Mulher e Saúde

19 julho 2012 | Postado por casinhadacys


SAÚDE DA MULHER 
EM PERNAMBUCO


Vinculada à Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher tem a missão de desenvolver, promover, coordenar, avaliar e definir as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Estado de Pernambuco.
A Gerência também é responsável pelo desenvolvimento de programas voltados para o enfrentamento de agravos que atingem a população feminina, incluindo as questões de gênero e direitos reprodutivos, violência contra a mulher e prevenção do câncer de colo do útero. Confira abaixo os principais programas desenvolvidos pela Gerência de Saúde da Mulher:


Programa de controle do Câncer de Colo do Útero e Mama 
O Programa visa combater a incidência do câncer de colo do útero e mama entre as mulheres pernambucanas. Para isso, atua com ações de prevenção entre a população feminina e trabalha para aumentar a oferta de serviços para a detecção das doenças nos estágios iniciais, auxiliando o tratamento e a reabilitação das mulheres.

Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento
A humanização do pré-natal e do parto é uma das diretrizes do programa, que busca implantar um acompanhamento especializado para as gestantes, desde o início da gestação até o período puerperal (42 dias após o parto). Para isso, incentiva os municípios a realizar o cadastramento precoce das gestantes e qualifica os profissionais da Atenção Primária.

Programa de Assistência Hospitalar à Gestação de Alto Risco e Mortalidade Materna
Com o objetivo de reduzir a mortalidade materna em Pernambuco, o programa atua, prioritariamente, na implantação e monitoramento dos comitês regionais de investigação ao óbito de mulheres em idade fértil. O objetivo é descobrir as principais causas do óbito materno, buscando meios de enfrentar o problema.

Programa de Planejamento Reprodutivo
O programa tem como objetivo promover o acesso da população feminina e masculina às ações de planejamento reprodutivo. Também é responsável pela elaboração e formulação da Política Estadual de Atenção e planejamento Reprodutivo, da organização da rede assistencial, incluindo a formalização dos sistemas de referência e contra referência.

Programa de Assistência à Mulher em Situação de Violência
Com o objetivo de reduzir as repercussões físicas, psicológicas e sociais na mulher vítima de violência, o Programa atua na descentralização da assistência e na articulação e integração de uma rede estadual de enfrentamento à violência. O objetivo é aumentar a eficiência da rede de atenção às vítimas, reduzindo a desigualdade de acesso da mulher em situação de violência à rede de saúde.

Programa Estadual de Parteiras Tradicionais
Implementando ações voltadas para a melhoria da assistência ao parto domiciliar, o Programa contribui para o controle e redução da morbimortalidade materna e neonatal, decorrente do parto. Assim, garante assistência ao parto domiciliar de forma segura e humanizada, diminuindo os riscos e sequela nas gestantes, recém-nascidos e puérperes (42 dias de vida).
O programa também mantém um processo de educação continuada às parteiras tradicionais, promovendo capacitações e oferecendo um kit de material para o parto domiciliar.






0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA