmente se for uma criança pequena). É bom ter também, no mínimo, duas roupas, assim você poderá trocar se preferir ou se acontecer algum imprevisto com a roupa oficial da festa. Em alguns casos a criança troca a roupa na hora do Parabéns para fazer um efeito visual ainda mais bonito. 

Aniversário na escolinha
Se o aniversário for na escola é muito provável que seja um aniversário coletivo, algumas escolas costuma fazer no final de cada mês com todos os  aniversariantes do mês e assim tudo é dividido entre as famílias. 
O aniversário dos filhos é sempre um grande evento importante para uma mãe, mesmo sendo para poucos convidados ou até em casa.
Quando feito com amor e carinho por todos os envolvidos na história tudo fica inesquecível e divertido. Então, vamos botar a mão na massa e seguir porque em breve já tem outra festa para elaborar.  Use sua criatividade e boa sorte!

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA