Mundo Sustentável

02 julho 2012 | Postado por Casinha da Cys














" Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)

Nesse espaço vamos mostrar como é bom ensinar nossos filhos a importância de ter uma consciência ecológica e um bom começo para esse caminho é incentivando a preservação do ambiente que vivemos para podermos ter um um mundo melhor. 





Dicas de atitudes que podem ajudar o melhorar o planeta sendo um ser sustentável

O meio ambiente apresenta situações críticas em todas as regiões do planeta e mudar essa situação depende de todos. Embora o objetivo seja grande, ele pode ser alcançado se cada indivíduo contribuir, adotando atitudes simples em seu dia a dia.
Ser sustentável requer uma profunda mudança comportamental, que pode ser iniciada, por exemplo, com pequenos cuidados quanto ao consumo de água, um dos bens mais importantes do planeta, que pode se tornar escasso nos próximos anos.
Se você deseja realmente aderir às causas do desenvolvimento sustentável, pode começar adquirindo produtos de empresas sustentáveis. Esses produtos vêm colaborando muito com a tentativa de trazer equilíbrio ao meio ambiente. Mas como saber se a empresa que comercializa o que consumimos realmente utiliza meios ecologicamente corretos para sua produção?
O assunto desenvolvimento sustentável tem se tornado alvo da mídia e de muitos adeptos à preservação ambiental, o que faz com que algumas empresas ajam de má-fé utilizando slogans de sustentabilidade, propagandeando seus cuidados com o meio ambiente e a qualidade de seus produtos sem colocar em prática o que dizem, a fim de aparentar responsabilidade ecológica e social.
Para termos a certeza de que os produtos adquiridos realmente provêm de uma fonte sustentável, devemos procurar nas embalagens os selos que certificam o uso de materiais reciclados. Além disso, podemos procurar nos sites referentes às empresas seus métodos de fabricação e quais materiais foram utilizados para sua produção.
A verificação da credibilidade do produto não é a única questão a ser averiguada para se ter certeza de que a empresa é sustentável. Deve-se também conhecer a história da empresa, como ela foi fundada, em que condições ambientais seu espaço físico foi estruturado, de onde e como retiram as matérias-primas utilizadas, que destino dão ao seu lixo produzido, quais as técnicas utilizadas nas produções, que tipo de energia utilizam, que cuidados tomam com as emissões de gases dos processos de fabricação entre outras atitudes sustentáveis.
Ter a certeza de que o produto que consumimos é sustentável nos coloca na batalha pelo bem-estar do meio ambiente, incentiva a população a consumi-los e as empresas a continuar a produzi-los cada vez mais, mantendo a mesma linha de conduta. Esses produtos são uma forma de reduzir os impactos ambientais causados pela má utilização das matérias-primas e o descaso com a produção do lixo e o destino que será dado a ele.
Reduzindo esses impactos temos uma natureza mais sadia com ares e águas mais limpas além de prorrogar o tempo de duração de recursos naturais até pouco tempo considerados inesgotáveis e hoje encontrados em risco que são essenciais à nossa vida.

Transforme seu Lar em uma Casa Ecologicamente Correta
Os cuidados com o ecossistema não são exclusividade das esferas políticas ou de Organizações Não Governamentais, mas um dever com o qual toda a sociedade deve se comprometer. Cada indivíduo pode contribuir com a preservação do planeta, adotando hábitos mais sustentáveis como reciclar materiais e reaproveitar a água.
O cidadão consciente compreende que pode começar a fazer sua parte com ações simples, implantadas em seu próprio lar, transformando-o em uma casa ecologicamente correta. Essas mudanças de hábitos requerem pouco esforço e proporcionam excelentes resultados para a natureza.
A primeira de uma série de atitudes que podem ser adotadas em sua casa está relacionada com a economia de água. Este é um recurso abundante em nosso planeta, mas as reservas de água potável, aquela que pode ser consumida, são bastante limitadas. Fechar a torneira para escovar os dentes, reduzir o tempo no banho, utilizar lavagem a seco para o carro e incentivar o reaproveitamento da água da lavadora de roupas são algumas dicas para quem deseja atingir esse objetivo.
Outra sugestão é realizar a limpeza da casa com produtos biodegradáveis ou que provocam menores impactos ao meio ambiente. Convém ter cuidado também com os aerossóis, muitos ainda empregam o CFC, um gás nocivo à camada de ozônio.
A destinação correta do lixo é outro aspecto positivo para quem deseja adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia. Plásticos, papéis e metais podem ser reutilizados após passarem pelo processo de reciclagem, por isso, é importante que eles sejam separados do lixo úmido (orgânico) e entregues à coleta seletiva da cidade. Pilhas e baterias também não devem ser dispostas no lixo comum, mas sim entregues em postos de coleta. A mesma regra se aplica às lâmpadas fluorescentes, já que elas possuem mercúrio, um metal pesado capaz de contaminar o solo e o lençol freático.

Fonte:www.atitudessustentaveis.com.br


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA